Frente fria segue em SP? Veja a previsão completa

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A segunda-feira, 21, amanheceu fria e nublada em São Paulo. O Estado enfrenta a influência de uma frente fria oceânica em pleno inverno e há possibilidade de nevoeiro na Grande SP e em Campinas, segundo a Climatempo. A Defesa Civil municipal da capital mantém alerta de risco à saúde por conta das baixas temperaturas.

"As estações meteorológicas da Prefeitura de São Paulo indicam que as temperaturas mínimas chegaram aos 12,2°C no extremo sul da cidade, enquanto a região central registrou 13,8°C", diz o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da capital (CGE) sobre as medições feitas entre a madrugada e manhã desta segunda.

A tendência, no entanto, é de que os termômetros subam nas primeiras horas da tarde, podendo chegar aos 24ºC na capital. Esse comportamento deve se repetir ao longo da semana e, ao fim dela, o frio deve diminuir consideravelmente. A previsão é de máxima de 29ºC no domingo, 27.

Mínimas e máximas previstas pela Climatempo na capital:

- Segunda-feira, 21: mínima de 12ºC e máxima de 24ºC;

- Terça-feira, 22: mínima de 13ºC e máxima de 26ºC;

- Quarta-feira, 23: mínima de 12ºC e máxima de 23ºC;

- Quinta-feira, 24: mínima de 13ºC e máxima de 21ºC;

- Sexta-feira, 25: mínima de 14ºC e máxima de 22ºC;

- Sábado, 26: mínima de 13ºC e máxima de 27ºC;

- Domingo, 27: mínima de 16ºC e máxima de 29ºC.

No interior e no litoral paulista, o padrão é o mesmo, mas os termômetros ficam um pouco mais elevados, como o esperado, já que o histórico é de maior calor na região. Veja o que diz a previsão do Climatempo:

- Bauru: mínima de 12ºC e máxima de 30ºC até sábado, 26;

- São José do Rio Preto: mínima de 15ºC e máxima de 33ºC até sábado;

- Ribeirão Preto: mínima de 14ºC e máxima de 32ºC até sábado;

- Santos: mínima de 14ºC e máxima de 24ºC até sábado.

- Ubatuba: mínima de 13ºC e máxima de 23ºC até sábado.

Tempo seco persiste na Grande SP

O clima continua seco e não há registro de chuva em toda a faixa leste do Estado, conforme o Centro de Gerenciamento de Emergência Climática da Prefeitura de São Paulo (CGE).

A previsão do Climatempo aponta chance de precipitação no litoral apenas a partir de quinta-feira, 24, e em algumas regiões do interior só no domingo, 27, como é o caso de Sorocaba e Bauru. Na capital, a chuva só deve chegar na próxima segunda, 28.

Apesar disso, os índices de qualidade do ar na capital melhoraram um pouco, depois de chegarem em estado crítico na semana passada, com 23% de umidade relativa do ar. O CGE aponta que os porcentuais mínimos esperados para umidade do ar na capital são de cerca de 50% nesta segunda.

Já no oeste e norte do Estado, o ar permanece mais seco, com umidade entre 30% e 21% no oeste e norte paulista, conforme a Climatempo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica 40% como mínimo aceitável para se manter qualidade de vida humana.

Em outra categoria

O velório da cantora Preta Gil ocorrerá no Rio de Janeiro e será aberto ao público. A informação foi confirmada por Gilberto Gil por meio de um story publicado no Instagram nesta segunda, 21. A artista, que tratava de um câncer de intestino desde 2023, morreu por complicações da doença no domingo, 20.

Segundo o cantor, ainda não há previsão para a repatriação do corpo da artista ao Brasil. Preta morreu em Nova York, Estados Unidos, local em que estaria morando por conta de um tratamento contra o câncer que realizara no país.

Família de Preta Gil

Preta é filha de Sandra Gadelha, de 77 anos, e Gilberto Gil, de 83 anos. A mãe da cantora foi casada com o ícone da MPB entre 1969 e 1980. Ela foi inspiração da música Drão, de Gilberto Gil, cantada por Preta durante a turnê Tempo Rei. Confira o momento aqui.

Também com Sandra, Gil teve dois outros filhos, Maria e Pedro Gil. Por parte de pai, ela é irmã de Bela, Bem e José Gil, filhos de Flora Gil. Nara Gil e Marília Gil também são irmãs mais velhas de Preta, de relacionamentos anteriores.

A veia artística da família segue pulsando no filho de Preta Gil, Francisco Gil, que faz parte do grupo de MPB Os Gilsons, junto com o tio e o primo. Filho de Preta com o ator e humorista Otávio Müller, com quem a cantora foi casada. O relacionamento durou de 1990 a 1995, mas, apesar do fim, uma grande amizade se manteve.

Em 2015, Francisco teve uma filha, chamada Sol de Maria, em homenagem à música de Gilberto Gil. A bisneta de um dos mais importantes nomes da MPB é fruto do relacionamento de Francisco com a modelo e atriz Laura Fernandez, que se encerrou em 2020.

A empresária Flora Gil, esposa de Gilberto Gil e madrasta de Preta Gil, lamentou nesta segunda-feira, 21, a morte da cantora e enteada em uma postagem no Instagram.

"E agora?", escreveu em seu perfil nas redes sociais. "O amor é eterno. Juntas sempre, juntas até o final da jornada. Você iluminou o mundo. Te amo", finalizou.

Na postagem, Flora compartilhou uma foto onde está de mão dada com Preta. A cantora morreu nesse domingo, 20, vítima de complicações em decorrência de um câncer no intestino.

A madrasta e o pai de Preta já haviam se manifestado por meio de uma nota conjunta divulgada no Instagram no domingo.

"É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil. Pedimos a compreensão de tantos queridos amigos, fãs e profissionais da imprensa enquanto atravessamos esse momento difícil em família", afirmou o comunicado.

O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) divulgou nesta segunda-feira, 21, a lista das 10 canções de Preta Gil mais tocadas no Brasil. Entre músicas originais, regravações e parcerias, o compilado conta com produções de todas as fases da carreira da cantora.

A divulgação da lista serve como homenagem à Preta, que morreu nesse domingo, 20, vítima de complicações em decorrência de um câncer no intestino. Aos 50 anos, a empresária estava em Nova York fazendo um tratamento experimental para a doença.

Ao longo da carreira, a filha de Gilberto Gil lançou quatro álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e dois DVDs. Segundo o Ecad, Preta é responsável por 271 gravações musicais. Entre os destaques, estão parcerias com Naldo Benny, Pabllo Vittar e Gloria Groove.

A família Gil também ocupa espaços importantes nas músicas mais tocadas de Preta. A regravação de Realce, feita com toda a família, está em sétimo lugar. Em terceiro, a parceria entre a cantora e seu filho, o músico Fran Gil, Meu Xodó.

A mais tocada da carreira de Preta, no entanto, é a parceria com Ana Carolina, Sinais de Fogo. A lista do Ecad contabiliza os últimos cinco anos no Brasil nos segmentos de Rádio, Casa de Festas e Diversão e Sonorização Ambiental. Confira o ranking:

As 10 músicas mais tocadas de Preta Gil

10º - Milla

9º - Meu corpo quer você

8º - Medida do amor

7º - Realce

6º - Decote

5º - Espelhos d'água

4º - Só o amor

3º - Meu xodó

2º - Ver o mar

1º - Sinais de fogo