Escultura de Mário Cravo Júnior que pertencia a colecionador será vendida por R$ 1 milhão

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma icônica escultura do escultor, gravador e desenhista baiano Mário Cravo Júnior e que pertencia a um colecionador, acaba de ser colocada à venda. Mulher Reclinada, produzida em 1951, possui mais de dois metros, é feita em madeira policromada e poderá ganhar um novo dono por R$ 1 milhão.

A obra chega ao mercado pelas mãos das galerias de arte NATA Art&Design e Frente. "Convivi por anos com esta obra na parede de casa, uma peça imponente que fez parte da história da minha família", diz Natasha Szaniecki, filha do marchand Valdemar Szaniecki e sócia de Ariela Mansur na NATA Art&Design, galeria de arte contemporânea recém-inaugurada em Pinheiros.

"Muita gente já demonstrou interesse em comprá-la, mas meu pai sempre recusou. Agora, depois de dez anos da morte de meu pai, acreditamos que chegou o momento de vendê-la. Quem a adquirir terá em mãos uma das obras mais significativas de Mário Cravo Júnior", continua a empresária.

"Esta obra possui uma importância extraordinária, pois representa uma fase crucial na trajetória do artista, marcada pela criação de esculturas grandiosas e monumentais", complementa James Lisboa, da Frente, parceiro na negociação da peça.

Cravo Junior fez parte da primeira geração de artistas plásticos modernistas da Bahia, ao lado de Carlos Bastos e Genaro de Carvalho. O artista realizou várias exposições e possui obras em importantes museus, dentre eles o acervo do MAM, em SP, Instituto Moreira Salles, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte de Jerusalém, Museu Afro Brasil, Fundação Armando Alvarez Penteado, Museu de Arte Sacra da Bahia, Museu da Cidade do Salvador, Museu de Antropologia da Bahia.

Uma das principais características do artista é o monumentalismo, que está presente em sua escultura mais conhecida, a Fonte da Rampa do Mercado (1970), localizada na Praça Cairu, na Cidade Baixa, Salvador (BA), entre o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia. A escultura foi encomendada pelo então prefeito da cidade, o ex-senador Antonio Carlos Magalhães.

A Mulher Reclinada está exposta no escritório de arte James Lisboa, na Rua Doutor Melo Alves, 397.

Em outra categoria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste domingo, 3, que está orgulhoso porque o Brasil saiu do Mapa da Fome em dois anos de meio de seu mandato. "Fico feliz, Edinho, porque no meu discurso de 2003, a coisa mais forte que eu disse foi que, se ao terminar o meu mandato, eu tivesse conquistado o direito de cada mulher, de cada homem e de cada criança, tivesse almoçado, tomado café e jantado, eu teria realizado a missão da minha vida", afirmou, dirigindo-se ao presidente eleito do Partido dos Trabalhadores (PT), Edinho Silva.

Lula disse, ainda, que é muito pouco para um partido de esquerda, que deveria ter como meta buscar o socialismo, mas que como dirigente sindical aprendeu a não fazer bravatas e a prometer apenas o que pode fazer.

O presidente da República participou do 17º Encontro Nacional do PT, em Brasília.

O Brasil fará a melhor Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) já realizada e isso começa a assustar as pessoas que acham que são donas do mundo, disse o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. "Fizemos a melhor reunião do G20 já feita na história, aqui no Brasil. Fizemos a maior reunião do Brics já realizada, aqui no Brasil", afirmou ele durante o 17º Encontro Nacional do PT.

Ele acrescentou que está contente com o que tem conseguido fazer no País e rebateu críticas de que o governo não teria credibilidade. "O que nós fizemos não chegou para ninguém ainda. É muito lançamento dentro do Palácio do Planalto e pouco lançamento na rua."

O presidente afirmou que é preciso colocar a política no debate, e afirmou que o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro não fez nada no País, mas fez um debate sobre política. "Você viaja o Brasil, você não encontra nada que ele fez. Era a política. Era a luta contra o sistema", disse, ao comentar que o antigo governo fez um desmonte nas políticas sociais criadas durante as gestões do PT.

Lula falou que nem mesmo os malufistas, que apoiavam o ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, tiveram a coragem de defender a ditadura militar, e voltou a falar da campanha feita por Eduardo Bolsonaro contra o País no exterior. "Tem um cara que fazia campanha abraçado na bandeira nacional, agora está indo nos Estados Unidos se abraçar à bandeira americana para pedir para o Trump fazer taxação dos produtos brasileiros, para dar anistia para o pai dele. Mas aí é a excrescência da excrescência política."

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas próximas à média histórica em grande parte do País ao longo deste mês. De acordo com o instituto, no Norte do País, o prognóstico indica volumes dentro da climatologia, mas em áreas do noroeste do Amazonas, nordeste de Roraima e do Pará estão previstos volumes de chuva de até 50 milímetros (mm) acima da média histórica. Por outro lado, as chuvas devem ficar abaixo da média no centro-sul de Roraima e área central do Pará.

Na Região Nordeste, há previsão de precipitações próximas à média na maioria dos Estados. Segundo o Inmet, as exceções ocorrem em áreas pontuais das faixas litorâneas do nordeste da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba, onde os volumes podem ultrapassar os 80 mm.

Para o Sudeste/Centro-Oeste, também são previstos volumes próximos à média, com áreas onde a ausência de chuva é comum para esta época do ano. No entanto, segundo o instituto, em localidades do centro-sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Minas Gerais e na porção central do Espírito Santo, podem ocorrer acumulados superiores a 40 mm.

Já na Região Sul, também são previstos acumulados de chuva próximos à média histórica, com menores volumes ocorrendo na parte norte do Paraná e valores variando entre 60 mm e 80 mm. Contudo, em áreas pontuais do noroeste do Rio Grande do Sul e oeste do Paraná, a previsão é de 50 mm acima da média histórica.