Lewandowski prorroga atuação da Força Penal Nacional na Penitenciária de Mossoró

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, decidiu autorizar a prorrogação do emprego da Força Penal Nacional (FPN) por sessenta dias na Penitenciária Federal de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. A decisão consta de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 23.

A atuação do grupo será estendida até 21 de junho de 2024, em caráter excepcional, episódico e planejado, para treinamento, sobreaviso e reforço da segurança externa do presídio, de onde dois detentos fugiram este ano. Depois de 51 dias de buscas, eles foram recapturados e presos novamente na mesma penitenciária.

"Os treinamentos serão realizados na Penitenciária Federal em Mossoró e serão coordenados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública", diz a portaria. "O número de profissionais a ser disponibilizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública obedecerá ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação", acrescenta.

Designada para atuar no presídio de Mossoró em fevereiro, a Força Penal Nacional é uma iniciativa que foi lançada oficialmente ano passado pelo ex-titular da pasta Flávio Dino.

O grupo integra ações de União e os Estados, mediante convênio, e ocorre em caráter excepcional para combater o crime organizado.

A FPN reúne profissionais na atuação penal, oferecendo suporte em áreas como direção de unidades penais, reabilitação, aquisições e logística, segurança e disciplina.

Em outra categoria

Ingra Soares, esposa do cantor Zé Vaqueiro, contou em seu Instagram na sexta-feira (17) que o pequeno Athur, filho mais novo do casal, sofreu uma parada cardíaca e voltou para o hospital após ter tido alta no dia anterior. A empresária escreveu que Arthur está na UTI por conta da Síndrome de Patau, que o fez ficar internado nove meses depois de nascer.

Nas redes sociais, o cantor pernambucano postou uma foto no hospital e se manifestou: "Sei que eu e Ingra estamos fazendo de tudo por ele e por nossa família".

A Síndrome de Patau, também chamada de trissomia 13, é definida pela presença de uma cópia adicional do cromossomo 13 em todas ou na maioria das células da pessoa. O crescimento intrauterino frequentemente é comprometido, levando ao nascimento de bebês com baixo peso. Além disso, a maioria deles pode ter complicações cardíacas congênitas e muitos podem apresentar malformações craniofaciais e microcefalia.

O clima não está nada bom dentro do RBD, grupo mexicano que esteve no Brasil no ano passado com a mega turnê de reunião Soy Rebelde Tour. Na quinta-feira, 15, a atriz e cantora Dulce María participou de um evento da revista Glamour México e confirmou que foram encontradas irregularidades na auditoria que investiga o ex-empresário do grupo, Guillermo Rosas, acusado de desviar dinheiro da banda.

Dulce também disse que os planos para estender a turnê foram comprometidos por causa da situação. "Tínhamos muitos planos de continuar com a turnê e, neste momento, infelizmente, estamos em um momento difícil"

Na mesma semana, os integrantes do RBD ignoraram o aniversário de Anahí, celebrado na terça-feira, 14. Nenhum membro do grupo deu parabéns para a cantora por meio das redes sociais, fortalecendo os rumores de que eles teriam brigado.

Isso teria ocorrido porque Anahí parabenizara Guillermo por seu aniversário no início do mês, despertando críticas dos fãs. Na sexta-feira, 17, contudo, o marido da cantora Manuel Velasco disse que a amizade dela com Rosas chegou ao fim.

"O que eu posso dizer é que: minha esposa teve um relacionamento de amizade há mais de 20 anos com Guillermo", afirmou, completando que houve problemas pessoais "que a machucaram muito". "Então, ela ficou muito magoada nesse assunto. Porque a relação com o Guillermo no campo pessoal e da amizade se acabou."

Bruna Biancardi respondeu à crítica sobre corpo em seu Instagram, e aproveitou para desabafar sobre opiniões negativas que recebe constantemente. A influenciadora posou no tapete vermelho do Festival de Cannes na quinta-feira, 16, e publicou fotos com o vestido luxuoso em suas redes sociais. Nos comentários, seguidores se dividiram entre elogios e julgamentos, apontando o decote do look.

Nesta sexta, 17, Bruna abriu uma caixa de perguntas em seus stories para responder a curiosidades sobre o evento. Uma das mensagens que a influenciadora recebeu questionava porque ela havia aumentado o silicone em seus seios, dizendo estar "muito vulgar".

Bruna rebateu: "Não aumentei o silicone, achei que soubessem que, quando uma mulher amamenta, os seios aumentam. Um pouco óbvio, mas pelo visto preciso explicar", escreveu.

Em outros stories, Bruna falou sobre ter de lidar com opiniões sobre sua vida. "Já me preocupei um dia. Hoje acho engraçado ver tantas mulheres levantando bandeiras, defendendo seus direitos e ao mesmo tempo ferindo outras com palavras e ódio gratuito todos os dias na internet", afirmou ela.

E continuou: "Não posso reclamar da exposição, mas posso opinar sobre os comentários negativos que recebo sempre. Se a minha roupa não te agrada, está tudo bem, você não precisa usar (...) Se você não acha legal eu fazer tal coisa, estar em tal lugar, está tudo bem, isso não te diz respeito".

"Lembrando que críticas construtivas são sempre bem-vindas. Mas não é esse tipo que eu recebo", acrescentou Bruna.