Multimedalhista olímpica, Mayra Aguiar anuncia aposentadoria do judô aos 33 anos

Esporte
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Maior medalhista olímpica e mundial da história do judô brasileiro, a gaúcha Mayra Aguiar se aposentará das competições da modalidade. O anúncio veio por meio das redes sociais da atleta. A judoca de 33 anos já havia dado indícios de que deixaria o esporte de alto rendimento após sofrer uma derrota em sua luta de estreia nos Jogos Olímpicos de Paris.

Dona de três bronzes olímpicos, Mayra é a segunda mulher brasileira com mais medalhas em uma modalidade individual em Jogos. A judoca fica atrás somente da ginasta Rebeca Andrade, que tem cinco. É dela também o recorde de campeonatos mundiais no judô do País: é a única, entre homens e mulheres, a ser campeã três vezes.

Participante de Jogos Olímpicos desde 2008, quando tinha somente 15 anos, Mayra lutou em todas as edições do torneio até 2024, em Paris. Derrotada em seu primeiro confronto na capital francesa, a atleta colocou em xeque sua presença em um próximo ciclo olímpico. Na ocasião, a judoca alegou que seu corpo havia chegado ao limite. É a mesma justificativa que usou nesta quinta para divulgar sua aposentadoria.

"Venho aqui informar que estou encerrando oficialmente minha carreira esportiva em alto rendimento. Fui até onde meu corpo permitiu e, mesmo quando ele não permitia mais, forcei ainda mais alguns anos, porque sou teimosa", escreveu a multimedalhista.

Mayra passou por um longo histórico de cirurgias durante sua carreira. No total, foram oito operações, conforme contou em agosto, para corrigir lesões adquiridas no esporte. Uma das mais graves aconteceu meses antes dos Jogos de Tóquio, quando lesionou o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. Ainda assim, recuperou-se a tempo de conquistar outro bronze e se tornar, à época, a atleta feminina com mais medalhas olímpicas no Brasil.

Em 2024, para chegar em Paris bem fisicamente, optou por evitar torneios durante o ano. Com isso, caiu no ranking mundial e foi obrigada a enfrentar a melhor colocada no seu primeiro combate. Logo antes da pausa, porém, tornou-se a primeira brasileira a vencer o Grand Slam de Tóquio, um dos campeonatos mais tradicionais do judô, provando sua dominância na modalidade.

"O judô moldou minha vida, meus valores, minhas amizades e minha visão de mundo. Serei eternamente grata por tudo o que vivi dentro e fora dos tatames", disse ainda no anúncio. Mayra agradeceu a seus familiares, treinadores, colegas de treino, imprensa e torcedores pelo auxílio durante a trajetória no esporte.

"Termino este texto com lágrimas nos olhos e feliz por elas escorrerem, porque me dão a certeza de que vou levar para sempre estes momentos e estas pessoas com muito amor no coração", encerrou. Mayra Aguiar não informou se continuará no esporte como treinadora como já fizeram outras medalhistas aposentadas, como Sarah Menezes.

Em outra categoria

O ovo, por muitos anos cercado de mitos e polêmicas, voltou com força total às mesas e às recomendações nutricionais — agora reconhecido como um verdadeiro superalimento. Rico em proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais essenciais, ele se destaca como uma opção nutritiva, acessível e versátil para todas as idades.

Nutrição Completa em Uma Casca

O grande destaque do ovo é seu valor nutricional. A clara é fonte pura de proteína (albumina), enquanto a gema concentra nutrientes como:

  • Vitaminas A, D, E e do complexo B, incluindo a B12, essencial para o sistema nervoso;
  • Colina, substância importante para a memória e o desenvolvimento cerebral;
  • Luteína e zeaxantina, antioxidantes que protegem a saúde dos olhos;
  • Ferro, fósforo e zinco, fundamentais para o sistema imunológico e a formação de células sanguíneas.

Fonte de Proteína de Alto Valor Biológico

Um único ovo fornece cerca de 6 gramas de proteína, com todos os aminoácidos essenciais — tornando-o ideal para quem busca ganho de massa muscular, saciedade e reparo celular. É por isso que o ovo é presença constante em dietas esportivas e de emagrecimento.

Benefícios Para o Coração (Sim, Para o Coração!)

Durante décadas, o ovo foi injustamente acusado de elevar o colesterol. Hoje, estudos demonstram que seu consumo moderado não está associado a riscos cardíacos em pessoas saudáveis. Na verdade, a colina e os antioxidantes da gema contribuem para a saúde cardiovascular.

Versatilidade e Acessibilidade

Cozido, mexido, poché, frito com moderação ou até em receitas doces e salgadas, o ovo é um ingrediente-chave na culinária mundial. Além disso, tem um ótimo custo-benefício, sendo uma alternativa acessível a outras fontes de proteína animal.

Quem Deve Ter Moderação?

Apesar dos benefícios, pessoas com hipercolesterolemia familiar ou histórico cardiovascular devem seguir orientação médica individualizada quanto ao consumo. O ideal é balancear a dieta como um todo, considerando outros fatores como sedentarismo e ingestão de gorduras saturadas.


O ovo é um alimento completo, prático e nutritivo, que pode fazer parte de uma dieta equilibrada sem culpa. Incorporá-lo regularmente às refeições é uma forma inteligente e saborosa de cuidar da saúde.

Se desejar, posso adaptar essa matéria para redes sociais, incluir sugestões de receitas ou transformá-la em um infográfico.