Cadastro nacional de condenados por crimes sexuais contra crianças é aprovado pela Comissão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria o cadastro nacional de condenados por crimes contra a dignidade sexual da criança e do adolescente, o qual deverá reunir informações sobre o criminoso.

O projeto prevê que os indivíduos registrados no cadastro fiquem impedidos de exercer atividades que demandem contato com crianças e adolescentes.

O cadastro será mantido pelo Poder Executivo e operado em convênio celebrado com as unidades da Federação por meio dos órgãos de segurança pública, Ministério Público e Poder Judiciário.

A medida, que consta no Projeto de Lei 378/24, recebeu parecer favorável da relatora, deputada Caroline de Toni (PL-SC). Segundo ela, trata-se de "uma ferramenta que se acresce às demais, visando à proteção contra crimes de excepcional gravidade".

Próximos passos
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; e de  Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Em outra categoria

O humorista Léo Lins usou seu canal no YouTube neste domingo, 27, para afirmar que nunca fez piadas diretamente sobre a morte de Preta Gil e que também não pretende mais fazer piadas envolvendo a cantora, que morreu no último domingo, 20.

Sem citar diretamente a quais matérias se refere, o comediante criticou parte da imprensa: "Pegaram uma notícia de um mês atrás, feita de forma muito desleal e desonesta, sobre piadas escritas dois anos atrás, para, agora, publicarem notas dizendo que estou fazendo piadas sobre a morte de Preta Gil, chegando a atribuir a mim a frase, com aspas, dizendo que falei: 'Quem me processar vai pegar câncer e morrer'. Eu nunca disse isso. E nem fiz piadas sobre a morte da Preta Gil."

Em seguida, disse que chegou a fazer humor com a doença da cantora, mas não a respeito de sua morte: "Eu sei que vão falar: 'Ah, não falou da morte, mas falou do câncer, ela morreu de câncer, isso também está errado...'. 'Ele escreveu a piada dois anos atrás, mas contou até semana passada, mas não pode...'. Eu sei que aqui já cabe uma discussão. Mas o ponto é: quando chegou nesse nível de distorção e de mentira, eu achei importante fazer o vídeo."

Em junho, quando Preta Gil ainda estava viva, uma reportagem do jornal O Globo indicou que Léo Lins citou Preta Gil no primeiro show feito pelo comediante após sua condenação à prisão. A apresentação aconteceu no Teatro Gazeta, em São Paulo, diante de 720 pessoas. Na ocasião, segundo o jornal, teria feito a seguinte piada: "A Preta Gil veio me processar por causa de uma piada de anos atrás. Três meses depois que chegou o processo, ela apareceu com câncer. Bom, parece que Deus tem um favorito. Acho que ele gostou da piada. E pelo menos ela vai emagrecer".

Léo Lins diz que não fará mais piadas com Preta Gil

Em seu vídeo no YouTube, Léo Lins prosseguiu: "Aproveito para dizer que não faço mais as piadas (sobre o tema). Porque elas eram sobre o processo. Como não tem mais processo, não tem mais por que continuar com as piadas."

O humorista ainda compartilhou o print screen com uma mensagem que teria enviado ao perfil de Preta Gil no Instagram, mas que não foi respondida ou visualizada, datada de 10 de março de 2023, logo após ela ter sido diagnosticada com câncer: "Acabei de ver uma notícia sobre sua saúde. Estimo suas melhoras. Sei que nem colegas nós somos, mas senti vontade de te mandar essa mensagem".

Léo Lins, por fim, desejou forças à família da cantora. "Meus sentimentos a todos vocês. Tenho certeza que estão passando por um momento difícil. Principalmente vocês que acompanharam tão de perto o quanto ela lutou contra esse câncer. Deixo os meus sinceros sentimentos."

