PM orienta colega a virar câmera em ação que resultou na morte de jovem em SP

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Uma gravação feita pelas câmeras corporais dos próprios policiais militares mostra quando um policial militar pede ao colega para virar a câmera durante a abordagem que resultou na morte do entregador Gabriel Ferreira Messias da Silva, de 18 anos, em novembro de 2024, na zona leste de São Paulo.

"Vira, vira, vira, vira", diz o policial para o colega. Gabriel foi baleado e morto ao sair de um posto de gasolina. Segundo a Defensoria Pública de São Paulo, os policiais teriam 'plantado' uma arma no local para simular uma reação à abordagem.

A Secretaria de Segurança Pública informou que o Inquérito Policial Militar (IPM) foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário. Os policiais envolvidos permanecem afastados das ruas.

A ação aconteceu na noite de 26 de novembro, na esquina das ruas Belém Santos com a Colônia Leopoldina, na Vila Cisper. As novas imagens foram reveladas neste sábado, 24. Gabriel e dois colegas abasteciam em um posto de gasolina quando uma viatura chegou ao local. Gabriel teria fugido com a moto e os policiais atiraram contra ele, que caiu.

Na versão da ocorrência apresentada pelos policiais, quando foi abordado, o jovem teria apontado uma arma contra eles, por isso houve reação.

De acordo com a Defensoria, as imagens geradas pelas câmeras mostram que a vítima não portava arma no momento em que foi abordada. Com base nelas e em depoimentos, o órgão produziu um relatório e pediu sua inclusão no inquérito policial que apura o caso.

Com acesso ao relatório, o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu o afastamento dos policiais das ações operacionais, por entender que havia divergência entre o relatado por eles e conteúdo das imagens. Os dois PMs que participaram da ação estão afastados temporariamente.

O que mostram as imagens

As imagens, às quais a reportagem teve acesso, mostram os policiais em torno do jovem caído, numa rua aparentemente vazia. Os PMs bloqueiam a rua com a viatura, que tem o motor e o sinalizador luminoso ligados.

Em seguida, um dos policiais se debruça sobre o rapaz revistando Gabriel no chão. Ele pergunta se a moto é roubada. "Sou trabalhador, senhor. Por que fazer isso comigo, meu Deus. Me ajuda, por favor", diz o rapaz. "Essa moto é B.O.?", insiste o policial. Gabriel volta a dizer que não e, nesse momento, é possível ouvir um policial dizendo: "vira, vira, vira, vira."

De acordo com a Defensoria, naquele momento os agentes alteraram o ângulo das câmeras, para que não registrassem quando um dos policiais chuta uma arma para perto do rapaz caído. Até então, nenhuma arma de fogo tinha aparecido nas imagens que captaram o entorno da vítima no chão.

Nas imagens, é possível ver a mão de um policial mexendo na câmera. Em seguida, enquanto o rapaz ainda está vivo, os policiais fotografam o número do chassis da moto para apurar se o veículo foi roubado.

A reportagem entrou em contato com a defensora pública Andrea Barreto, do núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, e aguarda retorno.

O que diz a Defensoria

Em nota, a Defensoria Pública de SP informou que teve acesso às imagens geradas pelas câmeras corporais dos PMs e produziu relatório que foi peticionado no inquérito policial, demonstrado que a vítima não portava arma no momento em que foi abordado.

Com base no relatório, o Ministério Público (MP-SP) optou pelo afastamento dos policiais das ações operacionais por entender que havia divergência entre o relatado por eles e o que havia nas imagens.

A morte do entregador é investigada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil de São Paulo. A investigação está em sigilo.

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O ator e músico Jared Leto foi acusado de má conduta sexual por nove mulheres. À revista norte-americana Air Mail, algumas delas relataram os casos e afirmam que eram menores de idade quando começaram a interagir com o artista.

Segundo a publicação, os relatos indicam um padrão de comportamento considerado inapropriado, com episódios que incluem desde ligações de teor sexual até situações em que o ator teria se exposto nu na presença de jovens. "É um segredo aberto há muito tempo", disse uma das entrevistadas à publicação.

Conforme os depoimentos, esse de situação era recorrente do ator. Os supostos episódios de má conduta sexual teriam acontecido ao longo dos anos 2000 e início dos anos 2010.

A modelo Laura La Rue foi uma das que falou sobre o assunto. Segundo ela, conheceu o ator aos 16 anos, em um evento beneficente. Após uma troca de e-mails, foi convidada a visitar o estúdio do ator em Los Angeles, onde ele teria flertado com insistência.

A equipe do ator nega qualquer conduta imprópria e afirmou ao Air Mail que a jovem teria se candidatado a uma vaga de assistente pessoal. Ela desmente a informação.

Outra mulher relatou que, quando também tinha 16 anos, foi abordada por Leto em um café em Los Angeles. Dias depois, o ator passou a telefonar durante a madrugada, com tom de voz considerado perturbador, e fazer perguntas explícitas de cunho sexual. A mãe dela afirma ter escutado uma das ligações.

