Conheça 'O Salário do Medo': filme em alta da Netflix recria premiado clássico francês

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A Netflix, assim como toda indústria do entretenimento, é entusiasta das refilmagens e não deixa passar a oportunidade de contar uma história antiga para novas audiências. A mais recente aposta da plataforma nesse nicho é O Salário do Medo, remake do filme de 1953, um clássico francês. Em três semanas, a produção alcançou 5,8 milhões de visualizações globalmente, de acordo com dados da própria empresa computados até 14 de abril.

O longa original foi adaptado pelo cineasta Henri-Georges Clouzot a partir do romance homônimo de Georges Arnaud, publicado em 1950. Na época, faturou prêmios importantes do cinema: o Urso de Ouro no Festival de Berlim, a Palma de Ouro no Festival de Cannes, e o BAFTA de melhor filme.

Na trama, quatro europeus desafortunado são contratados por uma petrolífera americana para transportar um material explosivo, necessário para extinguir um incêndio em um poço localizado em uma região pobre, em algum país não especificado da América Latina. O caminho até lá é por estradas de terra nas montanhas, e a missão parece impossível.

A versão do também francês Julien Leclercq - um expert em produções de ação - com a Netflix parte da mesma premissa. Um grupo de estrategistas (incluindo um homem com passado criminal e uma mulher com experiência no transporte de vacinas) precisam levar dois caminhões com nitroglicerina até uma área de refugiados em 24 horas, passando por um deserto cheio de ameaças letais. Minas explosivas e rebeldes armados são os obstáculos para conquistar uma recompensa milionária. O elenco conta com Franck Gastambide, Alban Lenoir, Ana Giradot e Sofiane Zermani.

Atualizar a história para o público atual significou, para Leclercq, criar novos personagens com motivações próprias e, principalmente, papéis femininos.

Enquanto o filme original é saudado como uma das grandes criações do cinema moderno, alçado ao posto de clássico, o remake da Netflix não recebeu muita atenção da crítica especializada. Pela temática acelerada e ambientação desértica, foi comparado às franquias Velozes e Furiosos e Mad Max. Mas nem trabalhando com cores e efeitos especiais conseguiu chegar ao patamar de O Salário do Medo de 1953: faltaram a carga emotiva e a ambiguidade moral que são essência da trama.

O filme já havia ganhado uma refilmagem no final dos anos 1970: o americano O Comboio do Medo, de William Friedkin, que foi um fracasso de bilheteria.

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O grupo de 133 cardeais começa nesta quarta-feira, 7, na Capela Sistina, no Vaticano, a série de reuniões fechadas para definir quem será o novo papa. Os ritos foram abertos com a missa Pro eligendo Pontifice, na Basílica de São Pedro.

Os cardeais saíram da Casa Santa Marta rumo ao Palácio Apostólico para o início do conclave. Pouco depois das 11h40, todos eles já estavam no interior da Capela Sistina.

A fumaça com o resultado desse primeiro turno que elegerá o próximo papa ocorrerá por volta das 14h (de Brasília) nesta quarta-feira.

As fumaças devem ocorrer nos seguintes horários:

- 5h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca, ou seja, se o novo papa tiver sido escolhido;

- 7h (Horário de Brasília);

- 12h30 (Horário de Brasília) - somente se for branca;

- 14h (Horário de Brasília);

São previstas duas fumaças por dia (7h e 14h), mas em caso de resultado positivo, a fumaça será antecipada, e deve sair 5h30, durante as votações da manhã, ou 12h30, nas votações da tarde.

Se depois do terceiro dia de conclave a igreja ainda estiver sem papa, será feita uma pausa de 24 horas para orações.

A votação deve durar ao menos três dias. A partir de quinta-feira, 8, serão realizadas quatro votações por dia, duas pela manhã e duas à tarde.

Em depoimento à polícia, um agente de segurança da estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, relatou os momentos de pânico e desespero durante o acidente que provocou a morte de um passageiro.

Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno, de 35 anos, morreu na manhã desta terça-feira, 6, após ficar preso entre a porta de plataforma e o trem.

No relato, o segurança afirma que correu até a plataforma após um usuário gritar "tiro, tiro". "Imediatamente se dirigiram ao local, onde avistaram a vítima, posteriormente identificada como Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, com seu corpo paralelo e junto à linha férrea, de bruços", consta no boletim de ocorrência.

