Brasil enfrentará República Checa e Espanha na fase classificatória da Billie Jean King Cup

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A equipe brasileira na Billie Jean King Cup terá dois desafios pela frente na fase classificatória, a ser disputada entre os dias 7 e 13 de abril, na República Checa. Sorteio realizado nesta quinta-feira, em Londres, colocou o país-sede e também a Espanha, dois times tradicionais da competição, no mesmo Grupo B, do Brasil.

Os dois futuros rivais do time brasileiro têm tradição e títulos na história da competição, a versão feminina da Copa Davis. A República Checa é a segunda maior vencedora da história, atrás apenas dos Estados Unidos, com 18 taças. As checas acumularam 11, incluindo as conquistas da então Checoslováquia. E levaram seis das últimas nove edições do torneio.

A Espanha é a quinta maior vencedora, com cinco troféus, todos conquistados na década de 90. As espanholas também se destacaram nos anos 2000, com quatro finais neste século. Atualmente, o país tem apenas uma tenista no Top 20 do ranking, Paula Badosa, enquanto as checas têm duas. O Brasil é representado nesta lista restrita por tem Beatriz Haddad Maia, 17ª do mundo.

A Billie Jean King Cup conta com novo formato nesta temporada, num período de transição para se alinhar à Copa Davis ao longo deste ano. Por isso, a fase classificatória terá seis grupos, de três times cada. A primeira colocada de cada chuva se junta à atual campeã Itália e à anfitriã China para a Fase Final, a ser disputada em Shenzhen, em novembro.

"Estamos em um grupo com dois países de muita tradição e com jogadoras vivendo bons momentos em suas carreiras, mas acredito muito na identidade que temos construído como equipe na competição, o que nos credencia para brigar muito por essa vaga no Grupo Mundial", afirmou o capitão do time brasileiro, Luiz Peniza.

Confira abaixo todos os grupos da fase classificatória:

GRUPO A: Canadá, Romênia e Japão*

GRUPO B: República* Checa, Espanha e Brasil

GRUPO C: Eslováquia*, EUA e Dinamarca

GRUPO D: Austrália*, Casaquistão e Colômbia

GRUPO E: Polônia*, Suíça e Ucrânia

GRUPO F: Grã-Bretanha*, Alemanha e Holanda

* país-sede de cada grupo

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.