Dia do Livro Infantil: conheça as livrarias para crianças em São Paulo

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Dia do Livro Infantil, comemorado em todo o mundo em 2 de abril, reforça a importância da literatura para o público jovem, mas não é necessário esperar a data para influenciar os pequenos a ler. Em São Paulo, as livrarias especializadas em crianças e jovens são um bom passeio para o fim de semana e oferecem conteúdos pensados para a infância.

O Estadão selecionou sete endereços da capital paulista que atendem crianças e oferecem diversas atividades, como ilustrações e livros com temáticas educacionais e atividades ou palestras infantis. Confira:

Casa Cosmos

Inaugurada em meados de agosto passado, a Casa Cosmos combina produtos artesanais, atividades infantis, palestras e cursos para adultos. O funcionamento vai de terça-feira a domingo a partir das 10h.

A localização é na Rua Natingui, 544, Vila Madalena.

Miúda

Criada por professoras, a Miúda tem livros organizados não por faixa etária, mas por temas, ideias e conceitos, que incentivam uma abordagem mais livre à leitura. Também são organizados, no espaço, clubes do livro e outros programas de incentivo à leitura.

A Miúda fica na Rua Coronel Melo de Oliveira, 766, Pompeia, e funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 19h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Pé de Livro

Nascida durante a pandemia, a livraria foi idealizada por um jornalista com a crença de que leitores mirins se tornarão leitores ao longo da vida.

Durante o fim de semana, a Pé de Livro realiza diversas atividades que incluem clubes de leitura, visitas de compositores e ilustradores e até oficinas e sessões de autógrafos com autores infantis.

Localizada na Rua Tucuna, 298, Pompeia, ela funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 19h.

Companhia Ilimitada

Mais do que uma livraria, a Companhia Ilimitada é um espaço de encontro para crianças e suas famílias, que oferece clubes de leitura e noites de contos no quintal.

Fundada há 25 anos, ela foca no público infantil e nfantojuvenil mas também possui conteúdos para outros públicos.

O espaço fica localizado na Rua Florinéia, 38, Água Fria, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.

NoveSete

A NoveSete é uma das maiores livrarias focadas no público jovem em São Paulo. Com um vasto acervo de obras de renomados autores e ilustradores, ela também oferece um café e uma área dedicada a encontros e atividades culturais.

A localização é na Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, e aos sábados, das 10h às 18h.

PanaPaná

A PanaPaná é uma livraria que combina literatura e brinquedos e oferece oficinas de artesanato e bate-papos para crianças. Focada no conteúdo educativo, ela protagoniza, durante os finais de semana, um local para leitura e aprendizado.

O espaço fica na Rua Leandro Dupré, 396, Vila Clementino, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h30 às 17h30.

Casa de Livros

Pioneira no segmento, a Casa de Livros foi inaugurada em 1986 e é conhecida por seus eventos voltados ao público infantil.

Por meio da livraria, é possível acompanhar o lançamento de livros, a contação de histórias, entre outras atividades para o público.

Situada em uma casa lúdica e colorida na Rua Capitão Otávio Machado, 259, Chácara Santo Antônio, a livraria funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Em outra categoria

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu neste domingo, 19, um alerta de frio intenso. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do órgão estadual, nos próximos dias, as temperaturas terão queda acentuada, com previsão de mínimas de 8°C para a Região Metropolitana, 5°C para a Serra da Mantiqueira, 9°C no Vale do Ribeira e regiões de São José dos Campos e Itapeva, e 10°C nas regiões de Sorocaba e Campinas.

O CGE prevê ainda mínimas de 11°C nas regiões de Bauru e Araraquara, 12°C nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca e Ribeirão Preto, e 14°C na Baixada Santista e Litoral Norte.

Para a capital paulista, o dia mais frio será na terça-feira, 21, com mínima prevista de 10°C, 6,5°C abaixo da mínima média do período. A máxima não deve passar de 19°C.

Com a temperatura abaixo da média, o governo paulista ativou o Abrigo Solidário na Estação Pedro II, da Linha 3-Vermelha do Metrô, na noite deste domingo. A medida visa oferecer acolhimento emergencial à população em situação de rua durante os dias mais frios.

A ação deve ocorrer até a manhã da quarta-feira, 22. Durante todos os dias de funcionamento, o abrigo disponibilizará alimentação, colchões, cobertores e acolhimento a pessoas em situação de rua.

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), deflagrou uma operação para desarticular fraudes em provas de residência médica no País. A informação foi divulgada pela PF neste domingo, 19.

A operação foi batizada de R1, em referência ao primeiro ano em que os médicos atuam como residentes.

As investigações apontaram que o grupo se preparava para fraudar o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), aplicado neste domingo.

O esquema operaria de duas formas: transferindo as respostas corretas aos candidatos por meio de dispositivos eletrônicos e utilizando indivíduos para realizar o exame no lugar dos candidatos, mediante o uso de documentos falsos.

"Após as provas, cada candidato pagaria R$ 140 mil em caso de aprovação", diz a nota da PF.

Prisões

A equipe policial cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um dos suspeitos, na cidade do Rio de Janeiro, de forma simultânea à busca pessoal realizada ao término da prova.

No total, quatro homens e uma mulher que participavam do exame foram presos. Além disso, em um hotel na cidade de Juiz de Fora (MG), a PF prendeu três homens que seriam responsáveis por transmitir as respostas por meio de pontos eletrônicos, totalizando oito prisões.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal de Juiz de Fora para depoimento, e os dispositivos apreendidos serão submetidos à perícia.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) confirmou neste domingo, 19, que realizará dois simulados antes da prova oficial do vestibular em 2026. Os testes ocorrerão em 26 de abril e em 26 de julho do ano que vem, de acordo com a assessoria da instituição.

O anúncio veio após a aplicação de um simulado organizado pela entidade neste domingo, 19.

Segundo comunicado divulgado pela Fuvest, 7.926 candidatos participaram da prova, com uma taxa de abstenção de 12,8%.

Os participantes responderam 90 questões, mesmo número de perguntas da prova oficial, considerada a principal forma de ingresso nos cursos de graduação na Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com Gustavo Monaco, diretor executivo da fundação, a prova refletiu mudanças anunciadas recentemente, com maior interdisciplinaridade e exigência direta de conteúdos de Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

A prova do simulado e seu respectivo gabarito podem ser acessados no seguinte endereço na internet: https://www.fuvest.br/fuvest-2026-primeira-edicao-do-simulado-da-fuvest-refletiu-as-mudancas-no-programa-do-vestibular/