O agente disse que auxiliou o afastamento dos demais passageiros, enquanto outros integrantes da equipe acessaram a via. Lourivaldo sofreu ferimentos no crânio e morreu no local.

Aos investigadores, o segurança afirmou que havia aviso sonoro e luminoso, mensagem por alto falantes, faixa amarela de sinalização de segurança, e sensores de movimento nas portas do vagão.

Segundo a polícia, a concessionária entregou as imagens feitas por câmeras da estação. Entretanto, o vídeo não tem som, mostra apenas o corredor da plataforma e o tumulto dos passageiros.

Foi realizada uma perícia para averiguar se o equipamento tem avisos sonoros e visuais e se eles estavam funcionando.

Até a manhã desta quarta-feira, 7, pai e da prima da vítima, além de dois funcionários da ViaMobilidade, já tinham prestado depoimento.

Quem era o passageiro

Morador da cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno era casado e tinha três filhos.

O pai, Lourivaldo dos Santos, disse que o rapaz trabalhava como repositor e estudava Educação Física. "Ele dava aulas (de natação) na escola, para o pessoal da empresa", disse em entrevista à imprensa, após prestar depoimento à polícia.

Nas redes sociais, Lourivaldo Nepomuceno dizia estar no 7.° semestre de Bacharelado de Educação Física, e que tinha experiência de trabalho em uma academia de Taboão da Serra. Ele publicava alguns vídeos mostrando a sua iniciação na corrida e dava dicas para os seguidores.

Nas suas plataformas, alguns usuários lamentaram a morte do estudante. "Que tristeza! Que Deus conforte o coração de todos os familiares", disse uma usuária.

"Meus sentimentos à família, descanse em paz guerreiro. Seria meu futuro companheiro de profissão", escreveu outro usuário, que se apresenta como personal trainer.

A Polícia Civil investiga a morte do passageiro Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno, de 35 anos, na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, após ele ficar preso entre a porta da plataforma e o trem.

De acordo com a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, a ocorrência foi registrada por volta das 8h desta terça0feira, dia 6.

O passageiro morreu após ficar preso entre a porta da plataforma e o trem. Segundo a equipe de segurança da estação, a vítima foi encontrada caída junto aos trilhos com ferimento na cabeça e sem sinais vitais.

A vítima foi identificada como Lourivaldo Ferreira da Silva Nepomuceno. Morador da cidade de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, ele era casado e tinha três filhos.

O pai, Lourivaldo dos Santos, disse que o rapaz trabalhava como repositor e estudava Educação Física. "Ele dava aulas (de natação) na escola, para o pessoal da empresa", disse em entrevista à imprensa, após prestar depoimento à polícia.

Como estão as investigações?

O caso foi registrado como morte suspeita na Delegacia do Metropolitano (Delpom), que requisitou perícia e aguarda os laudos solicitados para análise.

Segundo a polícia, a concessionária entregou as imagens feitas por câmeras da estação. Entretanto, o vídeo não tem som, mostra apenas o corredor da plataforma e o tumulto dos passageiros. Uma perícia será feita para averiguar se o equipamento tem avisos sonoros e visuais e se eles estavam funcionando.

O corpo da vítima já passou pelos exames pertinentes no Instituto Médico-Legal (IML), que liberou a declaração de óbito para os familiares.

O que disse a concessionária?

A ViaMobilidade, empresa que opera a Linha 5-Lilás, afirmou que presta apoio aos familiares e que vai intensificar as medidas de segurança.

A concessionária também disse lamentar "profundamente a morte de um passageiro", mas afirmou que ele tentou entrar no vagão "mesmo após todos os avisos visuais e sonoros" e que, por isso, "acabou ficando retido no espaço entre as portas do trem e da plataforma".

A empresa informou ainda no comunicado que vai intensificar os avisos sonoros e a comunicação visual nos trens e estações com recomendações de segurança.

Como funcionam as portas de plataforma?

A Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em todas as suas estações desde 2022. A Linha 4- Amarela, também operada pela ViaMobilidade, usa o mesmo sistema de segurança, assim como a Linha 15-Prata (monotrilho).

As portas funcionam com um sistema chamado Plataform Screen Door (PSD), que evita a queda de passageiros ou objetos no lado da via através da instalação de paredes fixas e portas automáticas entre a plataforma e a via. As PSD são sincronizadas com a abertura e fechamento das portas do trem.

Equipamento semelhante também está presente em estações da Linha 4-Amarela, 2-Verde e em processo de instalação na Linha 3-Vermelha.