'Nunes não tem autoridade para falar de institucionalidade, é repetidor do Bolsonaro', diz Boulos

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O deputado federal Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, atacou o atual prefeito, Ricardo Nunes, e o governador de São Paulo, Tarcísio Nunes, em entrevista coletiva neste sábado, por, em suas palavras, realizarem um ato público, de anúncio de investimentos no Metrô de São Paulo, que usará recursos do governo federal. O evento aconteceu na semana passada.

"Eles anunciaram, porque é muito fácil fazer caridade com o chapéu alheio, é muito fácil inaugurar a placa com o dinheiro dos outros. É isso que o Ricardo Nunes e o Tarcísio estão fazendo, porque quem vai dar o recurso, o crédito, é o governo federal, e é isso que nós vamos anunciar hoje", disse.

A obra se tornou alvo de disputa política e receberá na tarde deste sábado, um ato com a presença de Boulos e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para anúncio da ampliação da Linha-5 Lilás. "Ricardo Nunes não tem autoridade para falar de institucionalidade, é repetidor do Bolsonaro", disse.

Boulos cumpre agenda de eventos com Lula neste sábado. O primeiro deles, na manhã deste sábado, foi o lançamento da pedra fundamental do campus Cidade Tiradentes do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), assim como do campus zona Leste da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele negou que o evento tenha caráter político e buscou diferenciá-lo do ato do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, quando declarações do presidente Lula de apoio a ele rendeu multas a ambos por ser visto como ato antecipado de campanha.

"O 1º de maio, era um evento político das centrais sindicais. Hoje é um evento oficial do governo federal. Eu falei não como representante partidário, falei representando a bancada de deputados federais de São Paulo, o mais votado do Estado", disse.

Boulos também criticou Nunes pela declaração de que irá aderir ao projeto de escolas cívico-militares do governo estadual. "Acho lamentável que o atual prefeito de São Paulo cumpra de maneira descriteriosa a ideia de escolas militares que o governador está fazendo. Se nós ganharmos as eleições em São Paulo, nós vamos interromper isso", afirmou.

Sobre a possibilidade de José Luiz Datena ser candidato à Prefeitura de São Paulo, foi lacônico, mas disse respeitar a decisão do apresentador, a quem teria convidado para ser seu vice no ano passado. "Eu tenho uma relação muito amistosa e de respeito com o Datena. Acho absolutamente legítimo ele ser candidato", comentou.

Em outra categoria

O departamento eleitoral de Cingapura anunciou neste sábado (3) que o Partido Ação Popular (PAP), do primeiro-ministro Lawrence Wong, ganhou as eleições gerais ao conquistar 82 cadeiras parlamentares. O resultado oficial, após término da contagem de votos, veio em linha com o que a contagem de uma amostra dos votos indicava mais cedo.

O PAP já tinha cinco assentos no Parlamento. Com a contagem de votos deste sábado, o partido passa a deter 87 cadeiras, de um total de 97. O Partido dos Trabalhadores, da oposição, manteve seus 10 assentos.

Assim, o governo do PAP - ininterrupto há 66 anos - foi prorrogado, dando um grande impulso a Wong, que assumiu como primeiro-ministro há um ano.

"Estamos gratos novamente pela sua forte confiança. Honraremos a confiança que nos deram trabalhando ainda mais por todos vocês", disse Wong em um discurso antes de o resultado oficial ser divulgado. (Fonte: Associated Press)

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, sugeriu ter sido reeleito para mais um mandato de três anos por não ter se moldado às políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Os australianos escolheram enfrentar os desafios globais à maneira australiana, cuidando uns dos outros enquanto constroem para o futuro", disse a apoiadores em um discurso de vitória em Sydney. "Não precisamos implorar, pedir emprestado ou copiar de lugar nenhum. Não buscamos nossa inspiração no exterior. Encontramos aqui mesmo, em nossos valores e em nosso povo", completou.

Albanese é o primeiro premiê australiano a vencer duas eleições consecutivas desde 2004. Seu partido de centro-esquerda, o Partido Trabalhista Australiano, havia rotulado o rival, Peter Dutton, líder da oposição, de "DOGE-y Dutton" em referência ao Departamento de Eficiência Governamental dos EUA, que está sob o comando do empresário Elon Musk.

Enquanto isso, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, parabenizou Albanese. "A Austrália é uma aliada valiosa, parceira e amiga dos Estados Unidos. Nossos valores compartilhados e tradições democráticas fornecem a base para uma aliança duradoura e para os laços profundos entre nossos povos", disse em comunicado.

"Os Estados Unidos estão ansiosos para aprofundar seu relacionamento com a Austrália para promover nossos interesses comuns e promover a liberdade e a estabilidade no Indo-Pacífico e globalmente", acrescentou. (Fonte: Associated Press).

O primeiro-ministro do Iêmen, Ahmed Awad Bin Mubarak, reconhecido internacionalmente e nomeado para o cargo em fevereiro de 2024, renunciou neste sábado, 3, devido a disputas políticas, destacando a fragilidade de uma aliança que combate os rebeldes Houthi.

A decisão foi divulgada por meio de carta de renúncia dirigida a Rashad al-Alimi, chefe do conselho presidencial governante. O governo internacionalmente reconhecido tem sede na cidade sulista de Aden.

Bin Mubarak disse que estava renunciando por ser incapaz de tomar "as decisões necessárias para reformar a instituição do estado e executar a necessária reorganização do gabinete". Não houve comentário imediato do conselho presidencial.

Fonte: Associated Press.