Feriado de 9 de julho vale para quais lugares? Data celebra Revolução de 1932

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O dia 9 de julho celebra a memória da Revolução Constitucionalista de 1932, um levante armado dos paulistas contra o governo de Getúlio Vargas (1930-1945).

A data tornou-se feriado estadual em 1997, com a aprovação da Lei 9.497 pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e promulgada pelo ex-governador Mario Covas (PSDB), que instituiu o 9 de julho como Data Magna de São Paulo. Portanto, é feriado em todo o Estado de São Paulo.

Motivada pelos desfechos da Revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas à Presidência, o levante Constitucionalista fez os paulistas pegarem em armas para defender a criação de uma nova Assembleia Constituinte, novas eleições e o fim do governo provisório.

História

Em 23 de maio de 1932, durante um protesto em São Paulo contra o governo de Getúlio Vargas, cinco pessoas morreram em confronto com membros da Legião Revolucionária, grupo de apoio ao governo. Esse foi o estopim da Revolução.

Quatro dos mortos eram jovens estudantes que entraram para a história como um dos símbolos do movimento com as letras iniciais de seus nomes: Miragaia, Martins, Drausio e Camargo - MMDC.

O MMDC ganhou apoio do povo paulista e de seus principais partidos. Em 9 de julho, as forças paulistas, lideradas pelo general Isidoro Dias Lopes, tomaram o Estado e iniciaram a marcha para o Rio de Janeiro.

O saldo oficial aponta para 934 mortos da Revolução, mas estimativas não oficiais consideram que os números foram bem maiores.

Apesar de ter sido derrotado no campo de batalha, politicamente o movimento atingiu seus objetivos. A luta pela constituição foi fortalecida, e em 1933 as eleições foram realizadas colocando o civil Armando Sales como governador do Estado. Assim, a data é comemorada todos os anos.

Com 72 metros de altura, o obelisco é o maior monumento da cidade e homenageia combatentes da revolução. O mausoléu guarda os corpos de Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, além de outros 713 ex-combatentes.

Em outra categoria

Um incêndio atingiu o palco principal do festival de música eletrônica Tomorrowland nesta quarta-feira, 16, na cidade de Boom, na Bélgica. O evento estava programado para começar na sexta-feira, 18. Segundo os organizadores, não houve vítimas.

De acordo com o jornal belga De Standaard, o fogo foi registrado por volta de 18h30 no horário local. Cerca de uma hora depois, as chamas foram controladas pelo corpo de bombeiros. Ainda não se sabe o que deu início ao incêndio.

Em coletiva de imprensa, Debby Wilmsen, porta-voz do Tomorrowland, afirmou que o festival não será adiado, mas que os organizadores ainda estão decidindo como os shows serão divididos sem o palco principal. Os outros palcos não foram afetados pelo incêndio.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostrama estrutura montada no parque De Schorre tomada por chamas e fumaça.

"A obra-prima já foi. Não podemos reconstruir o palco principal porque foram anos de trabalho, mas todos os outros palcos ainda estão totalmente intactos", disse Wilmsen, conforme a imprensa belga.

O corpo de bombeiro ainda está no local. Os moradores de zonas próximas ao espaço do festival foram orientados a fecharem suas janelas e portas por conta da fumaça.

O Tomorrowland, considerado o maior festival de música eletrônica no mundo, teve sua primeira edição em 2005 na Bélgica. O evento também tem uma edição brasileira sediada na cidade de Itu, no interior de São Paulo, que está marcada para outubro.

A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al Qaq, comentou a contestação de Eduardo Paes sobre a reportagem da BBC que analisou o público do show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, em maio.

"O prefeito Eduardo Paes não ficou muito feliz com uma reportagem recente sobre os números da Lady Gaga em Copacabana. Ele fez questão de me mostrar. Mas uma coisa ninguém pode negar: o Rio é uma das principais cidades do mundo quando o assunto é reunir multidões apaixonadas pela música", escreveu ela em suas redes sociais.

"Aliás, bem que o 'Todo Mundo no Rio' que vem poderia ter um artista britânico no palco. Eu já dei várias sugestões pro prefeito Paes. É garantia de praia lotada!", brincou.

A reportagem da BBC a qual Stephanie se refere concluiu que a apresentação na verdade não teve 2,1 milhões de pessoas, como divulgou a Prefeitura do Rio de Janeiro, e sim 660 mil pessoas.

No X, antigo Twitter, Eduardo Paes contestou a informação: "Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" Em seguida, ele também explicou a matemática utilizada para o cálculo dos presentes no show.

"BBC, nunca desafie a matemática carioca", concluiu, em tom humorístico.

O influenciador Buzeira, apelido de Bruno Alexssander, se casou no último domingo, 13, com Hillary Yamashiro. A festa gerou polêmica nas redes sociais por causa da "gravata", tradição em que o noivo corta um pedaço da gravata para os convidados em troca de contribuições.

Após a reclamação de alguns convidados, que requisitaram a devolução dos itens, Buzeira explicou em suas redes sociais: "Os [presentes] que foram de coração, vou guardar para mim como forma de recordação. Os que deram com outras intenções, eu vou devolver ou distribuir na favela."

Nomes como o do influenciador Hytalo Santos e do youtuber Mau Mau ZK desabafaram em seus perfis nas redes sociais, reclamando da brincadeira. "A brincadeira é simplesmente o quê? Eles passam com um cordão e pega relógio, pulseira, cordão, o que você tiver de valor. Eles colocam lá e já era, tipo tchau", afirmou Hytalo.