'Paraíso Tropical': relembre os persangens e a trama da novela que retorna à Globo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A novela Paraíso Tropical, sucesso no início dos anos 2000, retorna à TV Globo a partir desta segunda-feira, 27. Exibido originalmente em 2007, o folhetim será retransmitido pela primeira vez no Vale a Pena Ver de Novo.

Paraíso Tropical contou com nomes de peso da teledramaturgia brasileira, como Fábio Assunção, Vera Holtz e Tony Ramos. A trama, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, foi ambientada em Copacabana e trouxe discussões sobre cobiça e ética.

Alguns personagens ficaram marcados no imaginário das novelas brasileiras, como as gêmeas Paula e Taís, interpretadas por Alessandra Negrini, e o casal Olavo e Bebel, vivido por Wagner Moura e Camila Pitanga.

Inicialmente, a trama se passa na cidade fictícia de Marapuã, na Bahia, e acompanha Amélia e Paula. Paula se vê em um embate com o empresário Daniel, que expressa desejo de construir um resort no terreno do bordel da mãe, o mais famoso da região. Os dois, porém, passam a viver uma história de amor após sofrerem um acidente em alto-mar.

A novela também imortalizou outros grandes artistas. Nomes como Yoná Magalhães e Daisy Lúcidi deram vida a personagens do clássico folhetim, mas já não estão mais entre nós.

Yoná Magalhães

Yoná Magalhães, que interpretou a personagem Virgínia em Paraíso Tropical, morreu aos 80 anos em 2015 por complicações cardíacas. Além do trabalho na novela e de inúmeros outros clássicos da televisão brasileira, Yoná foi uma das estrelas do Cinema Novo ao protagonizar a obra-prima de Glauber Rocha, Deus e o Diabo na Terra do Sol, de 1964.

Daisy Lúcidi

Daisy Lúcidi, que viveu a personagem Iracema na trama, foi uma das vítimas da covid-19 no auge da pandemia. Ela morreu aos 90 anos em maio de 2020 após sofrer complicações da doença. Além de Paraíso Tropical, Daisy fez parte do elenco de novelas como Bravo!, de Janete Clair e Gilberto Braga, e Passione, de Sílvio de Abreu.

Hugo Carvana

Hugo Carvana, que interpretou Belisário, além de ator, também era um grande cineasta. Ele morreu em 2014, aos 77 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. Ao todo, Carvana produziu nove filmes. À época da morte, ele foi homenageado no Festival Internacional de Cinema do Rio com uma sessão de gala do clássico Vai Trabalhar, Vagabundo em cópia restaurada. O longa rendeu o Kikito de Ouro de Melhor Filme no Festival de Gramado ao diretor.

Nildo Parente

Nildo Parente, que viveu Pacífico na novela, morreu em 2011, aos 74 anos. O ator chegou a ficar internado por dois meses em um hospital no centro do Rio de Janeiro após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Ele colecionou uma longa série de atuações no cinema, fazendo parte do elenco de Memórias do Cárcere, de 1984, e O Beijo da Mulher Aranha, de 1985. Em novelas, Parente também atuou em Quatro por Quatro, de 1995, e América, de 2005.

Em outra categoria

Uma idosa de 85 anos foi encontrada morta dentro do elevador de uma casa de repouso na zona leste de São Paulo. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso ocorreu na tarde de sexta, 2, na Rua Torres Florêncio e Rielli, na zona leste da capital paulista. A reportagem tenta contato com o estabelecimento.

A vítima foi encontrada dentro de um elevador e teve o óbito constatado no local pelo Corpo de Bombeiros.

De acordo com a pasta, o advogado da clínica apresentou à autoridade policial a documentação de funcionamento e os comprovantes de manutenção do elevador, que estão sob análise.

Exames foram requisitados ao Instituto de Criminalística (IC) e ao Instituto Médico Legal (IML) para auxiliar nas investigações. O caso foi registrado como homicídio culposo no 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela).

Duas irmãs conhecidas como influenciadoras nas redes sociais foram mortas a tiros, na noite de quinta-feira, dia 1º, em Fortaleza, capital do Ceará. Maria Beatriz dos Santos, de 20 anos, e Bianca dos Santos, de 15, foram atingidas por disparos durante um ataque da facção criminosa Comando Vermelho (CV) a um grupo rival, no bairro Barra do Ceará.

Bianca estava grávida de dois meses. Houve represália e outras cinco pessoas ficaram feridas.

As irmãs se tornaram populares produzindo e divulgando vídeos curtos em plataformas como Kwai e TikTok, mostrando a rotina da vida na periferia. Elas também divulgavam jogos de azar, como o jogo do Tigrinho.

Nesta sexta-feira, 2, o influenciador Antônio Victor Araújo Ferreira, de 18 anos, o "Moskou", que namorava Bianca, foi preso, suspeito de participar do revide à morte da namorada. Em sua rede social, ele negou qualquer envolvimento na ação.

A reportagem não consegui contato com a defesa de "Moskou".

No Kwai, Bianca tinha cerca de 1,4 milhão de seguidores, enquanto Maria Beatriz estava próxima de 900 mil. As duas costumavam publicar vídeos em sequência, como mini-novelas, atuando também como personagens de cenas fictícias.

Como o crime ocorreu

Bianca e Beatriz estavam com um grupo na orla de Fortaleza, no local conhecido como Vila do Mar, quando os suspeitos do ataque sugiram pelo mar, em uma moto aquática e em um barco. Eles fizeram vários disparos em direção ao grupo.

Beatriz morreu no local. Bianca foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cristo Redentor, mas não resistiu aos ferimentos.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informou que equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram acionadas para atender à ocorrência. Os criminosos já haviam fugido pelo mar.

A Perícia Forense também esteve no local e recolheu evidências que devem auxiliar nas investigações, que serão conduzidas pela 8ª Delegacia do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Fortaleza.

Segundo a polícia, o primeiro confronto que resultou na morte das irmãs teria ocorrido durante um ataque de integrante do Comando Vermelho a membros da facção Guardiões do Estado (GDE).

"Moskou" seria o alvo da ação, pois usaria suas redes sociais para fazer "propaganda" da Guardiões. Horas depois desse tiroteio, um novo confronto aconteceu como revide ao ataque, deixando outras cinco pessoas feridas.

As vítimas, três delas em estado grave, foram encaminhadas para unidades médicas. A tentativa de chacina aconteceu em um campo de futebol, próximo ao local do primeiro ataque.

A SSP-CE informou que a 7º Distrito Policial realiza investigações para elucidar o segundo caso. Até o momento, duas pessoas suspeitas de envolvimento nessa ação foram presas.

Este final de semana deve ser marcado por chuvas fortes no nordeste do Estado da Bahia e em Sergipe, causadas pela circulação marítima e uma frente fria já afastada, no oceano, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Neste final de semana os maiores volumes devem ocorrer entre o litoral norte da Bahia e o Sergipe, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros, condição que pode durar até pelo menos segunda-feira, 5.

Ontem, a região do Recôncavo Bahiano esteve em situação de alerta, com a previsão de acumulados de chuva superiores a 100 milímetros.