Para onde foram as luminárias japonesas do bairro da Liberdade?

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Bosque das Cerejeiras, no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo, recebeu a instalação de luminárias japonesas que ficavam no bairro Liberdade, centro da capital. O remanejamento dos equipamentos foi feito pela Prefeitura, via Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e em parceria com a SP Regula e a Ilumina SP.

De acordo com a administração municipal, os postes colocados são os mesmos que antes ficavam na Rua dos Aflitos. As estruturas foram reformadas antes de irem para o bosque e, segundo a Prefeitura, não houve custo adicional para a reinstalação.

"A introdução desses elementos urbanos dialoga harmonicamente com o contexto paisagístico e simbólico do local", diz a administração municipal, "uma vez que a comunidade japonesa é parte constituinte e ativa da paisagem cultural do parque", explicou a Prefeitura, em nota.

A instalação atendeu aos pedidos da Federação Sakura e Ipê do Brasil, entidade que promove a anual Festa da Cerejeira no Parque do Carmo. O festival começará nesta sexta-feira, 25, e seguirá pelos dias 26 e 27 de julho (sábado e domingo) e 3, 4 e 5 de agosto (semana que vem).

A festa é organizada para celebrar o florescimento das cerejeiras, e conta com culinária típica, além de shows musicais e danças.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente explica que a implantação das luminárias no Parque do Carmo representa "continuidade e valorização dos elementos materiais e imateriais que compõem o território".

"Com a realocação das luminárias, fortalecemos a preservação da memória cultural da comunidade japonesa no Parque do Carmo, ao mesmo tempo em que respeitamos a história e as diferentes identidades presentes no bairro da Liberdade", afirma Rodrigo Ashiuchi, chefe da pasta.

Liberdade, no centro de SP, está em obras

O bairro histórico atrai paulistanos e turistas pela variedade de comércios, feiras e gastronomia asiática, reflexo da intensa imigração que ocorreu ao longo do século 20. Nos últimos anos, os visitantes estão resgatando outra camada histórica e cultural: as raízes negras e indígenas, fincadas por ali ainda no século 18.

A presença negra é simbolizada pelo Beco dos Aflitos. O beco abriga a Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, edificação construída em 1774 na área do Cemitério dos Aflitos, primeiro cemitério público da cidade. Ali, eram sepultados negros escravizados e militares pobres acusados de traição.

No local está enterrado Francisco José das Chagas, o Chaguinhas, cabo negro condenado por liderar um motim pela falta de soldo em 1821. Hoje, ele é um santo popular.

As intervenções no local começaram em novembro do ano passado, com a substituição das luminárias japonesas que obstruíram a visualização da capela por postes tradicionais. A igreja recebeu iluminação própria e as luminárias foram transferidas para o Parque do Carmo.

Em outra categoria

A atriz Lorena Comparato viverá Elize Matsunaga, mulher responsável pelo assassinato do próprio marido, no longa Uma Garota de Classe da Netflix.

A obra, roteirizada pelo escritor Raphael Montes, contará a história de um dos crimes brasileiros mais famosos dos últimos anos. O filme será dirigido pelo cineasta Vellas.

O crime

Em 2012, Elize Matsunaga matou e esquartejou o marido, o empresário Marcos Kitano. Além da violência do crime, o caso chamou atenção por envolver o dono da Yoki. Em 2016, Elize foi condenada a 19 anos de prisão.

Quem é Lorena Comparato

Para viver a criminosa, a atriz luso-brasileira Lorena Comparato foi escalada. Ela, que é irmã da também atriz Bianca Comparato, ficou famosa ao interpretar a cantora sertaneja Gláucia Figueira em Rensga hits!.

Aos 35 anos, Lorena também atua na série de comédia do Multishow, Volte Sempre, como Narcisa Aparecida.

Na Globo, já participou de produções como Pé na Cova, Cine Holliúdy, Malhação Vidas Brasileiras, Cidade Proibida e Rock Story.

Além de Lorena, o ator Luciano Quirino também foi revelado como um dos profissionais do projeto. Ele interpretará o delegado que conduz as investigações do caso.

Ainda não há previsão de estreia de Uma Garota de Classe.

Ozzy Osbourne, lenda do rock que fez história na música com o Black Sabbath e na carreira solo, morreu aos 76 anos. A informação é do jornal The Guardian.

Um comunicado da família Osbourne diz: "É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que informamos que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento."

A causa da morte não foi divulgada, embora Osbourne tenha enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos.

Conhecido como o 'Príncipe das Trevas', John Michael "Ozzy" Osbourne nasceu em 1948, em Birmingham, e ganhou fama como vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, com a qual ajudou a definir o gênero.

Osbourne integrou o Black Sabbath desde sua formação, em 1968, até 1979, quando foi demitido devido ao abuso de álcool e drogas. Nesse período, gravou álbuns considerados fundamentais para o metal, como Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971) e Sabbath Bloody Sabbath (1973).

Após deixar a banda britânica, ele iniciou uma bem-sucedida carreira solo com o disco Blizzard of Ozz (1980), lançando ao todo 13 álbuns de estúdio e emplacando sucessos como Crazy Train, Mr. Crowley, Mama, I'm Coming Home, Bark at the Moon e No More Tears.

Bruna Marquezine viveu um momento especial ao se encontrar com a atriz Fernanda Montenegro, no último fim de semana, nos bastidores do Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro. O reencontro aconteceu após a leitura dramática de Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo, protagonizada por Montenegro e atualmente em cartaz no local.

O vídeo do encontro, publicado no Instagram da produtora da veterana, mostra Bruna visivelmente tocada com as palavras da artista indicada ao Oscar. Fernanda destacou a atuação de Bruna e relembrou a conexão entre elas durante as filmagens do longa Velhos Bandidos, ainda inédito.

Na conversa, a atriz de 95 anos comentou sobre a formação do elenco e a construção do trabalho em conjunto. "Engraçado isso, quando o elenco... a gente forma uma família de opção, e nosso elenco foi muito gostoso. E você é maravilhosa!", disse. Visivelmente emocionada, Bruna apenas reagiu com um "Oh, meu Deus".

Fernanda prosseguiu, destacando o clima das gravações, que também contaram com Ary Fontoura e Lázaro Ramos, destacando a distribuição equilibrada dos papéis entre os quatro protagonistas do filme e refletindo sobre o entrosamento construído entre eles.

"Essa nossa vida é tão louca, não é?! A gente sempre espera que dê certo", disse Fernanda ao final.

O filme Velhos Bandidos ainda não teve a data de estreia divulgada. A produção acompanha um casal de aposentados que planeja um assalto a um banco e, para isso, conta com a ajuda de um jovem casal de assaltantes. O longa foi dirigido por Cláudio Torres, filho de Fernanda Montenegro.