PF apura se caminhões-tanque abandonados pelo crime organizado têm relação com casos de metanol

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta terça-feira, 7, que uma das hipóteses investigadas pela Polícia Federal é de que o metanol utilizado para adulterar bebidas tenha origem em caminhões e tanques abandonados pelo crime organizado após Operação Tank.

Lewandowski disse que uma das principais vias para solucionar o caso será a identificação do tipo de metanol utilizado para adulterar bebidas: se a substância teria origem vegetal, gerada pela própria fermentação das substâncias utilizadas na produção de bebidas, ou mineral. Neste último caso, pode haver ligação com a operação. O ministro se reuniu nesta terça-feira, 7, com associações do ramo de bebidas.

"Todos sabem que recentemente tivemos enorme ação de combate à infiltração de crime organizado na área de combustíveis. Muitos caminhões e tanques de metanol foram abandonados depois da operação. Essa é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada, acalentada pela Polícia Federal", explicou o ministro.

Até o momento, o Brasil reúne 217 notificações de possível intoxicação por metanol após consumo de bebida. Dessas, 17 casos foram confirmados e 200 estão em investigação. Até o momento, 13 Estados notificaram casos: São Paulo (que concentra cerca de 80% das notificações), Acre, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Rio Grande do Sul. Bahia, Distrito Federal e Mato Grosso descartaram os casos que estavam sob análise.

"As investigações estão no início, estão muito embrionárias ainda. Não podemos avançar em nenhuma conclusão, seria até temerário", pontuou Lewandowski.

O ministro explicou ainda que os responsáveis pela adulteração não necessariamente pertencem a organizações amplamente conhecidas, com o PCC. "Não estamos nos referindo necessariamente àquelas conhecidas facções. Pode ser que haja uma organização criminosa especializada em distribuir metanol para adulterar bebidas. Não deixa de ser uma organização criminosa", disse.

Segundo Lewandowski, outro alvo que será atacado pelas investigações será a comercialização de selos, tampas e rótulos pela internet.

"Hoje a venda de rótulos, lacres e tampas que podem servir para adulteração das bebidas é praticamente livre, não tem um controle maior, essa é uma área que precisa ser atacada, porque é aí que temos grande parte da origem das bebidas adulteradas com metanol", afirmou o ministro.

Até o momento, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) já notificou 15 estabelecimentos que comercializam bebidas. Nesta terça-feira, outros 15 serão notificados.

Na semana passada, a Polícia Federal abriu uma investigação a pedido de Lewandowski para apurar os casos. Na ocasião, São Paulo era o único Estado com registros, mas havia indícios de que o problema poderia atingir outros Estados.

Participaram da reunião no MJSP a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira de Bebidas Destiladas (ABBD), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Fórum Nacional contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP) e a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF).

"Nós não queremos paralisar um setor importante da economia nacional, que é o setor de bebidas. Precisamos separar o joio do trigo. Então vamos com muita clareza atacar aqueles comerciantes que estão adulterando as bebidas de forma intencional e preservar aqueles comerciantes que estão atuando dentro da legalidade", disse Lewandowski.

O ministério criou um comitê para lidar com a crise, que inclui a participação do setor privado. A pasta vai criar um site que ficará hospedado na página da Senacon para informar sobre as medidas tomadas para responder à crise.

Em outra categoria

Gracyanne Barbosa, que estava participando do Dança dos Famosos 2025, desabafou sobre a recuperação após romper o tendão do joelho durante uma apresentação. de lambada A lesão fez com que a influenciadora digital precisasse deixar a competição do Domingão com Huck.

"As pessoas me olham com um olhar de piedade. E eu detesto que as pessoas sintam pena. Sei que é um sentimento bom [...] Eu que sou uma pessoa forte. Não sei lidar ainda com esse sentimento de piedade", disse em suas redes sociais.

Após ser submetida a uma cirurgia no joelho, ela está andando com o auxílio de um andador. A ex-BBB ainda disse que, apesar de estar fragilizada, gosta de receber mensagens de carinho. "Não gosto de mostrar fraqueza."

No domingo, 5, ela foi ao programa de Luciano Huck e agradeceu a oportunidade de participar do quadro de dança do programa. "Me senti muito acolhida, parte dessa família. Não vou mais estar dançando nesse palco, mas com certeza vou estar aqui com vocês."

