Estudante é baleado e morto em assalto durante romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um estudante de 19 anos morreu após ser assaltado na madrugada deste domingo, 12, na Rodovia Oswaldo Ortiz Monteiro, altura do município de Canas, no interior de São Paulo. Ele fazia romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

É ao menos o segundo caso registrado no último final de semana. No sábado, 11, um soldado da PM que também participava de romaria foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte) na Rodovia Presidente Dutra, em Lorena.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o estudante e um amigo seguiam pela via a pé quando foram abordados por dois indivíduos que anunciaram o assalto.

Gustavo Henrique Pereira dos Santos teria reagido e foi baleado. O óbito constatado no local. Os autores fugiram levando o telefone da outra vítima, de 18 anos.

O caso foi registrado como latrocínio pela Delegacia de Guaratinguetá. As diligências seguem para identificar e prender os suspeitos.

Gustavo era aluno da Faculdade de Ciências Humanas do Estado de São Paulo (FACIC), em Cruzeiro. A Instituição lamentou a morte do rapaz em postagem nas redes sociais.

"Com profundo pesar, a FACIC comunica o falecimento do aluno Gustavo Henrique dos Santos Pereira. Expressamos nossas sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento difícil."

Em outra categoria

A Apple alterou o nome da plataforma de streaming da empresa, rebatizando o serviço conhecido como Apple TV+. A partir desta segunda-feira, 13, ele agora será chamado apenas de Apple TV.

O anúncio foi revelado sem alarde em um texto sobre a chegada de F1: O Filme ao catálogo do aplicativo, prevista para o dia 12 dezembro. "Apple TV+ agora é simplesmente Apple TV, com uma identidade nova vibrante", diz o texto.

'F1' mescla história banal com excesso visual e cenas de corrida espetaculares

A mudança foi tão repentina que, até o momento da publicação deste texto, os sites da empresa que listam a plataforma em seus conteúdos ainda não trocaram a nomenclatura antiga pela nova. Na página brasileira, por exemplo, todo o material segue chamando o serviço pelo nome original.

Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck vão lançar um novo humorístico no Multishow. Batizada de ET, a atração vai estrear em 2026, ainda sem data definida.

A novidade foi anunciada por Sterblitch na noite desta segunda-feira, 13, no Upfront da TV Globo, evento voltado para o mercado publicitário que ocorreu no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Segundo o ator, ET será um programa clássico de esquetes - como ocorrido no passado com programas de Chico Anysio e Jô Soares. O humorístico terá apenas Sterblitch e Tatá no elenco.

"Máximo de performance que duas pessoas podem fazer, em um ritmo frenético. Só eu e a Tatá, minha amiga, poderíamos fazer isso", disse o ator, que abriu o show do Upfront.

Segundo Sterblitch já foram gravados seis episódios, nos quais eles fizeram cerca de 300 personagens.

O designer carioca Leonardo Iaccarino teve um de seus trabalhos reconhecidos como as 50 melhores capas de livros do ano, segundo o American Institute of Graphic Design (AIDA). O trabalho que conquistou o feito é a edição brasileira da biografia Lou Reed - O Rei de Nova York, de Will Hermes (editora BestSeller).

A capa premiada traz uma sobreposição de acetato transparente envolvendo a imagem do artista nova-iorquino, considerado um dos mais influentes da história da música. O amarelo é uma referência à banana do disco The Velvet Underground & Nico, em capa concebida por Andy Warhol.

"Cada projeto é uma tentativa de transformar o livro em uma experiência sensorial", afirmou Iaccarino, em comunicado enviado à imprensa. "Saber que leitores e jurados são tocados por esse olhar é profundamente gratificante."

O carioca também foi premiado recentemente pelo mesmo trabalho no Latin American Design Awards 2025, premiação realizada em Cuzco, no Peru. Ele também criou as capas de Tudo é Rio, A Biblioteca da Meia-Noite, entre outras.