Mercado reduz previsão de inflação para 2025 e mantém projeção do PIB estável, mostra Banco Central

Economia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O mercado financeiro voltou a revisar para baixo a previsão da inflação para 2025, conforme dados do Boletim Focus divulgados pelo Banco Central nesta quinta-feira (1º). A nova estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é de 5,07%, ante 5,09% na semana anterior. Já para 2026, a expectativa também cedeu ligeiramente, passando de 4,44% para 4,43%.

Essa é a quarta queda consecutiva nas projeções inflacionárias, indicando maior confiança do mercado na condução da política monetária e no controle dos preços. Ainda assim, a taxa projetada para 2025 continua acima do centro da meta de inflação, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo.

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), a previsão de crescimento para 2025 se mantém em 2,23% há várias semanas, mostrando estabilidade nas expectativas de expansão econômica. A estimativa para 2026 também não sofreu alterações e segue em 1,88%.

As previsões são resultado de consulta semanal a mais de 100 instituições financeiras e servem como referência para decisões de política econômica do governo e do Banco Central. A continuidade do recuo da inflação pode abrir espaço para cortes na taxa básica de juros, o que beneficiaria o crédito, os investimentos e o consumo.