"Me despeço com uma piada. Para vocês que são meus fãs, e feita para vocês que não gostem de mim. Fiquem tranquilos: a Preta Gil não vai mais me encontrar e ouvir minhas piadas, porque ela está no céu, e eu vou para o inferno", concluiu.

Bela Gil falou sobre luto neste domingo, 27, data que marca uma semana da morte de sua irmã, Preta Gil, que foi velada e cremada no Rio de Janeiro na última sexta-feira, 25. "Quero agradecer por todas as mensagens lindas, cuidadosas e acolhedoras que recebi nesses últimos dias! Obrigada a cada um de vocês", escreveu a chef de cozinha e apresentadora nos Stories da sua conta do Instagram.

Diferentemente de outros familiares e dos amigos famosos, Bela Gil não foi fotografada no funeral de Preta Gil, já que chegou ao velório da irmã junto com o pai, Gilberto Gil, e a mãe, Flora Gil, depois do fechamento da cerimônia para o público e para a imprensa.

"Agradeço especialmente aos meus amigos e amigas pela preocupação e disponibilidade em cuidar de mim. Vocês são fundamentais na minha vida. Que lindo sentir isso e espero ser essa amiga à altura para vocês também. Eu tô 'bem' e aprendendo a dar espaço para a saudade", esclareceu Bela sobre seu "sumiço" nos últimos dias por causa do luto.

No sábado, 26, Bela já havia mostrado uma ida à praia para um mergulho na tentativa de se cuidar. "Hoje o corpo pedia movimento para refrear a dor e nada melhor do que nadar no mar", escreveu. Na quinta-feira, 24, um dia antes do velório de Preta, Bela também havia homenageado a irmã com um post e uma sequência de fotos nas redes sociais. "Você abriu portas e caminhos e seguirei trilhando obrigada por tudo, te amo."

Além de Bela Gil, Preta Gil tinha outros 6 irmãos, todos filhos de Gilberto Gil. O cantor já tinha perdido outro filho, Pedro Gil, em 1990.

A cantora Marisa Monte anunciou neste domingo, 27, que fará entre outubro e dezembro sua primeira turnê acompanhada de banda e de uma orquestra sinfônica com 55 músicos e regência do maestro André Bachur. A turnê Phonica - Marisa Monte & Orquestra Ao Vivo terá seis shows em seis cidades: Belo Horizonte (18/10), Rio de Janeiro (1/11), São Paulo (8/11), Curitiba (15/11), Brasília (29/11) e Porto Alegre (6/12).

"Ao longo dos anos, tive algumas chances de cantar com orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Foram experiências extraordinárias, emocionantes e inesquecíveis. A interação entre os músicos no palco, a complexidade dos arranjos e a combinação de técnica com a emoção fizeram desses concertos experiências verdadeiramente mágicas", declarou a cantora em um comunicado.

Marisa selecionou músicos de diferentes orquestras para acompanhá-la nos shows. "Para a série especial de seis shows da Phonica, em parceria com o maestro André Bachur, que me acompanhou no concerto de comemoração dos 90 anos da USP, selecionamos músicos virtuosos das melhores orquestras do país. Junto com minha banda, unimos o popular ao erudito para interpretar clássicos, criando mais uma experiência transcendental."

Os ingressos serão vendidos pelo site da Tickets For Fun. Os valores e as datas de início de venda ainda não foram divulgados.

Veja as datas e locais da turnê de Marisa Monte:

Belo Horizonte

Quando: 18 de outubro (sábado)

Onde: Parque Ecológico da Pampulha

Rio de Janeiro

Quando: 1º de novembro (sábado)

Onde: Brava Arena Jockey

São Paulo

Quando: 8 de novembro (sábado)

Onde: Parque Ibirapuera

Curitiba

Quando: 15 de novembro (sábado)

Onde: Pedreira Paulo Leminski

Brasília

Quando: 29 de novembro (sábado)

Onde: Gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano

Porto Alegre

Quando: 6 de dezembro (sábado)

Onde: Parque Harmonia