Frio intenso continua? Veja como fica o tempo em São Paulo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Paulo amanheceu fria nesta segunda-feira, 7, com os termômetros da Prefeitura marcando média de 11ºC - a temperatura mínima esperada para o dia. A Defesa Civil municipal mantém desde 22 de junho alerta de baixas temperaturas.

Mas o frio deve ser relativamente menor do que na semana passada. Não há previsão de chuva e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) suspendeu o alerta que estava vigente para o centro-sul do País por conta da passagem de uma massa de ar polar.

A máxima para esta segunda é de 22º, o que significa amplitude térmica muito maior do que no dia mais frio do ano, a última quinta-feira, 2, quando a mínima foi de 11ºC e a máxima de 13ºC. Ao longo da semana, o clima deve se manter estável e com cara de inverno paulista.

A semana será marcada pelo chamado 'efeito cebola'. As manhãs vão exigir muitos agasalhos, mas o clima esquenta ao longo do dia.

"A presença do ar frio mantém as noites e madrugadas com temperaturas baixas. Inclusive, há potencial para formação de névoa úmida e nevoeiro entre as madrugadas e as primeiras horas da manhã. Os dias terão sol e aos poucos a temperatura máxima apresenta gradativa elevação, com tardes mais agradáveis", diz o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de Prefeitura.

O pico de frio deve ocorrer na quarta-feira, 9, Dia da Revolução Constitucionalista. A previsão da empresa de meteorologia Climatempo para o feriado é de mínima de 10ºC e máxima de 20ºC, sem chuva.

No sábado, 12, e no domingo, 13, pode esquentar um pouco mais. As mínimas previstas são de 13ºC e 12ºC, com máximas de 23ºC e 24ºC, respectivamente.

Como fica o tempo na capital paulista?

Segunda-feira, 7: mínima de 11ºC e máxima de 22ºC, com nuvens e sem chuva;

Terça-feira, 8: mínima de 10ºC e máxima de 23ºC, com nevoeiro pela manhã e tempo ensolarado ao longo do dia. Não chove;

Quarta-feira, 9: mínima de 10ºC e máxima de 20ºC, com muitas nuvens e sem chuva;

Quinta-feira, 10: mínima de 12ºC e máxima de 22ºC, sem chuva e com nuvens;

Sexta-feira, 11: mínima de 11ºC e máxima de 23ºC;

Sábado, 12: mínima de 13ºC e máxima de 23ºC;

Domingo, 13: mínima de 12ºC e máxima de 24ºC.

As previsões são da Climatempo.

E no litoral e interior do Estado?

O clima deve ser homogêneo pelo Estado de São Paulo esta semana, com um pouco mais de calor no interior, como é de costume.

Sorocaba tem mínima de 8ºC e máxima de 21ºC; Araçatuba, mínima de 12ºC e máxima de 29ºC; São José do Rio Preto, 12ºC e 28ºC. Não há previsão de chuva em nenhuma dessas regiões.

No litoral, Santos tem mínima de 13ºC e máxima de 22ºC e Ubatuba, mínima de 13ºC e máxima de 20ºC. As duas cidades também devem registrar as menores temperaturas na quarta-feira, conforme a Climatempo. Pode chover na quarta-feira e no fim de semana.

Em outra categoria

Um incêndio atingiu o palco principal do festival de música eletrônica Tomorrowland nesta quarta-feira, 16, na cidade de Boom, na Bélgica. O evento estava programado para começar na sexta-feira, 18. Segundo os organizadores, não houve vítimas.

De acordo com o jornal belga De Standaard, o fogo foi registrado por volta de 18h30 no horário local. Cerca de uma hora depois, as chamas foram controladas pelo corpo de bombeiros. Ainda não se sabe o que deu início ao incêndio.

Em coletiva de imprensa, Debby Wilmsen, porta-voz do Tomorrowland, afirmou que o festival não será adiado, mas que os organizadores ainda estão decidindo como os shows serão divididos sem o palco principal. Os outros palcos não foram afetados pelo incêndio.

Vídeos divulgados nas redes sociais mostrama estrutura montada no parque De Schorre tomada por chamas e fumaça.

"A obra-prima já foi. Não podemos reconstruir o palco principal porque foram anos de trabalho, mas todos os outros palcos ainda estão totalmente intactos", disse Wilmsen, conforme a imprensa belga.

O corpo de bombeiro ainda está no local. Os moradores de zonas próximas ao espaço do festival foram orientados a fecharem suas janelas e portas por conta da fumaça.

O Tomorrowland, considerado o maior festival de música eletrônica no mundo, teve sua primeira edição em 2005 na Bélgica. O evento também tem uma edição brasileira sediada na cidade de Itu, no interior de São Paulo, que está marcada para outubro.

A embaixadora do Reino Unido no Brasil, Stephanie Al Qaq, comentou a contestação de Eduardo Paes sobre a reportagem da BBC que analisou o público do show de Lady Gaga no Rio de Janeiro, em maio.

"O prefeito Eduardo Paes não ficou muito feliz com uma reportagem recente sobre os números da Lady Gaga em Copacabana. Ele fez questão de me mostrar. Mas uma coisa ninguém pode negar: o Rio é uma das principais cidades do mundo quando o assunto é reunir multidões apaixonadas pela música", escreveu ela em suas redes sociais.

"Aliás, bem que o 'Todo Mundo no Rio' que vem poderia ter um artista britânico no palco. Eu já dei várias sugestões pro prefeito Paes. É garantia de praia lotada!", brincou.

A reportagem da BBC a qual Stephanie se refere concluiu que a apresentação na verdade não teve 2,1 milhões de pessoas, como divulgou a Prefeitura do Rio de Janeiro, e sim 660 mil pessoas.

No X, antigo Twitter, Eduardo Paes contestou a informação: "Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!" Em seguida, ele também explicou a matemática utilizada para o cálculo dos presentes no show.

"BBC, nunca desafie a matemática carioca", concluiu, em tom humorístico.

O influenciador Buzeira, apelido de Bruno Alexssander, se casou no último domingo, 13, com Hillary Yamashiro. A festa gerou polêmica nas redes sociais por causa da "gravata", tradição em que o noivo corta um pedaço da gravata para os convidados em troca de contribuições.

Após a reclamação de alguns convidados, que requisitaram a devolução dos itens, Buzeira explicou em suas redes sociais: "Os [presentes] que foram de coração, vou guardar para mim como forma de recordação. Os que deram com outras intenções, eu vou devolver ou distribuir na favela."

Nomes como o do influenciador Hytalo Santos e do youtuber Mau Mau ZK desabafaram em seus perfis nas redes sociais, reclamando da brincadeira. "A brincadeira é simplesmente o quê? Eles passam com um cordão e pega relógio, pulseira, cordão, o que você tiver de valor. Eles colocam lá e já era, tipo tchau", afirmou Hytalo.