ANS concede portabilidade especial para clientes da Odontoclínica, que terá registro cancelado

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) concedeu portabilidade especial de carências para os clientes da operadora de planos odontológicos Odontoclínica LTDA. Os usuário terão até 13 setembro para migrar de convênio. Ao fim desse período, o registro da operadora será cancelado e suas atividades serão encerradas.

Nesse prazo, os beneficiários podem migrar para qualquer plano disponível no mercado, de qualquer operadora, sem precisar cumprir novas carências (normalmente, é exigido um tempo de espera para que se possa realizar procedimentos com um novo plano).

O direito se estende aos usuários que ainda estão em prazo carência ou em cobertura parcial temporária no plano atual. Segundo a agência, o tempo que faltava será aproveitado no novo contrato.

Além disso, não há limite de preço. O beneficiário poderá escolher um plano mais barato ou mais caro que o anterior, desde que esteja em comercialização. Para verificar os planos disponíveis, os usuários podem consultar o Guia ANS de Planos de Saúde.

A portabilidade especial permite a contratação de planos individuais, coletivos por adesão ou empresariais, desde que o beneficiário comprove elegibilidade.

Como fazer a portabilidade

Para fazer a portabilidade especial de carências, o interessado deve se dirigir à operadora escolhida com RG, CPF, comprovante de residência e cópias de pelo menos três boletos pagos na operadora antiga nos últimos seis meses.

A contratação é feita diretamente com a nova operadora e a ANS não participa da negociação.

As regras para a portabilidade estão previstas na Resolução Normativa nº 438/2018. Entre elas, estão os seguintes requisitos: ter vínculo ativo com a operadora de origem, estar adimplente e ter cumprido prazo de permanência.

Para fazer o procedimento, o interessado pode consultar a cartilha explicativa da ANS sobre mudança de plano sem o cumprimento de novas carências.

Além disso, se uma operadora se recusar a aceitar um beneficiário que atende aos critérios, a prática deve ser denunciada à agência, que pode investigar eventual irregularidade.

Canais de atendimento da ANS

Em caso de dúvida, o beneficiário pode consultar a agência pelos seguintes canais:

Disque ANS (0800 701 9656): atendimento telefônico de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados nacionais;

Formulário eletrônico na Central de Atendimento ao Consumidor;

Central de atendimento para deficientes auditivos: 0800 021 2105;

Núcleos da ANS existentes nas cinco regiões do País: confira aqui as unidades com atendimento presencial.

Em outra categoria

Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos de idade. A cantora, que passava pelo tratamento contra um câncer, recebeu diversas homenagens e lamentos por parte de artistas, amigos e familiares.

Geraldo Alckmin (PSB), presidente em exercício (Luiz Inácio Lula da Silva está em viagem ao Chile), publicou uma nota no X: "Hoje, o Brasil se despede de Preta Gil, uma artista que iluminou nossas vidas com sua alegria contagiante e irreverência. Preta quebrou padrões e lutou contra o preconceito, sempre com coragem e autenticidade. Envio meus mais profundos sentimentos e minhas orações a Gilberto Gil e toda sua família e amigos."

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB) também se manifestou: "A partida precoce de Preta Gil entristece o País. Ela sempre esbanjou otimismo, lutou bravamente até o fim e partiu deixando um grande legado artístico. Meus sentimentos a todos da família Gil".

A cantora Duda Beat relembrou um momento em que cantaram juntas: "Preta Gil é um exemplo de generosidade, coragem e amor pela vida. Impossível não ser contagiada pela energia que essa potência de mulheres emana. Obrigada, minha amiga, por todos os seus ensinamentos. Isso é pra sempre. Você é pra sempre! Te amo."

O Flamengo, clube para o qual torcia no Rio de Janeiro, lamentou a perda: "Sua alegria e sua luta por um mundo mais justo jamais serão esquecidas. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos e fãs"

Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial do governo federal, escreveu: "Preta Gil sempre foi e sempre será potência. Uma mulher que enfrentou o racismo, o machismo, a gordofobia e a doença sem nunca perder sua ternura, nem sua voz. Lutou muito por sua vida e por tudo que sempre acreditou. Preta, nunca esquecerei de todo apoio que você deu à minha família e a mim nos momentos mais difíceis que passamos".

Em postagem feita pela Mynd, agência da qual já foi sócia, celebridades se pronunciaram nos comentários. "Até agora sem acreditar. Meus sentimentos", escreveu o cantor Latino. O humorista Yuri Marçal valorizou: "Que história linda ela construiu! Inesquecível! Mudou nossas vidas!". "Te amo eternamente, Preta", comentou Daniela Mercury. "Pretinha eterna", disse Cleo Pires.

Game dos 100, novo game show da Record, fez sua estreia neste domingo, 20, e já trouxe os primeiros 10 eliminados da disputa. O programa conta ao todo com 100 participantes, misturando famosos e "anônimos", e é apresentado por Felipe Andreoli, Rafa Brites e Márcia Fu.

Feito com base no formato do britânico 99 To Beat, a ideia é envolver os competidores em diversos desafios e, ao fim de cada um, o último colocado é eliminado. No programa deste domingo, 10 pessoas já deixaram a competição.

Entre os participantes famosos que já eram conhecidos do público estão a ex-modelo Ângela Bismarchi, Blade (ex-Legendários), Edílson Oliveira ("Chiquinho" da Eliana), Fernanda Lacerda ("Mendigata" do Pânico) e Ovelha (cantor).

Eliminados deste domingo

Confira abaixo os eliminados do Game dos 100 no episódio de 20 de julho de 2025. Ao lado, o nome da prova que cada um perdeu.

- Lorena Alexandre - Bolas com colares havaianos

- Rita de Cassia - Passando a chama

- Marcus Cowboy - Argola na vareta

- Vanessa Mesquita - Secando o gelo

- Atilio Silva - Duelo do bambolê

- Marcus Vinícius - Cobrança de pênalti

- Bia Souza - Desenrolando a fita

- Vovó Janete - Tênis no fio

- Ana Lucia - Três copos, três bolinhas

- Jorge Samurai - Procurando pódio

Preta Gil morreu neste domingo, 20, em decorrência de um câncer contra o qual passava por tratamento desde quando foi diagnosticada, em 2023. A última vez em que cantou diante do público foi ao lado do pai, Gilberto Gil, no Allianz Parque, em São Paulo, há cerca de três meses.

A cantora precisou se afastar dos palcos por conta da doença, retornando para algumas poucas apresentações em 2024, a última no início de agosto. Em 30 de março de 2025, participou do Domingão Com Huck, quando cantou algumas músicas, incluindo um cover de Brasil, tema da novela Vale Tudo.

Foi no mês seguinte, em 27 de abril, que Preta Gil faria sua despedida do público. Ao lado do pai, Gilberto, cantou a música Drão, feita em homenagem à sua mãe, Sandra Gadelha.