Relembre lista de filmes e prêmios da atriz Diane Keaton

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Diane Keaton morreu neste sábado, 11. A atriz ficou marcada por uma trajetória com diversas comédias românticas e longa parceria com Woody Allen, além de ter vencido prêmios como o Oscar ou o Globo de Ouro. Relembre abaixo alguns de seus principais filmes.

Entre os destaques, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, que lhe rendeu o Oscar de Melhor Atriz em 1978. O roteiro foi considerado o melhor da história em uma eleição feita pelo WGA, o sindicato dos roteiristas de Hollywood, em 2015.

Um humorista divorciado e uma jovem cantora. Este é o casal que marcou a trama, Anne Hall, no título original. Na vida real, Keaton e Woody Allen, com quem contracena diretamente, já haviam sido um casal. Segundo ela, porém, o filme não era sobre si.

A clássica trilogia O Poderoso Chefão também a traz como Kay, a companheira de Michael Corleone (Al Pacino). Em Reds (1981),interpretou Louise, a mulher do jornalista estadunidense John Reed, do jornal The Masses, no começo do século passado.

No estrelado As Filhas de Marvin (1996), com Meryl Streep, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro, dá vida a uma mulher que precisa cuidar do pai, um idoso que sofreu um derrame. Ao mesmo tempo, ela tem que reatar a relação com sua irmã após descobrir que tem leucemia e precisa de um transplante de medula óssea.

Em Alguém Tem que Ceder (2003), longa que aborda a chegada da maturidade, Diane é a mãe de uma das namoradas do personagem de Jack Nicholson, um executivo mulherengo. Dramaturga bem-sucedida na Broadway, é conformada com sua vida amorosa.

Entre seus últimos trabalhos no cinema estão os filmes Casamento em Família (2023), Do Jeito que Elas Querem: O Próximo Capítulo (2023), Arthur's Whisky (2024) e a comédia Acampamento com as Amigas(2024).

Os principais filmes de Diane Keaton

- As Mil Faces do Amor (1970)

- O Poderoso Chefão (1972)

- Sonhos de um Sedutor (1972)

- O Dorminhoco (1973)

- O Poderoso Chefão 2 (1974)

- A Última Noite de Boris Grushenko (1975)

- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

- À Procura de Mr. Goodbar (1977)

- Interiores (1978)

- Manhattan (1979)

- A Chama que não Se Apaga (1982)

- Mrs. Soffel - Um Amor Proibido (1984)

- Presente de Grego (1987)

- O Poderoso Chefão 3 (1990)

- O Pai da Noiva (1991)

- Um Misterioso Assassinato em Manhattan (1993)

- O Pai da Noiva 2 (1995)

- As Filhas de Marvin (1996)

- Alguém Tem Que Ceder (2003)

- Tudo em Família (2005)

- Minha Mãe Quer Que Eu Case (2007)

- O Casamento do Ano (2013)

- Do Jeito que Elas Querem (2018)

- As Rainhas da Torcida (2019)

- Casamento em Família (2023)

- Do Jeito Que Elas Querem: O Próximo Capítulo (2023)

- Arthur's Whisky (2024)

- Acampamento Com As Amigas (2024)

Os prêmios e as indicações de Diane Keaton

Diane Keaton recebeu inúmeros prêmios e indicações ao longo de sua carreira. Entre as principais, destacam-se o Oscar, maior premiação do cinema norte-americano, o Globo de Ouro, que teve prestígio em Hollywood ao longo das décadas, e o SAG Awards, prêmio do sindicato dos atores de Hollywood.

Antes do cinema, ela também foi indicada ao Tony Awards por sua participação em Play It Again, Sam, em 1969.

