A 26ª edição da Mostra de Tiradentes terá fórum para debater setor

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

De 20 a 28, a cidade mineira de Tiradentes acolhe a 26.ª edição da Mostra de Cinema Brasileiro. Nela, de 23 a 27, realiza-se a 16.ª Mostra Aurora, a grande vitrine da produção autoral e independente nacional. Este ano, a Mostra de Tiradentes sediará um fórum para discutir a realidade do setor e elaborar uma carta com o diagnóstico e as reivindicações da categoria.

A Mostra de Tiradentes é o primeiro de três grandes eventos de cinema que a Universo Produção realiza no ano. Os outros dois são o Cine OP, em junho, que privilegia o cinema brasileiro de arquivo, e mais para o fim do ano o CineBH, uma mostra de cinema internacional.

Somados, os três eventos totalizam a abordagem plena do cinema brasileiro e até mundial. Vanguarda, memória e mercado. O momento não poderia ser mais adequado para essa discussão. Os festivais voltaram a ser presenciais, mas o público ainda está reticente em voltar às salas. Só para lembrar, em Cannes, 2000, o festival abrigou outro fórum para discutir as mudanças que as novas tecnologias - o digital - poderiam provocar na estética e na indústria do cinema.

A Mostra Aurora de 2023, com curadoria de Francis Vogner dos Reis, Lila Foster e Camila Vieira, apresentará sete filmes na disputa pelo troféu Barroco: A Vida São Dois Dias, de Leonardo Mouramateus, As Linhas da Minha Mão, de João Dumans, Cervejas no Escuro, de Tiago A. Neves, Peixe Abissal, de Rafael Saar, Solange, de Nathalia Tereza e Tomás von der Osten, Vermelho Bruto, de Amanda Devulsky, e Xamã Punk, de João Maia Peixoto. "Não há uma questão específica a unir os filmes, nem tendência, e sim experiências diferenciadas que se relacionam àquilo que interessa a cada diretor", define Vogner.

Selecionados pelos curadores, outros seis títulos integram a Mostra Olhos Livres, assim nomeada em homenagem ao diretor Carlos Reichenbach. Camila Vieira destaca: "Essa mostra abarca longas que propõem diferentes modos de criação no cinema, a partir de estilos diversificados e procedimentos estéticos que envolvem uma mirada mais livre e inventiva no modo de fazer". Dois dos filmes selecionados são de autoras já premiadas/homenageadas em Tiradentes - Helena Ignez, A Alegria É a Prova dos Nove, e Paula Gaetán, O Canto das Amapolas. Completam a seleção - Cambaúba, de Cris Ventura, Alegorias, de Leonel Costa, O Cangaceiro da Moviola, de Luís Rocha Melo, e Terruá Pará, de Jorane Castro. As duas mostras - Aurora e Olhos Livres - contemplam obras de diferentes pontos do Brasil. Espelham as realidades regionais, culturais.

FÓRUM

Em 2023, Tiradentes fará história ao promover um fórum. Os Encontros pelo Audiovisual Brasileiro vão reunir profissionais da área para o diagnóstico dos pontos críticos da atividade que se intensificaram nos últimos quatro anos. A ideia é aproveitar o clima de esperança para elaborar uma carta com as reivindicações da classe. O fórum foi elaborado pelo ex-secretário do Audiovisual, Mário Borgneth, e contará com a presença confirmada da ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmem Lúcia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

O principal representante comercial dos Estados Unidos, Jamieson Greer, viajará para Genebra, na Suíça, ainda esta semana, onde terá encontro com seu homólogo da China para discutir questões comerciais, informou o escritório de Representação do Comércio americano (USTR, na sigla em inglês) nesta terça-feira. O comunicado não citou o nome da autoridade chinesa que participará da reunião.

Greer também se reunirá com a missão da Representação Comercial dos EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC). A viagem prevê ainda encontro com a presidente da Suíça, Karin Ketter-Sutter, para discutir negociações sobre comércio recíproco.

"Sob a orientação do Presidente Trump, estou negociando com os países para reequilibrar nossas relações comerciais, a fim de alcançar reciprocidade, abrir novos mercados e proteger a segurança econômica e nacional dos Estados Unidos", disse Greer no comunicado.

"Espero ter reuniões produtivas com alguns dos meus colegas", pontuou.

High in the Clouds, livro infantil de Paul McCartney publicado em 2005, será adaptado em animação com elenco de voz composto por nomes famosos. Os personagens principais serão dublados por Celine Dion, Himesh Patel (protagonista do longa Yesterday) e Hannah Waddingham. A informação é da revista Variety, que também cravou participação do ex-Beatle Ringo Starr no filme.

Idris Elba, Lionel Richie, Jimmy Fallon, Clémence Poésy, Pom Klementieff e Alain Chabat também estão entre os que emprestarão suas vozes à trama de McCartney. O livro foi escrito pelo astro junto do britânico Philip Ardagh, e ilustrado por Geoff Dunbar.

A animação será dirigida por Toby Genkel, de Epa! Cadê o Noé? e O Fabuloso Maurício. O roteiro é de Jon Crocker, de Paddington 2, e o design de produção é de Patrick Hanenberger, de A Origem dos Guardiões.

Ainda segundo a Variety, o filme contará com composições originais de McCartney e trilha sonora de Michael Giacchino, ganhador do Oscar por Up: Altas Aventuras.

A Warner oficializou nesta terça-feira, 6, a sequência de Da Magia à Sedução, clássico cult de 1998 estrelado por Sandra Bullock e Nicole Kidman. O estúdio confirmou o retorno de ambas as atrizes. Akiva Goldsman, um dos roteiristas do filme original, escreve a sequência, que terá direção de Susanne Bier (O Casal Perfeito).

Inspirado no livro de Alice Hoffman, Da Magia à Sedução acompanha Sally e Gillian Owens, duas irmãs bruxas criadas em uma pequena cidade de Massachusetts que tentam quebrar uma maldição ancestral que as impede de encontrar um amor. Além de Bullock e Kidman, o elenco contava ainda com Dianne Wiest, Stockard Channing e Evan Rachel Wood.

Em seu lançamento original em 1998, Da Magia à Sedução não teve sucesso, arrecadando apenas US$ 68,3 milhões nas bilheterias mundiais, valor bem abaixo de seu orçamento, estimado em US$ 75 milhões. Além disso, o filme foi mal recebido pela crítica especializada da época. A produção, no entanto, ganhou status cult após seu lançamento em home video e, mas recentemente, sua chegada ao streaming.

O novo filme adaptará O Livro da Magia, capítulo final da saga de fantasia de Hoffman lançado em 2021. A história mostrará a família Owens voltando para a Europa, onde sua ancestral conjurou a maldição que as afeta há séculos, descobrindo segredos e testando os limites de seus poderes.

A sequência de Da Magia à Sedução estreia em 18 de setembro de 2026 nos Estados Unidos. O filme original está disponível para streaming na Max.