Veja até quando e como regularizar situação eleitoral e participar das eleições de 2024

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O prazo para regularizar a situação eleitoral e conseguir participar do pleito municipal deste ano vai até o dia 8 de maio. As eleições vão definir os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 5,5 mil cidades. O primeiro turno será realizado no dia 6 de outubro e o segundo, se houver, no dia 27 do mesmo mês.

Até a data-limite é possível tirar o título de eleitor, solicitar a transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais. Para aqueles que já têm a biometria cadastrada no sistema da Justiça Eleitoral, a regularização pode ser feita pela internet, no portal online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No entanto, o prazo para que os eleitores sem os dados biométricos cadastrados regularizem a situação de forma online acabou no último dia 8. Sendo assim, estes precisam solicitar atendimento de forma presencial nos cartórios eleitorais.

Da mesma forma, a situação eleitoral pode ser consultada tanto virtual quanto presencialmente pelos cidadãos. Caso a inscrição eleitoral esteja cancelada, é necessário solicitar a regularização para que o título de eleitor fique disponível para o exercício do voto no pleito.

Tal situação de cancelamento se dá quando o eleitor deixa de cumprir regras relativas à qualificação e domicílio, deixa de comparecer a três eleições sucessivas e não justifica a ausência ou quita as multas. Ainda, de acordo com o Código Eleitoral, é possível ter o título cancelado em caso de alistamento fraudulento, múltiplas inscrições eleitorais, perda de direitos políticos, ausência à revisão do eleitorado ou falecimento.

Em outra categoria

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reiterou que todas as compras de petróleo ou produtos petroquímicos do Irã devem cessar imediatamente e que os compradores da commodity iraniana estarão sujeitos a sanções secundárias, em publicação na Truth Social, realizada há pouco.

"Não será permitido fazer negócios com os Estados Unidos da América de nenhuma forma", escreveu.

Mais cedo nesta quinta-feira, em discurso no evento do Dia da Oração, na Casa Branca, Trump disse que na quarta-feira impôs sanções ao petróleo do Irã.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou há pouco, em publicação na Truth Social, que o então conselheiro de Segurança Nacional americano, Mike Waltz, será o próximo embaixador do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

"Waltz tem se dedicado a colocar os interesses da nossa nação em primeiro lugar. Sei que ele fará o mesmo em seu novo cargo", escreveu, ao anunciar que o secretário de Estado, Marco Rubio, atuará no cargo, enquanto isso. "Juntos, continuaremos a lutar incansavelmente para tornar os Estados Unidos e o mundo seguros novamente", acrescentou.

Na manhã de hoje, a CBS noticiou, por fontes, que Waltz e seu vice, Alex Wong, deixariam seus cargos na administração do governo americano. Em março, Waltz passou a ser investigado pela criação de um grupo de mensagens criar um chat no software Signal e incluir, por engano, o jornalista Jeffrey Goldberg.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que na quarta-feira impôs sanções ao petróleo do Irã e que, países que recebem a commodity iraniana, não podem fazer negócios com os americanos, em discurso no evento do Dia da Oração, na Casa Branca, nesta quinta-feira.

O republicano também aproveitou a oportunidade para dizer que está trabalhando para libertar os reféns do Hamas. "As coisas estão esquentando", acrescentou.