'Now And Then', 'última música dos Beatles', ganha clipe; veja

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após o lançamento da aguardada "última música" dos Beatles, Now and Then ganhou um clipe. O vídeo foi lançado nesta sexta-feira, 3, e reúne John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr por meio de Inteligência Artificial.

O anúncio de Now an Then foi feito na semana passada, por Paul McCartney e Ringo Starr e a música estreou nos streamings nesta quinta-feira, 2. Um documentário de 12 minutos sobre os bastidores da gravação também foi lançado nesta quarta-feira, 1º.

Paul afirmou que a voz de John Lennon foi recuperada com o uso de inteligência artificial. Ela, porém, não foi recriada, como tem sido feito recentemente com a voz de vários ídolos que já morreram. "Nada foi criado artificialmente ou sinteticamente. É tudo real e todos nós tocamos nela", declarou o músico na ocasião.

De fato, a canção possui a colaboração de todos os quatro membros. Now and Then foi, inicialmente, escrita e cantada por John Lennon e produzida por Paul, Ringo e George Harrison. Quatro décadas depois, os membros restantes da banda resolveram finalizar a música.

A faixa foi lançada digitalmente, mas também possui versões físicas em vinil e fita cassete. Na versão em disco, a música será um "single duplo" em Lado A com uma remixagem de Love Me Do, de 1962, a primeira canção do grupo de sucesso do grupo. A escolha foi descrita como um "círculo completo verdadeiramente adequado".

As novidades da banda para novembro não se esgotam com Now and Then, já que o grupo britânico também fará o lançamento de edições ampliadas e atualizadas de dois discos da banda. Conhecidos como os álbuns "vermelho" e "azul", respectivamente, The Beatles 1962-1966 e The Beatles 1967-1970 ganharão cerca de 10 novas faixas remixadas cada.

A nova remixagem de Love Me Do será incluída no álbum vermelho, enquanto Now and Then estará no azul. Ao todo, 21 faixas foram incluídas no relançamento, programado para o dia 10.

A história de 'Now and Then'

Na década de 1970, John Lennon gravou uma versão demo para Now and Then no Edíficio Dakota, onde morava em Nova York (EUA). Em 1994, Yoko Ono, mulher do artista, presenteou Paul, Ringo e George com a gravação e outras demos de Free as a Bird e Real Love.

O grupo tentou finalizar a música à época do lançamento do projeto The Beatles Anthology, mas as limitações tecnológicas da época os impediram de separar a voz de John de um som de piano presente na peça. Por esse motivo, a banda abandonou a canção.

Os recentes lançamentos de conteúdos sobre a banda - o documentário The Beatles: Get Back e uma remixagem de Revolver - mostraram que já era possível separar a voz dos músicos dos instrumentos ou do som ambiente em filmagens. Em 2022, Paul e Ringo deram uma nova chance a Now and Then.

Além da voz de John, a faixa inclui George tocando guitarra em 1995. Os membros restantes fizeram novas gravações, incluindo um novo solo inspirado em Harrison e backing vocals. Os dois comentaram sobre a emoção que sentiram ao trabalhar na faixa.

"Lá estava a voz do John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma canção genuína dos Beatles", disse Paul, em nota. "Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá", completou Ringo.

'Now And Then' - letra:

I know it's tue

It's all because of you

And, if I make it through

It's all because of you

And, now and then

If we must start again

Well, we will know for sure

That I will love you

Now and then

I miss you

Oh, now and then

I want you to be there for me

Always to return to me

I know it's tue

It's all because of you

And, if you go away

I know you'll never stay

Now and then

I miss you

Oh, now and then

I want you to be there for me

I know it's true

It's all because of you

And, if I make it through

It's all because of you

'Now And Then' - tradução

Sei que é verdade

É tudo por sua causa

E, se eu aguentar

É tudo por sua causa

E, de vez em quando

Se tivermos que começar de novo

Bem, nós teremos certeza

Que eu te amarei

De vez em quando

Eu sinto saudade de você

Oh, de vez em quando

Eu quero que você esteja lá para mim

Sempre retorne para mim

Sei que é verdade

É tudo por sua causa

E, se você for embora

Sei que nunca ficarei

De vez em quando

Eu sinto saudade de você

Oh, de vez em quando

Eu quero que você esteja lá para mim

Sei que é verdade

É tudo por sua causa

E, se eu aguentar

É tudo por sua causa

Confira, aqui, o clipe de 'Now And Then'

Em outra categoria

Duas praias brasileiras figuram na lista das 50 melhores do mundo, segundo a World's 50 Best Beaches, premiação mundial anual cujo ranking de 2025 foi divulgado nesta quinta-feira, 29. O Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos fluminense, e a Baía do Sancho, em Fernando de Noronha.

