Capivara presa em penhasco de 50 metros é resgatada em SC

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Militar de Santa Catarina resgatou nesta quinta-feira, 17, uma capivara que estava presa em um penhasco de difícil acesso na Trilha da Caverna, em Florianópolis.

Não há informações de como o animal chegou até o local e desde quando estava ali. Conforme a PM, o roedor tinha o risco de cair de uma altura de 50 metros.

A guarnições se mobilizaram após denúncia de um cidadão que informou a situação da capivara. Após percorrerem um trecho da trilha por cerca de uma hora, localizaram o animal.

Segundo o PM, a capivara estava "exausta e exposta ao risco de queda em um costão de 50 metros de altura" quando foi encontrada.

O animal foi imobilizado e erguido por meio de cordas. O resgate foi feito com o suporte da aeronave Águia do Batalhão de Aviação da polícia catarinense, que transportou a capivara até o Pântano do Sul.

Na sequência, o animal foi levado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas), onde recebeu cuidados para recuperação.

Em outra categoria

Andy Byron renunciou ao cargo de CEO da Astronomer, anunciou a empresa de tecnologia na tarde deste sábado, 19. O nome do executivo tomou conta das redes sociais após ele ser flagrado abraçado com a chefe do departamento de recursos humanos da empresa em um show do Coldplay na última quarta-feira, 16.

Em um comunicado nas redes sociais, a Astronomer disse que a renúncia de Byron foi acatada pelo Conselho de Administração e que agora a diretoria procura um novo executivo-chefe. Neste meio tempo, Pete DeJoy, diretor de produtos e cofundador, será CEO interino. Leia o comunicado na íntegra abaixo.

Na sexta-feira, 18, a empresa havia anunciado que Byron e Kristin Cabot, a diretora de RH que estava com ele no show, foram suspensos e que o suposto caso entre os dois seria investigado formalmente. A companhia ainda negou que uma terceira funcionária tivesse aparecido nas imagens.

Entenda o caso

Tudo começou na noite de quarta-feira, 16, quando Andy Bryon e Kristin Cabot foram ao show da banda Coldplay em Boston, nos Estados Unidos, mas acabaram sendo flagrados em meio a um abraço romântico.

Para desespero do casal, as imagens foram expostas ao público presente no show durante um segmento de "câmera do beijo". O problema? Byron é casado - e não é com Kristin.

Ao perceberem que estavam sendo filmados, o CEO se abaixou e saiu da visão da câmera e a mulher tampou a sua face com as mãos e virou de costas. A cena chamou a atenção dos presentes.

O momento viralizou após ser compartilhado nas redes sociais - o vídeo já ultrapassou as 99 milhões de visualizações - e chegou a ser comentado pelo próprio vocalista do grupo britânico durante o show. "Ou eles estão tendo um caso ou são muito tímidos", brincou Chris Martin.

Leia o comunicado da Astronomer

"Conforme declarado anteriormente, a Astronomer está comprometida com os valores e a cultura que nos guiaram desde a nossa fundação. Espera-se que nossos líderes estabeleçam o padrão de conduta e responsabilidade e, recentemente, esse padrão não foi cumprido.

Andy Byron apresentou sua renúncia e o Conselho de Administração aceitou. A diretoria iniciará uma busca pelo próximo executivo-chefe, enquanto o cofundador e diretor de produtos Pete DeJoy continuará atuando como CEO interino.

Antes desta semana, éramos conhecidos como pioneiros no espaço de DataOps, ajudando as equipes de dados a potencializar tudo, desde análises modernas até IA de produção.

Embora o reconhecimento de nossa empresa possa ter mudado da noite para o dia, nosso produto e nosso trabalho para nossos clientes não mudaram.

Continuamos a fazer o que fazemos de melhor: ajudar nossos clientes com seus problemas mais difíceis de dados e IA."

Florinda Meza, atriz conhecida por seu papel como Dona Florinda no seriado Chaves, e viúva de seu criador, Roberto Gómez Bolaños (1929-2014), se pronunciou após a repercussão de cenas da série Chespirito: Sem Querer Querendo (Max) que sugerem que ela teria iniciado seu romance com o artista à época em que ele ainda estava casado.

Na série, o personagem de Bolaños trai sua mulher, Graciela Fernández, com a colega de atuação durante as gravações do programa. Florinda Meza usou seu perfil no Instagram na tarde deste sábado, 19, para postar um comunicado a respeito.

"Não entrei com nenhum processo. A pessoa que disse isso está mal informada. Não decidi o que farei no futuro. Vocês escrevem histórias pensando como acham que deveriam ser. Nem sequer respeitaram meu direito de não falar nada sobre esses temas", escreveu.

Florinda Meza prosseguiu: "Como consequência dessa série, têm buscado nos arquivos e desenterrado todas as entrevistas do passado, que estão em outro contexto, e utilizam-nas contra mim. Na vida real, com seres humanos, não com personagens de novela, há muitas coisas a se levar em conta."

"Ainda que deva muito ao público, não sou propriedade da mídia. Meu nome, minha imagem e minha vida são meus. Quando eu tiver algo a informar, vocês todos saberão, por mim. Florinda Meza", encerrou.

Confira aqui a versão original, em espanhol, da publicação feita por Florinda Meza a respeito da série Chespirito: Sem Querer Querendo.

Manoel Carlos, autor de novelas, "encontra-se sob cuidados médicos, acompanhado de perto por sua esposa, Elisabety, e por sua filha, Júlia, junto à equipe de saúde responsável", conforme comunicado publicado na sexta-feira, 18, pela produtora de sua filha, a Boa Palavra.

Aos 92 anos de idade, ele foi diagnosticado com Parkinson em 2019 e no início de 2025 apresentou piora com comprometimento motor e cognitivo. A nota ainda ressalta que os comunicados oficiais serão feitos pelo @produtoraboapalavra no Instagram ou pela assessoria de imprensa e familiares do autor de novelas, mas não deu mais detalhes sobre sua saúde.

Manoel Carlos começou a trabalhar para a Globo ainda na década de 1970, e escreveu novelas como Água Viva, Baila Comigo, História de Amor, Por Amor, Laços de Família, Mulheres Apaixonadas e Páginas da Vida. Seu trabalho mais recente na emissora foi Em Família, em 2014. Em maio de 2024, a emissora produziu um especial em sua homenagem na série Tributo.