Operação Vaporis: Receita tem papel importante contra braço financeiro do crime, diz secretário

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, defendeu nesta sexta-feira, 24, que o órgão tem o papel importante de atacar o braço financeiro do crime organizado. Ele participou de coletiva de imprensa da Operação Vaporis, deflagrada hoje em São Paulo para o combate à venda de cigarros eletrônicos, e destacou que houve um aumento exponencial das apreensões desse tipo de dispositivo, proibido no Brasil.

"Estamos falando de organizações que muito provavelmente tratam de lavagem de dinheiro", disse ao falar dos valores bilionários relacionados ao comércio do produto. "Muito provavelmente se valem do lucro dessa atividade para financiar outras ações criminosas."

O secretário frisou que a Receita tem uma posição estratégica neste combate, já que sua posição no Estado brasileiro permite cruzar informações e ter inteligência o suficiente para detectar e identificar esses organismos que atuam no atacado e que são relacionados ao aspecto financeiro do crime organizado.

Os instrumentos jurídicos e financeiros à disposição do crime organizado no País, disse, são uma preocupação crescente não só da Receita, mas também do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Segundo o secretário, no ano passado mais de 1,3 milhão de cigarros eletrônicos foram apreendidos no País, com valor superior a R$ 60 milhões. "Nos primeiros quatro meses deste ano, já foi apreendida mais da metade do número de cigarros eletrônicos apreendidos no ano passado", emendou.

A coletiva de imprensa detalhou a primeira fase da Operação Vaporis, ostensiva e com foco em distribuidoras e no varejo em lojas físicas. Com a fiscalização prevista de 32 estabelecimentos localizados na Avenida Paulista e na rua 25 de Março, a expectativa é que sejam apreendidos até R$ 10 milhões em mercadorias. A megaoperação conta com 160 servidores.

Nas próximas etapas, segundo a Receita, a operação deve abarcar também a venda pela internet.

Em outra categoria

A gravadora da banda Bon Jovi foi acusada de vender cópias autografadas do novo álbum Forever com assinaturas falsas.

Alguns fãs alegam que os autógrafos de Jon Bon Jovi nos folhetos internos foram criados usando uma técnica de caneta automática, um modelo mecânico, e não foram assinados fisicamente pelo próprio cantor.

A Universal Music Group foi alvo de postagens iradas nas redes sociais e ainda não se posicionou sobre o caso.

O Autograph Live - site que ajuda colecionadores a identificar assinaturas reais e falsas - contém um tópico no qual pelo menos seis modelos de caneta automática foram identificados, todos reproduzidos mecanicamente.

Kevin Keating, o principal autenticador de autógrafos do Professional Sports Authenticator (PSA), confirmou ao portal Cllct que alguns dos autógrafos são falsos, devido a tremores que costumam ser detectados nesse tipo máquina.

Jon Bon Jovi ainda não se manifestou a respeito. No mês passado, ele compartilhou uma foto onde se prepara para assinar algumas cópias do disco.

Forever é o primeiro álbum desde que o cantor passou por uma cirurgia para atrofia das cordas vocais, o que obrigou o grupo a cancelar a turnê de 2022.

Bruna Marquezine e João Guilherme foram clicados jantando em um restaurante no Rio de Janeiro e ganharam até uma serenata de um dos atendentes do local. Nesta semana, eles também foram flagrados se beijando no Aeroporto Santos Drummond, na capital fluminense.

Rumores sobre o possível namoro entre a atriz, de 28 anos, e o ator e cantor, de 22, já circulam nas redes sociais há alguns meses. Não está claro quando o registro no restaurante foi feito, apesar das imagens terem vindo à tona agora. Eles aparecem lado a lado, tomando vinho, e aparentemente acompanhados por outro casal.

No vídeo, feito por outro funcionário do restaurante, um homem surge cantando a música Os Anjos Cantam, da dupla Jorge & Mateus. João Guilherme tenta acompanhar, enquanto Bruna dá risada e filma a situação com o celular. Veja aqui.

Os atores têm aparecido juntos com mais frequência, embora não tenham assumido o namoro publicamente. Na última quarta, 12, Dia dos Namorados, ambos publicaram registros de flores no Instagram e Bruna chegou a comentar "lindo" na publicação de João.

Na segunda-feira, 10, os dois marcaram presença no primeiro desfile da Mondepars, marca de Sasha Meneghel, e sentaram lado a lado para acompanhar a apresentação. Em abril, foram vistos juntos nas bastidores do show do cantor Veigh e, em janeiro, curtiram férias em Fernando de Noronha.

A aproximação entre os dois teria começado ainda em 2023, nas gravações de Amor da Minha Vida, série produzida pelo Star+ em que atuaram juntos, mas ainda não tem previsão de lançamento. Na época, João chegou a postar uma foto com Bruna no Instagram.

O chef de cozinha britânico Gordon Ramsay, famoso pelos programas de TV Hell's Kitchen e a versão americana de MasterChef, revelou que sofreu um grave acidente de bicicleta recentemente. Em um vídeo no Instagram neste sábado, 15, ele alertou os seguidores sobre a importância de usar o capacete e falou sobre os seus machucados.

"Vocês sabem o quanto eu gosto de ciclismo, triatlos e etc. Nesta semana, infelizmente, eu tive um acidente muito grave que realmente me abalou e, sinceramente, tenho sorte de estar aqui agora graças àqueles incríveis cirurgiões, médicos e enfermeiros no hospital que cuidaram de mim essa semana", disse ele.

O chef, então, continuou: "Honestamente, você tem que usar capacete. Não importa quão curta seja a viagem, não me importa o fato de esses capacetes custarem dinheiro, mas eles são cruciais, até mesmo com as crianças em uma viagem curta, eles têm que usar capacete. Agora, tenho sorte de estar de pé aqui."

Ramsay, de 57 anos, disse que está se recuperando, que ainda sente dor após o que chamou de "uma semana brutal". Ele contou que, por sorte, não quebrou nenhum osso, mas mostrou um hematoma roxo que se estende por toda a lateral de sua barriga.