'A Terra que eu vi do espaço é redonda', diz o astronauta Charles Duke em SP

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Desde que o épico Ramayana foi escrito pelo poeta hindu Valmiki entre 500 e 100 a.C., com uma nave voadora que leva o rei Rama em sua jornada celestial, o espaço fascina a humanidade. A viagem às estrelas passou de sonho a realidade somente no século 20, e uma exposição aeroespacial montada no estacionamento do Shopping Eldorado convida o público a conhecer parte da história da exploração espacial e a interagir com mais de 300 objetos originais usados no programa Apollo, da Nasa.

Space Adventure cumprimenta os visitantes com um vídeo ao som de Rocket Man, de Elton John, na entrada, e entre os itens mais interessantes estão objetos cedidos pela Nasa que ajudam a saciar a curiosidade sobre o cotidiano no espaço em relação a comida e higiene. Alimentos selados a vácuo, intactos desde a década de 1970, fraldas usadas nos trajes para coletar fezes e urina são detalhes inusitados da mostra. Trajes originais, incluindo uma bota ainda suja de poeira lunar, uma roupa usada por Buzz Aldrin e outros artigos preservados estão expostos.

Painéis relatam a história da exploração espacial desde os primeiros projéteis do engenheiro alemão Wernher von Braun feitos com propósitos bélicos durante a 2ª Guerra Mundial - uma dura lembrança de que a ciência pode ser usada tanto para o avanço quanto para o retrocesso civilizatório. Réplicas em tamanho real dos módulos de pouso lunar e de reentrada (que mostra o quão claustrofóbica era a viagem de volta, com três astronautas enfurnados num cubículo trepidante) e dos carros utilizados para atividades na superfície lunar dão a real dimensão dos itens. O espaço criado numa tenda climatizada, porém, oferece pouca ventilação aos visitantes.

Para promover a Space Adventure, um personagem ilustre veio a São Paulo: Charles Duke, 10º astronauta a pisar na Lua, sendo o mais jovem de todos até hoje. "De todas as exposições que já vi mundo afora, esta é a mais completa", afirmou ele durante entrevista coletiva nesta quinta-feira, 26. "Nem todos os artigos voaram ao espaço, porque a Nasa infelizmente cancelou as três missões finais do projeto Apollo, mas todos foram feitos para voar."

Duke fez parte da equipe de solo durante a missão Apollo 11, em 1969, em que Neil Armstrong e Buzz Aldrin se tornaram os primeiros seres humanos a caminhar por outro corpo celeste. Em 1972, foi a vez dele viajar com a Apollo 16, aos 36 anos, sendo piloto do módulo lunar. "A experiência de caminhar sobre a Lua não mudou a minha vida. Diferente de outros astronautas, não tive experiências espirituais, psicológicas ou filosóficas. Eu estava muito concentrado na missão e não tive tempo de pensar muito profundamente a respeito na época", admite ele.

Para realizar uma missão de tamanho grau de complexidade como foram as viagens à Lua é preciso que os astronautas tenham preparo físico, conhecimento técnico e resiliência psicológica. Perguntado sobre o que é mais decisivo, ele reflete: "Para o sucesso de uma missão, o treinamento é o mais importante. Claro, se tudo funcionar. Se você tiver uma explosão durante a decolagem, seu treinamento não adiantará de nada."

Duke tirou essa lição de uma brincadeira que fez em solo lunar, tentando bater o recorde de salto em altura - que ele afirma ter conseguido. A traquinagem o fez cair de costas e quase quebrar o aparato de suporte à vida de seu traje, sem o qual ele morreria. "Jamais faça nada no espaço que você não treinou exaustivamente na Terra."

Ele lembra que, segundo o plano, teria de dormir entre o pouso e as atividades externas. "Imagine o quão difícil foi dormir duas horas após pousar na Lua."

Duke diz que vê com bons olhos as novas empreitadas espaciais lideradas por empresas e já até recomendou que amigos voem para o espaço. "Quando estiverem lá, não pensem na falta de gravidade. Olhem pela janela. Será uma vista que vocês jamais viram", indica.

Para ele, iniciativas como a Space Adventure são relevantes para combater o crescente negacionismo científico - como o perigoso movimento antivacina - e as teorias conspiratórias - como a que sugere que o pouso na Lua não ocorreu ou que a Terra seja plana. "Nós pousamos na Lua seis vezes. É inquestionável. Você pode ver as rochas que trouxemos, os locais de pouso com nossos carros. E a Terra que eu vi do espaço é redonda."

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Renata Saldanha, campeã do Big Brother Brasil 25, respondeu a algumas perguntas enviadas por fãs no Instagram na madrugada desta quarta-feira, 30. Ela aproveitou o momento para tranquilizar os admiradores do casal "Reike", formado por ela e Maike na reta final do reality.

