Drake e BTS se destacam na premiação do Billboard Music Awards

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Foi um caso de família no Billboard Music Awards: Pink girou no ar em uma performance poderosa com sua filha, e Drake foi eleito o artista da década, recebendo a homenagem ao lado de seu filho de 3 anos de idade .

Drake, que estendeu seu recorde como o vencedor mais condecorado da história da premiação para 29 vitórias no domingo, estava cercado por familiares e amigos que o presentearam com o Prêmio Artista da Década. Ele subiu no palco do lado de fora do Microsoft Theatre em Los Angeles (EUA) com seu filho Adonis segurando sua mão. "Quero dedicar este prêmio aos meus amigos, aos meus colaboradores de longa data ... à minha linda família e a você", disse ele, olhando para Adônis e pegando-o para beijá-lo.

Drake colocou sua primeira música na parada Billboard Hot 100 em 2009, e desde então registrou o maior número de canções na parada, com 232 entradas. Ele também registrou um recorde de 45 sucessos nas dez primeiras posições do Hot 100 e um recorde de 22 vezes em primeiro lugar na parada de canções de Hot R&B/Hip-hop. Drake também foi nomeado o melhor artista de streaming de músicas no Domingo.

Pink recebeu o Prêmio Ícone e foi acompanhada no palco por sua filha de 9 anos,mostrando suas poderosas habilidades de ginástica enquanto giravam no ar em uma performance de cair o queixo. Conhecida por seus movimentos aéreos e acrobáticos característicos, Pink foi acompanhada por Willow Sage Hart enquanto Cover Me In Sunshine tocava ao fundo, a música de Pink com os vocais de sua filha.

"Willow, você acertou em cheio", disse Pink após a apresentação. "Eu amo o que faço e amo as pessoas com quem faço isso, e somos muito bons no que fazemos, mas não importaria se ninguém viesse nos ver e tocar conosco. Então, todos vocês aí... obrigado por terem vindo!"

A performance de Pink foi um dos vários momentos pré-gravados na premiação, que foi apresentada por Nick Jonas. Apresentações ao vivo foram realizadas ao ar livre, na frente de membros febris da audiência usando máscaras.

The Weeknd estava preparado para conquistar o maior número de vitórias da noite - 10. Ele começou a cerimônia com 16 indicações, ganhando honras como melhor artista, melhor artista masculino, melhor canção da lista dos 100 por Blinding Lights e melhor álbum R&B por Depois de horas.

"Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a vocês, meus pais", disse ele. "Se sou o homem que sou hoje é por causa de vocês. E obrigado aos meus fãs, é claro."

O falecido rapper Pop Smoke também foi um grande vencedor: ele recebeu postumamente cinco homenagens, incluindo o melhor artista iniciante e o melhor artista de rap, enquanto seu trabalho de estreia - Shoot for the Stars, Aim for the Moon - ganhou o álbum de rap/top e o top Billboard 200 álbum, prêmio recebido por sua mãe.

"Obrigado aos fãs por honrar a vida e o espírito do meu filho. Ele continua a se manifestar como se ainda estivesse aqui em carne e osso", disse Audrey Jackson. "Ele criou música para aquelas crianças que tem que dormir apertadas com outras em um quarto, a criança que tem que descobrir como ir para a escola todos os dias para se formar e deixar sua mãe orgulhosa. Ele fez isso para que garotos de 14 anos não tivessem que matar para provar que eles são alguém."

Confira a lista dos vencedores:

- Melhor artista: The Weeknd

- Música top entre as 100 mais: The Weeknd, Blinding Lights

- Top álbum da Billboard 200: Pop Smoke, Shoot for the Stars, Aim for the Moon.