Na ocasião, o apresentador afirmou que Gracyanne está convidada para retornar ao Dança dos Famosos em 2026, caso já tenha autorização médica.

Pai do ator Tom Holland, Dominic Holland deus novos detalhes da lesão sofrida pelo astro durante as filmagens de Homem-Aranha: Um Novo Dia. Ele explicou que a versão divulgada inicialmente na mídia foi exagerada e que o próprio filho percebeu que não estava bem após a gravação de uma cena de ação lhe causar uma concussão.

"Ler as notícias na mídia sobre o 'ferimento horrível' de Tom me fez lembrar do ditado que diz que nunca se deve acreditar no que está escrito nos jornais. Eles estavam quase completamente errados, citando um motorista de ambulância que havia buscado a 'estrela ferida' no Leavesden Film Studios, no norte de Londres. Não havia ambulância, e o filme não está sendo filmado no Leavesden Studio', escreveu Dominic em publicação no site da The Brothers Trust, instituição beneficente comandada pela família Holland.

O pai do ator também negou que uma "mulher misteriosa' tenha sido ferida nas filmagens. Segundo ele, Tom havia avisado aos pais que bateu a cabeça e que iria ao hospital como "precaução'. A ligação aconteceu na véspera de um dos eventos promovidos pela The Brothers Trust. "[Na manhã do evento] soubemos que Tom passou a noite no hospital, mas num hospital chique sem as intermináveis esperas que pessoas comuns enfrentam.'

O evento, um pub quiz, começou de forma normal, mas o astro começou a passar mal durante o jantar. "[Ele] instintivamente foi para trás dos palcos. Lembrem-se de que, em caso de concussão [lesão sofrida por Tom], duas coisas a serem evitadas são luzes fortes e barulho excessivo.' Dominic e a esposa, a fotógrafa Nikki Holland, foram ao encontro do filho e se depararam com ele vomitando.

Após instrução de um médico presente no evento, Holland deixou o local acompanhado da noiva, Zendaya, e o evento seguiu normalmente, com Dominic no comando. "Fui até a mesa da Sony - que tinha alguns nomes grandes, incluindo o diretor [de Homem-Aranha: Um Novo Dia, Destin Cretton], o diretor de arte [Charles Wood] e um produtor. Achei que deveria avisá-los que sua estrela precisou ir para casa e que eu ia provavelmente me divertiria às suas custas', seguiu ele, dizendo que teve uma conversa interessante com Cretton.

Por fim, Dominic garantiu que "Tom segue se recuperando'.

A lesão de Holland fez com que a produção de Homem-Aranha: Um Novo Dia fosse temporariamente paralisada, mas as filmagens já foram retomadas.

Com direção de Destin Cretton, Homem-Aranha: Um Novo Dia conta com os retornos de Tom Holland, Zendaya, Jacob Batalon e Michael Mando. Sadie Sink (Stranger Things), Tramell Tillman (Ruptura), Marvin Jones III (The Equilizer - A Protetora) e Liza Colón-Zayas (The Bear) são as novidades do elenco. Veteranos do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), Jon Bernthal (Demolidor: Renascido), o Justiceiro, e Mark Ruffalo (Pobres Criaturas), o Hulk, também estão confirmados.

O longa, quarto de Holland no papel principal, tem estreia prevista para 30 de julho de 2026.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) acaba de divulgar os finalistas do Prêmio Jabuti 2025. Entre os destaques, Chico Buarque e Tony Belotto disputam a categoria Romance Literário, enquanto Raphael Montes aparece em Romance de Entretenimento.

Um dos prêmios mais tradicionais da literatura brasileira, o Jabuti premia 23 categorias divididas em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Cada vencedor leva R$ 5 mil, além de uma estatueta.

Já o vencedor do Livro do Ano, cujos finalistas não são divulgados previamente, leva R$ 70 mil e uma viagem completa à Feira do Livro de Londres, em 2026. Segundo a organização, foram 4.530 inscrições para a edição deste ano, um leve aumento em relação ao último ano, quando foram recebidas 4.170 inscrições.

Os autores vencedores serão anunciados em uma cerimônia marcada para 27 de outubro de 2025, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O evento terá transmissão ao vivo pelo YouTube da CBL. Na ocasião, Ana Maria Machado, escritora e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, será homenageada como Personalidade Literária da edição.