Litoral norte de SP tem 43 pinguins mortos em 3 dias

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Todo ano, entre junho e setembro, acontece a temporada de ocorrência de pinguins-de-Magalhães no litoral norte de São Paulo. Infelizmente, muitos são encontrados já mortos e, este ano, o número pode assustar: somente nos dois primeiros dias de julho e na manhã de quarta-feira, 2, já foram encontrados 43 animais da espécie mortos nas praias paulistas. Apenas outros quatro foram encontrados vivos e estão em reabilitação.

A espécie, que é originária da Patagônia, no extremo sul do continente americano, passa pelo litoral paulista durante a rota migratória anual de inverno, quando buscam alimento e águas um pouco mais quentes.

Em 2024, até 10 de julho, haviam sido feitos 43 resgates de pinguins juvenis (são os mais suscetíveis a se perderem do bando) no litoral norte paulista. Desses, 19 estavam mortos e 24 foram resgatados vivos e enviados para recuperação.

Apesar do número alto de mortes em 2025, especialistas não enxergam, até o momento, fatores que podem estar ligados ao aumento do índice de mortalidade dos pinguins. Os números podem variar de acordo com o ano.

Época de atenção

De acordo com o oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do Instituto Argonauta e diretor do Aquário de Ubatuba, apesar da ocorrência dos pinguins no litoral da Região Sudeste do País ser um fenômeno natural, ele requer atenção especializada. "A temporada de pinguins é um momento importante para reforçarmos o cuidado com a fauna marinha", afirma.

"O trabalho das equipes em campo permite identificar rapidamente os casos e direcionar o atendimento adequado. Além disso, o apoio da população ao acionar os canais corretos é crucial para o sucesso das ações de manejo", afirma Carla Beatriz Barbosa, uma das coordenadoras do PMP-BS pelo Instituto Argonauta.

Ajuda

A equipe de resgate de pinguins no litoral norte pode ser acionada por qualquer pessoa que encontre um indivíduo da espécie, pelo telefone 0800-642-3341.

A recomendação é não tocar nos animais, nem mesmo para devolvê-los para a água, ou sequer oferecer qualquer tipo de alimento até a chegada dos especialistas. "Tais ações podem causar ainda mais estresse ou agravar o estado de saúde do animal."

Os 47 pinguins já encontrados neste ano, todos eles juvenis, foram encontrados encalhados nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

"Quatro estavam vivos e foram encaminhados para atendimento veterinário e reabilitação na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba (CRD)", informou o Instituto Argonauta.

"Os 43 animais encontrados mortos foram recolhidos e enviados para avaliação com o objetivo de investigar a causa do óbito."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

Anitta fez rapidamente uma live no Instagram de seu fã-clube brasileiro para falar pela primeira vez sobre os procedimentos faciais que realizou no rosto e que "pararam a internet" quando ela postou fotos, após um mês sumida das redes sociais.

Na conversa ao vivo com os fãs, a artista explicou que, apesar de ser sincera sobre as mudanças que já realizou em seu corpo, não usa sua influência para tratar do tema em seus perfis com milhões de seguidores.

"Saíram notas na imprensa dizendo que eu estava desfigurada, que voltei dos Estados Unidos com um dreno no rosto por causa de uma emergência, que peguei uma bactéria numa cirurgia... algo que, se fosse verdade, seria muito sério. Eu estaria acamada, mal. Comecei a receber muitas mensagens de pessoas achando que eu estava à beira da morte, com o pé na cova", iniciou a cantora.

"Sempre fiz procedimentos no meu rosto, desde sei lá quando. Isso é costume para mim. Da última vez que teve uma grande repercussão, acho que foi no Faustão, há muitos anos. Desde então, nunca deixei de fazer plástica, mas não é algo que fico postando o tempo todo. Nas outras vezes, ninguém nem percebeu, ninguém falou nada, e estava tudo certo", continuou.

Anitta disse que viu muitas pessoas na internet dizendo que ela influencia os jovens, principalmente mulheres, a não se aceitarem. "Penso o seguinte: se eu estivesse com um problema psicológico grave, seria ainda mais triste ver as pessoas falando sobre isso dessa forma. Poderia, sim, me afetar de verdade", desabafou.