- Melhor artista feminina: Taylor Swift

- Top artista masculino: The Weeknd

- Melhor artista revelação: Pop Smoke

- Colaboração principal: Gabby Barrett com Charlie Puth, I Hope

- Melhor duo/grupo: BTS

- Melhor artista de R&B: The Weeknd

- Melhor artista de rap: Pop Smoke

- Melhor artista country: Morgan Wallen

- Melhor artista de rock: Machine Gun Kelly

- Melhor artista latino: Bad Bunny

- Melhor artista de dança / eletrônica: Lady Gaga

- Melhor artista cristão: Elevation Worship

- Melhor artista gospel: Kanye West

- Melhor artista social: BTS

- Melhor artista de streaming de músicas: Drake

- Melhor artista em vendas: BTS

- Melhor artista de músicas de rádio: The Weeknd

- Melhor artista do Top Billboard 200: Taylor Swift

- Melhor artista do Top Hot 100: The Weeknd

- Prêmio Artista da Década: Drake

- Prêmio Ícone: Rosa

- Prêmio Criador de Mudanças: Trae Tha Truth

Em outra categoria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 2, o projeto de lei (PL) que torna a Política Nacional Aldir Blanc permanente e destina R$ 15 bilhões a Estados e municípios para fomento das culturas locais. Segundo o Palácio do Planalto, a lei permite que esse montante previsto na Aldir Blanc seja repassado em um período maior do que o atual.

Originalmente, seriam de R$ 3 bilhões ao ano por cinco exercícios (2023 a 2027). Após o repasse desse montante, a Aldir Blanc passa a ser financiada por recursos definidos em cada lei orçamentária. "Com isso, a política se torna permanente", disse o governo.

O texto aprovado pelo Congresso, agora sancionado por Lula, incorporou ainda o texto da Medida Provisória 1.280/2024, que prorroga até 31 de dezembro de 2029 o prazo para uso de benefícios fiscais do Regime Especial de Tributação para Desenvolvimento da Atividade de Exibição Cinematográfica (Recine). Antes, o prazo terminaria ao fim de 2025.

O Recine permite desoneração de tributos federais sobre compras ligadas à implantação ou à modernização de salas de cinema, principalmente em cidades menores ou do interior, segundo o Planalto.

O cantor e compositor Danilo Caymmi publicou um vídeo nas redes sociais neste sábado, 3, falando sobre o posicionamento político de Nana Caymmi e que ele chamou de "aproveitamento" nas circunstâncias da morte da cantora.

Nana morreu na última quinta-feira, 1º, aos 84 anos, em decorrência de problemas cardíacos. Ela estava internada havia nove meses na Clínica São José, no Rio de Janeiro. A morte foi lamentada por colegas, amigos e familiares.

No vídeo, Danilo conta que a irmã não tinha acesso a e-mail e redes sociais, e afirma que seus posicionamentos políticos eram superficiais. "A gente repudia o aproveitamento político que está sendo feito com relação a ela", afirma. A cantora foi apoiadora de Jair Bolsonaro.

"Para vocês terem uma ideia, a Nana não tinha celular, não tinha e-mail, rede social nenhuma, alheia aos acontecimentos há, no mínino, 10 anos. Então, isso é muito grave", lamenta.

"A opinião política dela era completamente superficial, não tinha essa profundidade. Eu falo para as pessoas que gostam da Nana, dos artistas que ela ofendeu de certa maneira que foi muito difícil para nós. Enfim, era muito superficial. Eu acho que ela foi, de certa maneira, manipulada com relação a essas coisas", opina Danilo. "É muito difícil para mim ver esse aproveitamento político num Brasil polarizado."

Nas redes sociais, Jair Bolsonaro se manifestou e lamentou a morte de Nana. "Recebo com grande pesar a notícia do falecimento de Nana Caymmi, uma das vozes mais marcantes da nossa música. Filha de Dorival, Nana carregava em sua arte a força de uma linhagem que sempre engrandeceu a cultura brasileira", escreveu. O presidente Lula não se manifestou.

A Netflix norte-americana anunciou que Ainda Estou Aqui, filme de Walter Salles que trouxe o primeiro Oscar da história do Brasil, vai estar disponível para streaming na plataforma nos Estados Unidos a partir de 17 de maio.

Estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello, Ainda Estou Aqui conta a história de Eunice Paiva, que precisou reconstruir a sua vida e sustentar os filhos após seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva, ser sequestrado e morto pela ditadura militar brasileira. O filme é inspirado no livro homônimo do escritor Marcelo Rubens Paiva.

A produção fez história ao receber três indicações ao Oscar 2025, em melhor filme internacional, melhor atriz e melhor filme, e conquistou a estatueta na categoria internacional.

No X, antigo Twitter, fãs comemoraram o anúncio do filme no catálogo americano da Netflix. "Simplesmente Oscar Winner", escreveu um. "Melhor filme do mundo", completou outra pessoa.

Ainda Estou Aqui está disponível para streaming no Brasil pelo Globoplay.