Aviação civil no Brasil cresce 10% no 1º semestre de 2025 e movimenta mais de 61 milhões de passageiros

Economia
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A aviação civil brasileira registrou crescimento expressivo no primeiro semestre de 2025, com 61,8 milhões de passageiros transportados — um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da ANAC e do Ministério de Portos e Aeroportos. O resultado reforça a recuperação do setor aéreo nacional após os impactos da pandemia e impulsiona o turismo interno e internacional.

Do total de passageiros, 40 milhões voaram em rotas domésticas, enquanto os voos internacionais somaram 13,8 milhões de embarques. Além disso, os aeroportos brasileiros receberam 3,1 milhões de turistas, movimentando a economia de diversas regiões do país.

Os aeroportos que mais se destacaram no período foram o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com 22 milhões de passageiros e alta de 8%; o Galeão (RJ), com 8,2 milhões e crescimento de 26%; e Confins (MG), que transportou 6,2 milhões de passageiros, registrando aumento de 15%. Os dados mostram que os principais hubs brasileiros vêm retomando sua capacidade plena, com resultados consistentes de crescimento.

Especialistas apontam que o aumento na demanda por voos é reflexo da recuperação econômica, da ampliação de rotas e da maior competitividade entre companhias aéreas. O cenário também demonstra maior confiança dos brasileiros em viajar e deve continuar aquecido no segundo semestre, especialmente com a chegada das férias e festas de fim de ano.