Lula defende política turismo às florestas e diz que há pessoas que querem 'passar motosserra'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar uma política de desenvolvimento do turismo para que haja incentivo à população brasileira visitar Estados com florestas. Após ter assinado diversos atos em ocasião ao Dia Mundial do Meio Ambiente, Lula disse que ainda há pessoas que ficam com "raiva" de tais atos e defendem que se "passe a motosserra".

"Nós temos uma riqueza imensa, entretanto, não temos uma política de desenvolvimento do turismo para visitar essas nossas florestas", comentou Lula, em coletiva de imprensa em ocasião à data nesta quarta-feira, 5. "É importante que, junto com isso assinatura de atos, a gente pense no desenvolvimento dos Estados", citando que o País poderia aproveitar o turismo para desenvolver as regiões nacionais.

No evento desta manhã, Lula assinou uma série de atos, dentre eles, um decreto que altera a regulamentação da Lei de Gestão de Florestas Públicas, um decreto que altera o Programa Cidades Verdes Resilientes e um decreto que cria o Programa Nacional de Conservação e Uso Sustentável dos Manguezais. O presidente, contudo, pontuou que ainda não há unanimidade no País sobre a necessidade de preservação das áreas florestais.

"Você sabe que tem muita gente que fica com raiva quando a gente faz um decreto desse. Tem muita gente que acha que isso aqui era preciso passar motosserra e acabar com essa floresta para plantar qualquer coisa, quando hoje está claro que manter uma floresta em pé e bem cuidada pode ser tão rentável para o Estado e os povos do que qualquer outros investimentos", pontuou. "É apenas uma questão de compreensão e opção para que a gente leve mais a sério essa questão ambiental."

De acordo com o presidente, o governo federal quer "dar consciência" de que a questão ambiental não é mais uma questão ativista nem universitária, mas que abrange o Brasil inteiro.

No evento, compareceram os governadores da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; de Roraima, Antonio Denarium; do Acre, Gladson Cameli; do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; e do Pará, Helder Barbalho. Ao final da fala, Lula justificou que deixaria a coletiva de imprensa para se reunir com tais governadores.

Em outra categoria

Renata Saldanha, campeã do BBB 25, participou do Encontro nesta quarta-feira, 7, e afirmou que ainda não recebeu o prêmio milionário do primeiro lugar do programa. Ela faturou R$ 2,72 milhões quando superou João Pedro e Guilherme na final do reality, no último dia 22 de abril.

"O Pix ainda não caiu, mas de alguma forma a gente já conseguiu resolver e melhorar essa qualidade de vida", contou a Patrícia Poeta, quando foi questionada se já estava "vivendo como uma milionária". "E eu queria poder honrar muito a minha família, então eu sei que vai vir. Será fruto disso."

O atraso, apesar de curioso, não está fora dos padrões. Normalmente, as emissoras têm um prazo de 30 a 60 dias para transferir o dinheiro para os campeões, segundo o colunista Jeff Benício, do Terra. Em 2021, Juliette Freire contou depois de 20 dias da final do programa que ainda não havia recebido o seu dinheiro. O mesmo aconteceu com Arthur Aguiar na edição seguinte.

Mesmo assim, a campeã deste ano do programa diz que sua vida está bastante agitada. Segundo ela, a agenda de compromissos está lotada e, por isso, ainda não deu tempo de visitar seu estado, o Ceará, e matar as saudades das praias. "É mais pela rotina mesmo que eu tenho, estou cumprindo agenda e estou feliz de poder estar em muitos lugares", justificou.

Conhecidos por sua parceria em Mad Men, Jon Hamm e John Slattery voltarão a atuar juntos, desta vez nos cinemas. A dupla foi oficializada no elenco da nova comédia para maiores dirigida por David Wain, diretor do clássico cult Wet Hot American Summer e sua sequência televisiva.

Além de Hamm e Slattery, o filme, que ainda não teve o título revelado, contará ainda com Zoey Deutch (Jurado Nº 2), Sabrina Impacciatore (The White Lotus), Ben Wang (Meninas Malvadas), Miles Gutierrez-Riley (Agatha Desde Sempre) e Ken Marino (Assassinato na Casa Branca).

O filme segue Gail Daughtry (Deutch), uma mulher que, às vésperas de seu casamento, descobre que seu noivo usou seu infame "passe livre" para transar com uma celebridade. Procurando equilibrar o jogo, ela sai em uma jornada por Hollywood para encontrar alguém para dormir com ela.

Além de dirigir, Wain assina o roteiro ao lado de Marino.

Por enquanto, a comédia ainda não tem data para estrear.

O apresentador Rodrigo Hilbert sofreu uma queda enquanto participava de uma maratona de mountain bike na África do Sul, e precisou passar por uma cirurgia.

Hilbert participava da competição enquanto gravava um quadro do programa Esporte Especular, da TV Globo, e sofreu uma queda enquanto pedalava. "Acabei de cair, um tombo ali na descida, não sei o que aconteceu", contou em vídeo compartilhado no Instagram. "Meu pé travou em uma pedra e eu voei para o chão."

No vídeo, Rodrigo reclamou de uma dor constante na lombar, agravada por dores no glúteo e na mão, ocasionados pela queda. Embora ele tentasse continuar pedalando, precisou parar e procurar atendimento médico.

No hospital, foi identificado um abscesso na coxa, próximo às nádegas, e Rodrigo precisou passar por uma cirurgia para evitar maiores complicações.

"No Planeta Extremo, exibido neste domingo no Esporte Espetacular, Rodrigo Hilbert foi até a Cidade do Cabo, na África do Sul, e participou da maior maratona de mountain bike do mundo", disse uma publicação da Globo no Instagram. "Mas passou por um susto grande: Rodrigo sofreu uma queda enquanto pedalava e teve que passar por uma cirurgia, ainda na África. O ator já está no Brasil e passa bem."

Confira aqui