Caso Nicolly: O que se sabe sobre assassinato de menina de 15 anos no interior de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um casal de adolescentes foi apreendido neste domingo, 21, em Cornélio Procópio, no Paraná, apontados como responsáveis pela morte e ocultação do cadáver de Nicolly Fernanda, uma jovem de 15 anos encontrada morta em Hortolândia, no interior de São Paulo, na última sexta-feira, 18. Os suspeitos são um namorado da vítima e uma ex-namorada do rapaz.

"Policiais civis da Delegacia de Hortolândia, com apoio da Polícia Civil do Paraná, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão contra dois adolescentes investigados pelo feminicídio de uma adolescente, de 15 anos, cujo corpo foi localizado na última sexta-feira", informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Em entrevista ao Brasil Urgente, programa da Band TV, uma prima do suspeito confirmou que o adolescente, de 17 anos, tinha um relacionamento amoroso com a vítima ao mesmo tempo em que mantinha contato com uma ex-namorada, com quem vivia um relacionamento "conturbado" e "violento".

O jovem estava desaparecido desde a data do crime e respondia a família por mensagens enviadas pelo celular da ex-namorada, dizendo que estava sendo ameaçado e por isso não voltaria para casa. A SSP não informou como o casal foi localizado no Paraná. Os jovens foram transferidos para a cidade de Campinas, próximo a Hortolândia.

A subcomandante da Guarda Municipal de Hortolândia, Regine Belufe, informou, também em entrevista ao Brasil Urgente, que o corpo de Nicolly foi encontrado "esquartejado e com vista de violência". Ela foi encontrada no entorno da Lagoa Jardim Amanda, em Hortolândia, e encaminhada ao IML de Americana para exames periciais, segundo a SSP.

"Detalhes serão preservados devido à natureza da ocorrência. O caso foi registrado como feminicídio no 2º DP de Hortolândia", disse a pasta de segurança pública do Estado de São Paulo. "As investigações do caso prosseguem visando identificar a participação de outros envolvidos e esclarecer totalmente os fatos."

Segundo publicações no Instagram, Nicolly Fernanda era natural de Mococa, também no interior de São Paulo, mas estava em Hortolândia, onde o namorado morava, na casa dos avós. As cidades ficam a cerca de 200 quilômetros de distância.

"É com o coração em luto e uma tristeza que não se pode medir que nos solidarizamos com a família, amigos e toda a comunidade escolar da ETEC Francisco Garcia, pelo falecimento brutal e precoce da jovem Nicolly Fernanda, de apenas 15 anos, moradora de Mococa", publicou a página TV Mococa Online.

"Nicolly não era apenas uma aluna dedicada - era uma menina cheia de sonhos, de alegria, que iluminava o ambiente por onde passava. Uma vida tão breve, interrompida de forma covarde e injustificável, deixando um vazio profundo e um grito de dor que ecoa por toda a cidade. Hoje, Mococa chora por Nicolly. E nós nos unimos, em oração e respeito, abraçando sua família neste momento de sofrimento inimaginável."

Em outra categoria

A apresentadora Ticiane Pinheiro usou seu perfil no Instagram para se declarar e celebrar o aniversário de 16 anos de sua filha, Rafaella Justus.

Nesta segunda-feira, 21, a ex-atriz postou um vídeo com diversos momentos especiais das duas ao longo dos últimos anos. Rafaella, que está em Orlando, nos Estados Unidos, passará a data especial longe da mãe.

"Não acredito que sou mãe de uma mulher de 16 anos!!!", escreveu a apresentadora. "Meu Deus, como o tempo passou voando… Filha, eu fico muito feliz em ver a pessoa que você vem se tornando com valores importantes, sempre muito carinhosa, amiga, linda, companheira, feliz, extrovertida, do bem e engraçada!", comentou.

Ao som da canção Trem Bala, de Ana Vilela, Ticiane desejou um aniversário repleto de felicidades e ainda brincou: "Manda beijos para o Mickey e se divirta muito!"

Em uma série de comentários, Rafaella agradeceu a mensagem da mãe. "Chorei, essa música é nossa! Obrigada por tudo sempre. Te amo tanto", escreveu na postagem.

Rafaella é fruto da relação de Ticiane e do empresário Roberto Justus. Eles foram casados de 2006 a 2013. Atualmente, a apresentadora é casada com César Tralli e também é mãe de Manuella, de seis anos.

Carolina Dieckmmann relatou como foram os últimos momentos de Preta Gil. A atriz, que era uma das melhores amigas da cantora, esteve ao lado dela em Nova York em seus últimos quatro dias de vida.

"Ela foi indo. A gente querendo muito que ela visse para o Brasil, mas ela muito fraquinha. Sem dor, controlada pelos medicamentos, e cercada de muito amor", contou em uma entrevista para Andréia Sadi, no Estúdio i, da GloboNews.

Dieckmmann sentiu que sua ida para os Estados Unidos foi como "um chamado", como relatou em seu texto de despedida para a amiga, e admitiu na conversa com Sadi que a situação da saúde de Preta agravou bem rapidamente.

"Quando resolvi ir [para Nova York], não tinha nada muito grave acontecendo, além dela estar fraca com o tratamento mesmo. E quando eu cheguei lá, a situação tinha mudado drasticamente, muito rápido", disse.

A atriz ainda contou como foi a despedida de Preta Gil, cercada de amigos, da família e sem sentir dor. "Eu passei os últimos dias fazendo carinho nela e dizendo que amava a Sol [neta], o Francisco [filho], a Flora [madrasta], a doutora Roberta [médica], a Jude [amiga]. Foi a gente debruçada sobre ela, amando profundamente em todos os minutos. Ela não sentiu dor e estava com muito amor, muito, muito."

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental.

O velório da cantora ocorrerá no Rio de Janeiro e será aberto ao público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil por meio de um story publicado no Instagram nesta segunda, 21. Segundo o cantor, ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista ao Brasil.

O velório da cantora Preta Gil ocorrerá no Rio de Janeiro e será aberto ao público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil por meio de um story publicado no Instagram nesta segunda, 21. A artista, que tratava de um câncer de intestino desde 2023, morreu por complicações da doença no domingo, 20.

Segundo o cantor, ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista ao Brasil. Preta morreu em Nova York, Estados Unidos, local em que estaria morando por conta de um tratamento contra o câncer que realizara no país.

Família de Preta Gil

Preta é filha de Sandra Gadelha, de 77 anos, e Gilberto Gil, de 83 anos. A mãe da cantora foi casada com o ícone da MPB entre 1969 e 1980. Ela foi inspiração da música Drão, de Gilberto Gil, cantada por Preta durante a turnê Tempo Rei. Confira o momento aqui.

Também com Sandra, Gil teve dois outros filhos, Maria e Pedro Gil. Por parte de pai, ela é irmã de Bela, Bem e José Gil, filhos de Flora Gil. Nara Gil e Marília Gil também são irmãs mais velhas de Preta, de relacionamentos anteriores.

A veia artística da família segue pulsando no filho de Preta Gil, Francisco Gil, que faz parte do grupo de MPB Os Gilsons, junto com o tio e o primo. Filho de Preta com o ator e humorista Otávio Müller, com quem a cantora foi casada. O relacionamento durou de 1990 a 1995, mas, apesar do fim, uma grande amizade se manteve.

Em 2015, Francisco teve uma filha, chamada Sol de Maria, em homenagem à música de Gilberto Gil. A bisneta de um dos mais importantes nomes da MPB é fruto do relacionamento de Francisco com a modelo e atriz Laura Fernandez, que se encerrou em 2020.