A reportagem também menciona festas promovidas por Leto no início dos anos 2000, frequentadas majoritariamente por jovens mulheres. Uma das fontes relatou que havia um clima de incentivo ao nudismo durante os eventos.

Procurada pela revista, a assessoria de Jared Leto negou todas as acusações. Até o momento, o ator não se pronunciou publicamente.

Ex-ator da Globo, Marcello Antony desabafou na sexta-feira, 6, sobre a dificuldade que teria em retornar à emissora. Atualmente, Marcello vive em Portugal e atua como corretor imobiliário. Ele está afastado da televisão desde 2017.

Em entrevista à revista Veja, o ator revelou ter criado "inimizades" na empresa que criaram obstáculos para que recebesse convites para novos trabalhos.

O Estadão entrou em contato com a Globo para um pronunciamento sobre as falas de Marcello, mas não obteve retorno até o fechamento deste texto, deixando o espaço aberto para manifestação.

O artista afirmou que, nos últimos anos em que trabalhou na emissora, estava "cansado de fofoca e não queria ficar no centro das atenções".

Segundo Marcello, ele chegou a receber um convite para interpretar Doda em A Favorita, novela de João Emanuel Carneiro, papel que ficou com Murilo Benício. Na mesma época, porém, foi convidado para fazer um remake de Ciranda de Pedra, e optou por ele.

"Fui numa reunião com o Mário Lúcio Vaz [ex-diretor da emissora] e pedi para fazer a novela das seis. E ele: 'Marcello, estou há não sei quantos anos na Globo. Você é o primeiro que me pede para fazer novela das seis e não das oito'", narrou.

O diretor permitiu que Marcello atuasse em Ciranda de Pedra, mas o ator afirmou que, com a decisão, criou "inimizades". "João Emanuel e Ricardo Waddington, a partir daquele momento, me vetaram de tudo. Os egos lá dentro enterraram qualquer possibilidade de convites futuros com eles. Mas faz parte do jogo. Trabalhar com TV é administrar egos", disse.

Após se mudar para Portugal, o ator chegou a trabalhar em dois projetos portugueses, mas anunciou que seguiria no ramo de imóveis em um vídeo no Instagram no ano passado. "É com grande entusiasmo que eu anuncio a minha nova jornada como consultor de imóveis de luxo. Eu quero proporcionar a você a experiência excepcional que merece na busca do seu imóvel perfeito", disse à época.

Em uma publicação mais antiga, feita pelo perfil oficial da agência que o contratou, Marcello é descrito como um profissional que "traz a mesma paixão e excelência que marcaram sua jornada através do cinema, teatro e televisão para a indústria imobiliária".

Um estudo da plataforma de pesquisa Opinion Box, realizada dentro dos Estados Unidos, indicou que o sucesso das séries da Netflix Drive To Survive e Senna, voltada para os bastidores da Fórmula 1 e da biografia do piloto, fizeram com que o público norte-americano "descobrisse" o brasileiro Ayrton Senna.

Foram ouvidas 1.532 pessoas, e 41% delas disseram que descobriram o piloto há menos de um ano; já 57% dos americanos declararam que já tinham conhecimento sobre o brasileiro.

Dentro deste universo de 57% de pessoas que conheciam Senna, praticamente metade disse que passou a conhecer o piloto por meio das séries lançadas pela Netflix: 12% afirmaram ter conhecido o piloto por meio da série Drive To Survive, enquanto outros 12% por causa da biografia de Senna.

"No mercado, é nítido o impacto que o Senna teve na geração que tem hoje entre 40 e 70 anos. Existe praticamente um nicho todo que se apaixonou pela modalidade através da torcida por ele, e que segue apaixonada até hoje, muito tempo depois", aponta Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência de experiências esportivas e que comercializa pacotes para o GP de São Paulo de Fórmula 1.

"Está claro que, hoje, a forma como um evento esportivo é divulgado e transmitido é tão importante quanto o próprio evento. Novos ângulos, bastidores, detalhes técnicos, falas antes ocultas, além dos conteúdos relacionados, com a vida pessoal dos envolvidos, para muitas pessoas, são mais importantes que os resultados dos jogos ou das provas", alerta Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento norte-americana.

Depois de sucesso com 'Drive To Survive', Netflix avalia transmissão ao vivo da Fórmula 1

A Netflix avalia entrar na disputa pelos direitos de transmissão da Fórmula 1 nos Estados Unidos, a partir da temporada de 2026. Atualmente, a detentora oficial no país é a ESPN, mas o contrato vai apenas até dezembro deste ano. A informação foi inicialmente revelada pela agência Reuters.

O desejo de conseguir os direitos de exibição da F1 nos Estados Unidos também tem a ver com uma das principais produções da plataforma, a série documental Drive to Survive, que conta os bastidores das provas, pilotos e escuderias, e que no início de março lançou a sétima temporada.

"O grande sucesso que está passando a Fórmula 1 é o resultado da transformação de um negócio de esportes em entretenimento e de sua estratégia de marketing que se orientou para o digital e para as mídias sociais", avalia Renê Salviano, CEO da Heatmap e especialista em marketing esportivo.