Oscar: Indicações de Diane Keaton

- 1978: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (vencedora)

- 1983: Reds

- 1997: As Filhas de Marvin

- 2004: Alguém Tem Que Ceder

Globo de Ouro: Indicações de Diane Keaton

- 1978: Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (vencedora)

- 1978: À Procura de Mr. Goodbar

- 1983: Reds

- 1983: A Chama que não Se Apaga

- 1985: Mrs. Soffel - Um Amor Proibido

- 1988: Presente de Grego

- 1994: Um Misterioso Assassinato em Manhattan

- 1995 A Rainha do Ar

- 2004: Alguém Tem Que Ceder (vencedora)

SAG Awards: Indicações de Diane Keaton

- 1995: A Rainha do Ar

- 1997: As Filhas de Marvin

- 2004: Alguém Tem Que Ceder

Em outra categoria

Vários Estados brasileiros enfrentaram instabilidades no fornecimento de energia elétrica no início da madrugada desta terça-feira, 14. Usuários das redes sociais relataram apagões em ao menos oito Estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Os efeitos foram distintos: enquanto em algumas localidades a oscilação durou apenas segundos, em outras houve interrupção total do serviço por até 20 minutos.

No Amazonas, a empresa responsável pelo abastecimento, a Amazonas Energia, atribuiu a falha a uma "perturbação" no Sistema Interligado Nacional (SIN). O problema afetou bairros das cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. De acordo com a concessionária, a interrupção começou às 0h09 e foi resolvida por volta das 0h25.

Um incêndio na manhã desta terça-feira, 14, atingiu uma comunidade localizada sob um viaduto na região da Penha, zona leste de São Paulo. Não há informações sobre vítimas, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Conforme informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 5h na Comunidade Chaparral, na Rua Gabriela Mistral, altura do número 100. Até por volta das 6h50, 12 viaturas tinham sido empenhadas no combate às chamas.

"Incêndio em comunidade na Avenida Governador Carvalho Pinto, sentido Marginal, bloqueio do Viaduto Domingos Franciulli Netto", acrescenta a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Além do bloqueio no trânsito que dá acesso para a Marginal Tietê, há fumaça no local. Motoristas que estão nos arredores devem buscar rotas alternativas.

Desvio, segundo a CET:

Avenida Governador Carvalho Pinto - sentido Marginal - acessando Avenida Gabriela Mistral ou acessando para Marginal Tietê.

O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro tenta localizar o professor universitário aposentado Antônio Petraglia, de 70 anos, que está desaparecido desde domingo, 12, quando saiu sozinho para fazer uma caminhada em um parque localizado na região do Morro da Urca, na zona sul da capital fluminense.

Petraglia foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, segundo relataram familiares à corporação. Ele saiu de casa, no Flamengo, no período da tarde para fazer uma caminhada habitual, mas não retornou. Os bombeiros foram acionados por volta das 20h10.

Em nota, o sindicato dos professores da UFRJ (AdUFRJ) informou que Petraglia costuma fazer exercícios regularmente por recomendação médica, e que suas atividades eram monitoradas pela esposa por meio de um aplicativo de geolocalização.

Quando a mulher do docente percebeu que o sinal que indicava a trilha havia sido interrompido, ela acionou o resgate. Ele saiu de casa trajando uma camisa cinza, shorts preto, tênis e carregava uma correntinha de identificação pessoal.

As buscas, concentradas na área da Pista Claudio Coutinho, completaram 24 horas na noite desta segunda-feira, 13, mas o paradeiro do docente aposentado ainda é desconhecido.

Para tentar localizar Petraglia, os militares utilizam drones com câmeras térmicas, cães farejadores e embarcações que realizam buscas pelo mar, na altura do costão do Morro da Urca. Os bombeiros realizam varreduras terrestres e sobrevoos sobre as trilhas do morro e as áreas de mata.

"Um Posto de Comando Avançado (PCAv) foi montado nas proximidades do Parque do Bondinho para coordenar as equipes em campo", informou a corporação em nota.

Professor do Programa de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da UFRJ, Antonio Petraglia se formou em Engenharia Eletrônica pela universidade em 1977 e tornou-se mestre em Engenharia Elétrica pela mesma instituição em 1982.

Entre as décadas de 1980 e 1990, realizou o doutorado na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Pela mesma instituição americana, desenvolveu um pós-doutorado de março de 2001 a fevereiro de 2002 e, posteriormente, realizou outra pesquisa de pós-doutorado na University of Southern Califórnia (USC), entre janeiro e dezembro de 2014.