"Gente, essa pergunta é campeã! Só para avisar, nós estamos bem, está tudo bem entre nós, para quem tinha dúvidas", começou a bailarina. "É como lidamos com outros relacionamentos na vida. A gente está se conhecendo, estamos nesse momento de entender um pouco tudo isso, que é novidade para ele - e muito para mim também. Então é isso, estamos nos conhecendo", concluiu a campeã.

Maike e Renata se reencontraram em público durante o Prêmio gshow, na última quarta-feira, 23, quando receberam o troféu da categoria "Melhor Conexão" e deram um beijo no palco. Antes da cena, estiveram juntos nos bastidores.

Apesar do clima de intimidade, Renata disse que ainda era cedo para definir qualquer rótulo. "A gente não teve a oportunidade de conversar aqui fora ainda, a gente mal se encontrou. No dia que a gente resolveu ficar, acho que ele ficou uns cinco dias na casa e depois saiu. Então, é muito breve para eu dizer algo", falou ao gshow.

Maike foi eliminado no 15º Paredão do BBB. Poucos dias antes, havia sido advertido pela produção e por Tadeu Schmidt por causa de atitudes abusivas com Renata, como mordida e puxão de cabelo. Nas imagens, a bailarina aparentava desconforto e pedia para que ele parasse. A sequência de ações gerou revolta entre os internautas e pedidos de expulsão nas redes. Do lado de fora da casa, o ex-brother assistiu às cenas e pediu desculpas, dizendo estar envergonhado.

Após cumprir a agenda atribulada no Rio de Janeiro desde o fim do reality, no último dia 22, Renata voltou para Fortaleza nesta quarta junto de Eva, sua dupla no início da competição. Ela foi recebida por uma multidão no aeroporto, e comemorou o retorno para casa.

O cantor Ney Matogrosso compartilhou detalhes de sua relação atual com a mãe, de 103 anos, e contou como a idade avançada tem transformado a relação entre os dois. Durante entrevista coletiva para divulgação da cinebiografia Homem com H, estrelada por Jesuíta Barbosa, o astro explicou que dona Beita de Souza Pereira não pode assistir ao filme, mas garantiu que o apoio que sempre recebeu dela é verdadeiro.

"Agora, com 103 [anos], ela não funciona mais", lamentou o cantor durante o bate-papo, segundo a revista Caras. "Até os 100 ela cuidou do meu sítio, dos nove empregados da fazenda."

Durante entrevistas ao longo da carreira, Ney sempre ressaltou a boa relação com a mãe, um traço que está presente no filme dirigido por Esmir Filho - ela é interpretada na obra por Hermila Guedes. Com o pai, o militar Antônio Matogrosso Pereira, a relação sempre foi difícil, sobretudo na infância e na adolescência.

"Tem dias que ela não me reconhece. Não é sempre", entregou o astro, que costuma ser reservado quanto à família. "Mas tem dias que ela olha para mim e fala: 'Quem é você?'. E eu digo: 'Sou o Ney, mãe'. Mas também não faço drama não."

Homem com H retrata a infância e trajetória de Ney Matogrosso até sua consagração como artista e músico brasileiro. A obra também pincela seu sucesso com o grupo Secos & Molhados e alguns relacionamentos de Ney, com Cazuza e Marco de Maria. O longa estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta, 1º, com sessões antecipadas a partir da quarta, 30.

Uma pintura de Mark Rothko avaliada em US$ 56 milhões (R$ 318 milhões na cotação atual) foi danificada após uma criança "riscá-la" durante uma visita a um museu na Holanda.

O caso aconteceu na semana passada. O quadro era exibido como peça de destaque no Museu Boijmans Vans Beuningen, em Roterdã.

À BBC, um porta-voz do museu descreveu o dano como superficial. "Pequenos arranhões são visíveis na camada de tinta sem verniz na parte inferior da pintura", explicou.

"Foram requisitados especialistas em conservação na Holanda e no exterior. Atualmente, estamos pesquisando os próximos passos para o tratamento da pintura", completou.

A gerente de conservação da Fine Art Restoration Company, Sophie McAloone, disse ao veículo que pinturas modernas sem verniz, como a de Rothko são "particularmente suscetíveis a danos" por causa da "combinação de materiais modernos e complexos, da ausência de uma camada de revestimento tradicional e da intensidade dos campos de cores planas, que tornam até as menores áreas de danos instantaneamente perceptíveis."

"Nesse caso, arranhar as camadas superiores de tinta pode ter um impacto significativo na experiência de visualização da peça", concluiu.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais