'Tivemos que montar uma força-tarefa só pra combater fake news', diz vice-governador do RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O último balanço da tragédia climática do Rio Grande do Sul aponta que o número de mortos subiu para 107 e que há 136 pessoas desaparecidas, além de 67 mil em abrigos. O total de municípios atingidos chega a 425. Os dados foram atualizados pelo vice-governador Gabriel Souza, nesta quinta-feira, em entrevista à Rádio Eldorado, durante a coluna de Eliane Cantanhêde.

Souza disse que o Estado já vem contando com a ajuda do governo federal, mas defendeu que os valores mensais pagos pela dívida do Rio Grande do Sul com a União sejam aplicados na reconstrução da infraestrutura gaúcha.

Em meio aos resgates dramáticos de vítimas das enchentes, Souza também criticou os disseminadores de fake news e anunciou que o Estado vai tomar providências legais contra eles. "Tivemos que montar uma força-tarefa só pra combater fake news", afirmou. O vice-governador também lamentou a necessidade de deslocar policiais de operações de resgate para o combate de crimes, como vandalismo, saques, assaltos e casos de violência sexual em abrigos.

Em outra categoria

Susana Vieira, aos 81 anos de idade, deu uma entrevista ao Fantástico deste domingo, 19, em que fala sobre sua biografia lançada em livro recentemente e momentos marcantes de sua carreira. A atriz foi questionada: "Você considera a Maria do Carmo seu maior papel?". "Eu considero, sim", respondeu.

A pergunta fez referência à protagonista de Senhora do Destino, novela exibida em 2004. Na trama, que marcou época, ela vivia uma migrante nordestina que chegava no Rio de Janeiro em 1964 e era separada de sua filha, Lindalva. Ela contracenava com artistas como José Wilker, Carolina Dieckmann e Renata Sorrah, a vilã Nazaré.

A biografia também faz menção ao papel no título: Susana Vieira: Senhora do Meu Destino. O material foi escrito em conjunto com o autor Mauro Alencar, e retrata desde a infância da atriz até momentos mais recentes, como quando descobriu um câncer em 2015.

O livro de Susana Vieira ainda conta com diversas imagens históricas e depoimentos de colegas como Tony Ramos, Arlete Salles, Miguel Falabella, Silvio de Abreu, Renata Sorrah e Boni.

Tony Ramos passou por mais uma cirurgia após "apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos", informou um boletim médico relatando como está sua saúde na noite de hoje, domingo, 19.

O hospital Samaritano Botafogo, onde o ator está internado, ainda destacou que o ator está "bem, acordado e respirando sem o auxílio de aparelhos."

Na sexta, 17, a mulher de Tony Ramos, Lidiane Barbosa, havia relatado melhora no quadro de saúde do marido, que passou por uma cirurgia de emergência na quinta, 16, para drenar um acúmulo de sangue que se formou entre o cérebro e o crânio.

Boletim médico de Tony Ramos de hoje, 19 de maio

19h - O Hospital Samaritano Botafogo informa que o ator Tony Ramos foi submetido a uma nova cirurgia pelo Dr. Paulo Niemeyer, na data de hoje (19/05), após apresentar distúrbios de coagulação que resultaram na formação de novos hematomas intracranianos. O paciente encontra-se bem, acordado e respirando sem o auxílio de aparelhos.

Regina Duarte teve uma de suas postagens sobre as enchentes no Rio Grande do Sul categorizada como "fake news" pelo Instagram. Nela, a atriz criticava o governo brasileiro por supostamente "não aceitar ajuda humanitária" vinda de Portugal.

O vídeo foi publicado inicialmente em 10 de maio pelo deputado português André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega - e compartilhado por Regina Duarte dois dias depois. O Instagram anexou os seguintes avisos ao material: "Informação falsa. Checada por verificadores de fatos independentes" e "Verificadores de fatos independentes afirmam que as informações nesta publicação são falsas".

Governo brasileiro não recusou doações de Portugal para RS

O governo brasileiro informou em 10 de maio que iniciou uma força-tarefa para transportar produtos doados na embaixada e no consulado em Portugal aos gaúchos. Segundo o Itamaraty, a embaixada está em contato com grupos da sociedade civil para viabilizar a logística em torno do envio de doações.

O grupo de voluntários brasileiros que angariou as doações confirmou estar negociando com o governo brasileiro o transporte de donativos.

A Força Aérea Portuguesa informou que foi contatada informalmente pela Aeronáutica brasileira para apoiar a coordenação do transporte.

Em 17 de maio, a Embaixada do Brasil em Portugal informou que enviou ao Brasil um primeiro lote com 300 kg de bens doados pela comunidade brasileira e por cidadãos portugueses em um avião da Latam.