A melhor praia do mundo, segundo o ranking, é Cala Goloritzé, na Itália, seguida por Entalula, em Palawan, nas Filipinas, e Bang Bao, na Tailândia. Votaram mais de 1.000 profissionais de turismo de diversas nacionalidades, habituados a viajar pelo mundo e especialmente pelas praias.

No texto sobre o Pontal do Atalaia, a publicação afirma que a praia tem areia branca e fina e águas claras e calmas e é "particularmente conhecida por suas vistas espetaculares": "Do alto das falésias ao redor, os visitantes podem desfrutar de panoramas de tirar o fôlego do litoral e das ilhas próximas, tornando-se um destino verdadeiramente único".

A World's 50 Best Beaches também relembra que Arraial do Cabo é chamada de "Caribe brasileiro" e que, embora toda a região abrigue muitas praias deslumbrantes, Pontal do Atalaia "se destaca por sua tranquilidade, em grande parte devido ao seu acesso mais desafiador". A praia só pode ser acessada de barco ou por uma caminhada íngreme, o que ajuda a mantê-la menos lotada, mesmo em dias movimentados.

"Procure dias em que o vento sopra de trás da praia em direção à água, bem como dias com pouco ou nenhum vento", recomenda a publicação, que destaca o mar agitado em dias de ventania, já que a praia fica de frente para mar aberto.

A Baía do Sancho, por sua vez, foi classificada como a 25ª melhor praia do mundo. "Os penhascos ao redor proporcionam um cenário deslumbrante para as águas cristalinas de tom esmeralda e as areias douradas", registra a World's 50 Best Beaches. Segundo a publicação, o isolamento da praia e a ausência de empreendimentos comerciais realçam sua atmosfera tranquila, tornando-a um refúgio perfeito para quem busca paz e beleza natural.

Outro benefício é estar dentro de uma área de proteção ambiental. "Seu status de proteção dentro de um parque marinho nacional ajuda a manter sua condição intocada e garante aos visitantes uma experiência incrível sem aglomerações", diz o texto, que ressalta ainda a dificuldade de acesso: "Acessível apenas por barco ou por uma escada íngreme através de estreitas fendas rochosas, esta praia isolada oferece uma experiência incomparável".

As orientações quanto ao vento e às ondas são as mesmas de Pontal do Atalaia.

Um motorista de ônibus foi feito de refém nesta quarta-feira, 30, na Avenida José Pinheiro Borges, na região de Itaquera, zona leste da capital. A ação acabou por volta das 20h, com o motorista resgatado e o sequestrador, preso.

A Polícia Militar foi acionada após um homem, com uma faca, abordar um ônibus do transporte público e manter o motorista refém desde por volta das 17h40. Os únicos ocupantes do ônibus eram o sequestrador e o refém. O ônibus faz a linha 407L-10 (Barro Branco - Guilhermina Esperança).

O ônibus é da empresa Express Transportes Urbanos. Segundo funcionários da firma, o sequestrador é um ex-funcionário da empresa. O refém é funcionário da empresa há mais de 20 anos, segundo as mesmas fontes, e estava encerrando o expediente quando foi rendido.

O Corpo de Bombeiros e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foram acionados e acompanham a ocorrência. A via, sentido centro, foi totalmente bloqueada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Agentes do GATE especializados em negociação participaram da ação para convencer o homem a se entregar. Atiradores chegaram a ser posicionados para disparar contra o homem, caso fosse necessário, o que não ocorreu.

A Polícia Civil de São Paulo prendeu 675 pessoas nas últimas 24 horas, em operação realizada por todo Estado para capturar foragidos da Justiça. Batizada de Rastreio, a operação contou com mais de 2.500 policiais civis e 1.055 viaturas, informou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

A maioria dos criminosos, segundo o chefe da pasta, foi detida por tráfico de entorpecentes (28%). Roubo (18%), homicídios (14%), furto (9%) e estupro (5%) foram outros crimes mais recorrentes cometidos pelos procurados.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, parte dos foragidos detidos integra facções criminosas. "Isso vai ser usado para a continuidade de outras investigações."

As buscas foram feitas com base em 1.080 mandados em aberto. Com a prisão de 675 foragidos, o trabalho de captura dos demais segue para localizar os demais, informou Guilherme Derrite.

"Ainda há um porcentual que a gente não conseguiu localizar nesse momento", disse. "Vamos deflagrar outras fases desta operação Rastreio", disse o secretário.

Ainda segundo o chefe da pasta, 47% dos presos na Operação Rastreio são reincidentes, ou seja, já tinham sido presos por outros crimes. "Certamente, essas pessoas cometeriam outros crimes e fariam novas vítimas", disse o secretário.