Sidônio escolhe Andre Basbaum para presidir EBC

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Sidônio Palmeira, escolheu o jornalista Andre Basbaum como sucessor de Jean Lima no comando da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

O novo presidente da empresa pública de comunicação atuava como diretor de integração e jornalismo da Record. Também tem passagens por Band, SBT e TV Globo. Basbaum é formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).

Basbaum assumirá o comando da EBC após o antecessor ter pedido demissão em carta a Sidônio. Lima presidiu a empresa por quase dois anos. Ele substituiu o ex-presidente Hélio Doyle, demitido após o Estadão revelar, em outubro de 2023, que ele compartilhou um post que chamava apoiadores de Israel de "idiotas".

Em nota, a Secom afirmou que durante a gestão Lima "a EBC alcançou importantes avanços para o fortalecimento da comunicação pública, consolidando a TV Brasil como a quinta emissora em audiência no país".

A EBC é responsável por um amplo ecossistema de comunicação pública. Um dos principais meios da empresa é a TV Brasil, que é vista como um ativo da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para melhor a comunicação e reverter a queda de popularidade.

Até a posse de Basbaum, o presidente interino da EBC será Bráulio Ribeiro, que ocupou diferentes cargos na Empresa, incluindo o de presidente.

Em outra categoria

Voos das principais rotas da United Airlines nos Estados Unidos foram cancelados na noite desta quarta-feira, 6, por causa de um problema tecnológico, informou a companhia aérea.

Um alerta no site da Administração Federal de Aviação (FAA) informa que todos os voos da United com destino a Chicago foram suspensos nos aeroportos de partida. A agência informou ainda que os terminais de Denver, Newark, Houston e San Francisco também tiveram voos cancelados.

O sistema afetado, chamado Unimatic, armazena informações de voos que são repassadas para outros sistemas. O problema durou várias horas e não tem relação com questões de cibersegurança, segundo a companhia. Fonte: Associated Press*.

*Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta, 6, que há uma boa chance de um encontro entre ele, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e o presidente russo, Vladimir Putin, "em breve".

O republicano afirmou, em coletiva no Salão Oval, que ainda não foi decidido onde ocorrerá a cúpula entre os líderes e preferiu não revelar se o fim do conflito na Ucrânia está próximo. "Já fiquei desapontado antes", pontuou.

Quando perguntado por um repórter sobre mais sanções secundárias ao petróleo russo, Trump respondeu: "você verá muito mais".

"Posso impor tarifas à China pela compra de petróleo russo", enfatizou ele.

O mandatário ainda comentou que seu governo encomendou bombardeiros B-2 novos, que está considerando levar a Guarda Nacional para Washington e que a gasolina deve ficar abaixo dos US$ 2 o galão no país.

O maior incêndio florestal da França deste verão se espalhou rapidamente nesta quarta-feira, 6, em uma região mediterrânea perto da fronteira com a Espanha, após deixar uma pessoa morta, disseram as autoridades. O incêndio queimou uma área maior que Paris.

O primeiro-ministro francês, François Bayrou, afirmou ser um "desastre em uma escala sem precedentes" na região.

Mais de 2.100 bombeiros e várias aeronaves lutaram contra o incêndio que começou na tarde de terça-feira na vila de Ribaute, na região de Aude, uma área rural e arborizada que abriga vinícolas.

O incêndio, que queimou 13.000 hectares, permaneceu "muito ativo" hoje, disse a administração local em um comunicado. O tempo estava quente, seco e ventoso, dificultando o trabalho dos bombeiros.

O ministro do Interior, Bruno Retailleau, disse que os militares reforçarão os esforços a partir de quinta-feira, com várias dezenas de soldados a serem convocados.