Porto do Rio Grande opera normalmente, sem ser afetado pelas chuvas no RS

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Portos RS anunciou nesta terça-feira, 7, que mantém suas operações normais no Porto do Rio Grande, adiantando que as operações não foram afetadas pela elevação do nível da Laguna dos Patos.

Em nota à imprensa, a companhia informou que a correnteza no canal de acesso ao Porto do Rio Grande estava favorável, permitindo o escoamento da água a uma velocidade de aproximadamente 5,55 km/h, com o nível da maré indicando 90 cm acima do normal.

Em Porto Alegre as operações seguem paralisadas devido à manutenção do nível do Lago Guaíba acima da cota de inundação, enquanto o Porto de Pelotas enfrenta interrupção nas operações de embarque de toras para a CMPC devido às condições climáticas adversas.

Quanto à travessia para São José do Norte, o transporte de passageiros está suspenso temporariamente, sendo mantida apenas a balsa para veículos.

A companhia ainda ressaltou que segue monitorando a situação e está preparando-se para uma reabertura gradual das atividades portuárias, garantindo a segurança de todos os envolvidos e a eficiência das operações.

Em outra categoria

Roque, 87 anos, icônico assistente de palco de Silvio Santos no SBT, foi internado no último sábado, 19. Ele foi levado ao Hospital Santa Elisa, em Jundiaí, após passar mal em um almoço com a família.

Segundo informações do SBT, ele passou por um raio-X, que constatou um "pequeno sangramento no crânio frontal". Na próxima segunda-feira, 20, passará por uma ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e tratamento. Roque passou a noite de sábado para domingo "bem e estável".

"Ele é forte, vai sair mais uma vez dessa", escreveu sua mulher, Janilda Nogueira, no Instagram. O apresentador já passou por outros problemas de saúde no passado. Em outubro de 2023, Roque foi internado após sofrer um desmaio em casa, passando por uma cirurgia de cateterismo pouco depois.

Morreu na tarde de sábado, 18, o cineasta Toni Venturi, em São Sebastião, no litoral de São Paulo. Ele tinha 68 anos e passou mal enquanto nadava na praia.

Venturi dirigiu e produziu filmes como A Comédia Divina (2017) e Cabra-Cega (2005, além de vários documentários como Rita Cadillac - A Lady do Povo (2010) e Dentro da Minha Pele (2020).

Segundo a família, Toni Venturi será velado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira. Ele deixa a esposa Débora Duboc, atriz, e os filhos Theo e Otto. A cremação será realizada na terça-feira, ainda sem horário e local definidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do cineasta no X, dizendo que ele sempre "trabalhou por um cinema nacional forte".

O crítico de cinema Amir Labaki e ministra da Cultura Margareth Menezes também se manifestaram.

Inocentado na justiça de várias denúncias de abuso e assédio sexual, o ator Kevin Spacey ganhou apoio de colegas para um retorno a Hollywood. Liam Neeson, Sharon Stone, F. Murray Abraham e Stephen Fry se pronunciaram ao jornal The Telegraph pedindo o retorno de Spacey à indústria.

"Eu mal posso esperar para ver Kevin de volta. Ele é um gênio. Ele também é elegante e divertido, generoso e sabe mais sobre nosso ofício do que vários jamais saberão. É terrível como estão o culpando por não serem capazes de chegar a uma conciliação consigo mesmos, por não conseguirem seguir com suas agendas secretas", disse Stone.

No ano passado, Spacey foi inocentado de nove acusações criminais no Reino Unido, mas o serviço de streaming Max acaba de lançar o documentário Kevin Spacey: A História Não Contada, que traz novas denúncias contra o ator americano, de 64 anos.

Spacey respondeu às denúncias em rara entrevista a NewsNation: "Estou tentando mostrar que ouvi. Aprendi. Recebi a mensagem. Sinto muito fortemente que, quaisquer erros que cometi na minha vida, paguei um preço", disse.

Ele também afirmou que o movimento #MeToo "exagerou muito na direção da injustiça" e alertou para o risco de "o pêndulo da justiça oscilar demais para o lado oposto".

Spacey pode interpretar Sinatra

Outra figura importante de Hollywood a defender o ator foi o diretor e roteirista Paul Schrader, de clássicos como Taxi Driver e Touro Indomável e que está lançando em Cannes seu novo trabalho Oh, Canadá.

Em entrevista a Variety, o cineasta disse que conversou com Kevin Spacey para que ele protagonize uma cinebiografia de Frank Sinatra e afirmou que "a cultura do cancelamento vai deixá-lo em paz".