Morre o estilista Paco Rabanne aos 88 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O estilista espanhol Paco Rabanne morreu aos 88 anos, no dia 29 de janeiro, conforme anúncio feito nesta sexta-feira, 3, pelo presidente da Câmara de Vannes, David Robo. Nome reconhecido na moda e também na perfumaria morava na França. Ainda não há informações sobre causa da morte, apenas que ele estava em sua casa, na Bretanha, França.

Francisco Rabaneda Cuervo nasceu em Pasaia, País Basco, no dia 18 de fevereiro de 1934. Estilista espanhol deixou sua marca nas passarelas com suas criações futuristas, que conquistou o público a partir da década de 1960.

Apaixonado pela França, estilista se exilou no país durante a Guerra Civil Estudou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas artes de Paris e usou a criatividade para criar peças utilizando os mais diversos materiais, além de se preocupar com a questão de volume e espaços.

O primeiros passos na arte da moda foram dando ao desenhar acessórios para coleções de alta-costura de marcas como Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin. Logo estaria exibindo suas próprias criações. Mas foi em 1989, na Nuit du Chocolat, que ele impactou o público ao mostrar um vestido de chocolate.

Pensando além das passarelas, Paco Rabanne investiu marca de perfume com seu nome. Chegou a criar fragrâncias especialmente para o Rock in Rio em 2011, as Black XS Rock in Rio.

Em outra categoria

Juliette Freire relatou uma crise de ansiedade durante o show de Lady Gaga em Copacabana, na zona sul do Rio, que ocorreu neste sábado, 3. A campeã do BBB 21 falou que não é a primeira vez que lida com a situação, em suas redes sociais: "Eu tive um episódio de ansiedade. Eu já tive antes do BBB, depois do BBB eu [também] tive algumas vezes."

"Normalmente fico sufocada, vai faltando ar e, quando eu entendi que estava tendo isso ontem (sábado), comecei a ficar mais desesperada porque estava em público. Não tinha para onde eu sair, fui para uma parede, estava chorando e tentando me acalmar e tal, respirar, em um lugar mais distante", completou.

A influenciadora também falou sobre o desconforto de ter sido filmada em um momento vulnerável: "Uma moça filmou. Eu disse: 'Moça, por favor, estou passando mal, não poste isso'. Ela apagou. Depois, a galera do evento estava comigo, eu estava me acalmando, aí a moça me filmou de longe. No próprio evento eu já fiquei boa, fui aproveitar."

"Isso é uma coisa que eu tenho há muito tempo, e eu já levo para a terapia há muito tempo. Não é constante, mas acontece", finalizou.

Preta Gil registrou em suas redes sociais uma visita da amiga Carolina Dieckmann durante sua estadia no hospital. "Fui passar o dia com a minha melhor amiga no hospital", disse Dieckmann.

O Estadão procurou a assessoria da artista para mais detalhes sobre o motivo da internação, mas ainda não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Nos stories do Instagram, Preta escreveu: "Minhas meninas."

A cantora passa por tratamento médico devido a um câncer no intestino desde 2023. Ela pretendia seguir com o tratamento nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão de quando poderá viajar para seguir com os cuidados médicos no exterior.

Em outros registros, Carolina se declarou para a amiga: "O melhor lugar do mundo é o amor. Deitadinha aqui, passei o dia te olhando, te guardando, vendo você sorrir, vendo você. Te amo infinito, e mesmo quando não estou aqui, eu estou."

Entenda o caso de Preta Gil

A cantora lida com um câncer de intestino desde 2023. Entre os sintomas que a fizeram suspeitar de um problema de saúde estavam uma intensa constipação intestinal e fezes achatadas, com muco e sangue.

À época, ela realizou sessões de radioterapia e tratamento cirúrgico. A artista também passou por uma histerectomia total abdominal, procedimento que consiste na remoção do útero.

Após o tratamento primário, entrou em uma fase sem manifestação da doença, comumente chamada de "remissão", segundo médicos ouvidos pelo Estadão. Em outras palavras, o câncer não era mais detectável por exames físicos, de imagem, tomografia e/ou sangue.

Recentemente, no entanto, a doença voltou a se manifestar, e Preta realizou uma cirurgia em dezembro do ano passado para a retirada de tumores e precisará utilizar uma bolsa de colostomia definitiva. A bolsa coleta fezes ou urina em uma espécie de saco externo ao corpo a partir de uma abertura feita na cavidade abdominal. Confira o depoimento dela sobre o procedimento aqui.

Desde março, a cantora relatou uma nova dificuldade: o esgotamento de tratamentos que possam ajudar na remissão da doença aqui no Brasil. Ela explicou, durante uma passagem pelo Domingão com Huck, que iria aos Estados Unidos com o objetivo de tentar novos métodos de tratamento.

A ida aos Estados Unidos foi adiada por causa de uma internação de mais de 15 dias que ocorreu em abril.

O presidente da China, Xi Jinping, realizará uma visita oficial à Rússia de 7 a 10 de maio, confirmou o Kremlin no domingo (4). O presidente chinês está entre os líderes que comparecerão ao Desfile do Dia da Vitória em Moscou, em 9 de maio, para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

O Kremlin afirmou que Xi visitará a convite do presidente russo, Vladimir Putin, e que, além de participar das celebrações do Dia da Vitória, os líderes discutirão "o desenvolvimento de relações de parceria abrangente, interação estratégica" e "questões da agenda internacional e regional".

Putin e Xi assinarão diversos documentos bilaterais, afirmou o Kremlin.

A visita de Xi à Rússia será a terceira desde que o Kremlin enviou tropas para a Ucrânia em fevereiro de 2022. A China afirma ter uma posição neutra no conflito, mas apoia as alegações do Kremlin de que a ação da Rússia foi provocada pelo Ocidente e continua a fornecer componentes essenciais necessários a Moscou para a produção de armas.

No sábado, 3, Moscou acusou o presidente ucraniano Volodimir Zelenski de ameaçar a segurança de dignitários presentes nas celebrações do Dia da Vitória, após ele ter rejeitado o cessar-fogo unilateral de 72 horas da Rússia. Zelenski afirmou que a Ucrânia não pode fornecer garantias de segurança a autoridades estrangeiras que planejam visitar a Rússia por volta de 9 de maio, alertando que Moscou poderia encenar provocações e, posteriormente, tentar culpar a Ucrânia. Fonte: Associated Press.