Com Alzheimer, ilustrador de cartazes históricos do cinema não consegue mais desenhar

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Drew Struzan, ilustrador de 78 anos conhecido por seu trabalho em pôsteres de diversos clássicos do cinema, como Star Wars, Indiana Jones e Harry Potter, não consegue mais desenhar em decorrência da doença de Alzheimer.

"Drew não consegue mais pintar ou assinar as coisas para vocês. Ele não está aproveitando uma merecida aposentadoria, mas, em vez disso, lutando por sua vida", escreveu sua mulher, Dylan, em longo texto publicado no Instagram do artista na última quarta, 26.

"Há alguns anos, Drew foi diagnosticado com a doença de Alzheimer. Como vocês podem saber, os estágios iniciais são uma lenta progressão de esquecimentos. A perda de memória costuma ser o que pensamos quando a doença é mencionada, o mau funcionamento do cérebro", explicou.

Em seguida, continuou: "Pense em todas as coisas que você aprendeu ao longo da vida, coisas simples como ficar de pé (equilíbrio), andar, falar, controlar suas funções corporais, fazer decisões. O hipocampo [região do cérebro responsável pela memória] esquece."

Segundo ela, Drew Struzan teria tentado diversos tratamentos para, ao menos, retardar o avanço da doença, e destacou as cerca de seis décadas de casamento dos dois como amparo para persistir.

"Ele ouve todos os comentários que têm deixado em suas páginas. Isso lhe encoraja. No início, era capaz de expressar seus pensamentos, mas conforme o tempo passou, isso se tornou infinitamente mais difícil", destacou Dylan.

"Drew deixou um forte legado de amor e alegria na forma de sua obra. Sua intenção era fazer a Terra um lugar melhor para se viver ao criar coisas bonitas. Mas, como uma flor, sua estação está chegando ao fim", lamentou a mulher de Struzan.

Drew Struzan ficou conhecido especialmente por seu trabalho em pôsteres de filmes que se tornaram clássicos do cinema. Entre eles, estão Star Wars, Indiana Jones, De Volta Para O Futuro, Um Príncipe Em Nova York, E.T. - Extraterrestre, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Crocodilo Dundee, Os Muppets e Abracadabra.

Em outra categoria

O governo de Minas Gerais exonerou o filho da professora Soraya Tatiana Bonfim, Matteos França Campos, de 32 anos, após sua prisão ontem, 25, quando confessou ter matado a própria mãe.

Matteos trabalhava como assessor na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, desde 2021, conforme consta no perfil do LinkedIn. A exoneração foi publicada no Diário Oficial Eletrônico de Minas Gerais (DOE-MG) deste sábado, 26.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) declarou em coletiva à imprensa que Matteos foi o responsável pelo assassinato da mãe, que morreu esganada. A defesa dele não foi localizada pela reportagem.

Docente há oito anos no Colégio Santa Marcelina, Soraya, de 56 anos, foi encontrada morta no último domingo, 20, no Bairro Conjunto Caieiras, em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O suspeito foi preso na tarde desta sexta, dia em que seria celebrada a missa de sétimo dia de morte.

De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), o suspeito foi preso na casa do pai, no Bairro Jardim Alvorada, Região Noroeste de Belo Horizonte, durante o cumprimento de um mandado de prisão.

A Polícia Civil informou ainda que foram constatadas muitas contradições entre o depoimento do filho e as imagens de segurança que flagraram o veículo da vítima à caminho do local onde o corpo foi encontrado.

Após o enterro, na última terça-feira, ele teria publicado em seu perfil privado do Instagram uma homenagem com foto e texto se despedindo da mãe.

Um avião de pequeno porte fez um pouso de emergência e ficou danificado na manhã deste sábado, 26, em uma área de mata próxima à Serra do Japi, no km 9 da Rodovia dos Bandeirantes, na cidade de Jundiaí, interior de São Paulo.

A aeronave, que realizava um voo local para propaganda, teve uma pane no motor, de acordo com informações preliminares, e parou de "barriga" para cima. Apenas o piloto estava a bordo da aeronave, que sobreviveu ao acidente.

Segundo informações do Centro de Controle Operacional (CCO) da Rede VOA, responsável pela administração do Aeroporto Estadual Comandante Rolim Adolfo Amaro, em Jundiaí, a aeronave modelo Cessna 150, prefixo PR-NIJ, decolou do aeroporto Vale Eldorado, em Bragança Paulista, para onde retornaria, após o piloto declarar emergência na frequência da torre por volta das 11h.

Ainda conforme a VOA, o piloto pousaria no aeroporto, mas não conseguiu chegar e precisou fazer o pouso de emergência em uma área de campo aberto próximo à ETEC Benedito Storani, a 4,5 km do aeroporto.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da concessionária que administra a rodovia e do aeroporto foram acionadas e prestaram os primeiros socorros no local.

Um voo da Azul Linhas Aéreas, que decolou de Porto, em Portugal, com destino a Campinas (SP), precisou realizar um desvio de rota na tarde de sexta-feira, 25, pousando no Aeroporto Internacional do Recife, em Pernambuco, após um dos tripulantes apresentar um mal súbito.

A aeronave, um Airbus A330-900, de matrícula PR-ANX, cumpria o voo AD-8803 com destino ao Aeroporto de Viracopos, quando a tripulação declarou emergência médica ao sobrevoar a região de Fortaleza (CE).

Em nota enviada ao Estadão, a Azul negou as primeiras informações, de que teria havia um pouso de emergência. "Não foi declarada emergência para pouso, mas sim um alternado, que é a mudança de rota, ação normal na aviação", afirma a mensagem.

A empresa também negou que o tripulante tivesse apresentado sinais de um possível Acidente Vascular Cerebral (AVC), como foi divulgado inicialmente em um site especializado.

Segundo informações do canal especializado papacharliegolfbr, o tripulante seria um homem de 59 anos, que seria o comandante da aeronave.

A identidade do tripulante não foi revelada oficialmente pela companhia aérea, que, em nota, afirmou que o desvio foi necessário para garantir o suporte médico imediato.

"A Azul lamenta eventuais transtornos e ressalta que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações, valor primordial para a companhia", informou a empresa.

O pouso ocorreu por volta das 17h, e a aeronave permaneceu no solo por aproximadamente uma hora e meia, partindo novamente às 18h40 com destino a Campinas.

Passageiros relataram nas redes sociais que o pouso foi realizado com tranquilidade e agradeceram ao copiloto pelo comando seguro da operação.