A cantora revelou ainda que tinha o plano de ficar sumida das redes sociais neste ano, por estar trabalhando em um projeto com uma estética pensada, como fez com o álbum Funk Generation, lançado em outubro de 2024, mas alguns imprevistos aconteceram após suas mudanças no rosto.

De acordo com a estrela, ela utiliza o espaço em suas redes sociais para falar abertamente sobre espiritualidade e usa suas plataformas para dar visibilidade a causas políticas e ambientais que apoia. No entanto, as pautas sobre procedimentos seguem ainda repercutem.

Desabafo e pautas

"Sou eu que faço o que quiser com meu corpo. Se amanhã eu quiser virar o Sméagol [da saga Senhor dos Anéis] ou o Fofão, eu viro. Se quiser ficar desfigurada, eu posso. O corpo é meu. Mas as pautas que eu trago são outras. Se as pessoas querem seguir meu exemplo, ótimo. Eu tenho minhas atitudes - certas, erradas, quem pode julgar?", questionou Anitta.

"Vou continuar mudando. Não só na cara ou meu corpo, mas minha personalidade, meu jeito de ser. Eu agora, por exemplo, decidi que vou deixar meu cabelo ficar natural. Dezessete anos que eu não vejo ele enrolado. Vou tentar fazer transição. Vamos ver", completou ela.

Entenda repercussão

Anitta reapareceu nas redes sociais no dia 28 de junho após um período afastada por conta de uma infecção bacteriana. Ela surpreendeu por sua aparência, resultado de um procedimento estético, que repercutiu na web.

Um dos capítulos mais esperados de Vale Tudo vai ao ar nesta quarta-feira, 9: o casamento de Maria de Fátima (Bella Campos) e Afonso (Humberto Carrão). A cerimônia ocorre na sequência de uma grande virada na vida da noiva, após romper com a mãe Raquel (Taís Araujo) - que ainda rasgou o vestido dela nas vésperas do casório, mas logo a vilã conseguiu outro.

Como o pai, Rubinho (Julio Andrade), e o avô, Salvador (Antonio Pitanga) já estão mortos, Fátima não terá ninguém da sua família na igreja. O que para ela não será problema nenhum.

E assim Maria de Fátima entrará na igreja, de vestido branco, véu, grinalda. Quem marcará presença discretamente será o amante César (Cauã Reymond).

Conforme Fátima for caminhando em direção ao altar, diversos momentos da sua jornada vão voltar à sua mente: sua vida e Foz do Iguaçu, o pedido de Odete Roitman para separar a mãe de Ivan (Renato Góes) e a briga com a mãe, que deixa claro que ela não é mais sua filha.

E assim Maria de Fátima chegará altar, para se tornar o que sempre sonhou: uma bilionária. E de quebra, uma Almeida Roitman.

Edu Guedes recebeu alta da UTI do Hospital Albert Einstein na manhã desta quarta-feira, 9. O chef de cozinha estava internado desde o último sábado após uma cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas. A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa de Guedes.

Veja o comunicado sobre a alta de Edu Guedes

"Começamos o feriado de 9 de julho compartilhando as melhores notícias: o chef e apresentador Edu Guedes recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta manhã e segue se recuperando de forma extraordinária. Sua força e resiliência serão fundamentais durante a jornada de recuperação.

"Reiteramos nosso agradecimento por toda manifestação de apoio, carinho e solidariedade", informou a nota.

Doença do apresentador pegou fãs e amigos de surpresa

Edu Guedes foi diagnosticado com câncer de pâncreas no último sábado, 5. O apresentador do Fica com a Gente, na RedeTV!, foi substituído por Edu Gomes Lima e Gabriela Montemezzo.

No mesmo dia, Guedes foi submetido a uma cirurgia para a remoção de um tumor no pâncreas. Inicialmente, o apresentador havia sido diagnosticado com uma infecção originária de cálculo renal e operado para remoção do cálculo devido a complicações nos rins.

Durante sua internação no hospital Albert Einstein em São Paulo, no entanto, exames descobriram um tumor no pâncreas e foi necessária uma cirurgia de remoção, que durou seis horas.

A notícia da doença de Edu Guedes, noivo de Ana Hickmann, pegou fãs, amigos e familiares de surpresa. O apresentador recebeu uma onda de apoio e carinho.