Vídeo mostra ataque a estudante da USP morta na zona leste; polícia identifica suspeito

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que um suspeito de envolvimento na morte de Bruna Oliveira da Silva, de 28 anos, se aproxima e ataca a estudante da USP. A Polícia Civil de São Paulo afirmou nesta quarta-feira, 23, que identificou o homem.

Bruna foi morta no último dia 13 de abril enquanto caminhava para casa, na saída no terminal de ônibus da estação de metrô Corinthians-Itaquera, após retornar da residência do namorado no Butantã.

A partir dos registros das câmeras de segurança, a polícia produziu uma imagem com auxílio de inteligência artificial (IA). Essa imagem permitiu, segundo os investigadores, a criação de uma foto e a identificação do suspeito, cujo nome não foi divulgado.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) pediu a prisão temporária do suspeito à Justiça e faz buscas para localizá-lo.

Câmeras de monitoramento registraram o momento em que o suspeito persegue e aborda a estudante na saída no terminal de ônibus da estação de metrô Corinthians-Itaquera.

As imagens mostram que o homem acelera o passo para alcançá-la. Bruna vira a cabeça para trás quando o suspeito do crime se aproxima dela.

Nesse momento da gravação, os dois entram em um ponto cego. Os dois permanecem fora do ângulo de visão para alguns segundos. Em seguida, o vídeo mostra Bruna tentando se desvencilhar e se afastar do suspeito enquanto ele parece segurá-la pelo braço.

Antes de desaparecer, no dia 13 de abril, Bruna parou em uma banca de jornal para carregar o celular. De lá, enviou uma mensagem a familiares pedindo dinheiro para pegar um carro por aplicativo, segundo o BO. A mulher deixou de responder mensagens minutos depois, por volta das 22h30, e não foi mais vista.

Na última quinta-feira, 17, o corpo de Bruna foi encontrado em um estacionamento na Avenida Miguel Ignácio Curi, região da Vila Carmosina, zona leste de São Paulo. O corpo estava seminu, com sinais de violência. "A equipe aguarda o resultado dos exames periciais do IC e IML, que serão analisados para auxiliar na elucidação do caso", informou a SSP.

Bruna era formada em Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), conhecida como USP Leste. Ela havia sido aprovada recentemente no programa de pós-graduação em mudança social e participação política da mesma unidade.

Em outra categoria

Alexandre Pires celebrou nesta quarta-feira, 23, o nascimento de Ravi, seu primeiro neto, em Uberlândia (MG). O bebê é filho de Carol Pires, primogênita do cantor. "No colinho do vovô! Obrigado Deus! Obrigado minha filha Carol Pires. Obrigado Matheus Gomes [genro]. Que Jesus abençoe o Ravi e toda nossa família", escreveu o ex-vocalista do Só Pra Contrariar.

Carol Pires tem 32 anos e é fruto de um relacionamento que Alexandre Pires teve ainda na adolescência. Ela nasceu em 1993, quando o cantor tinha apenas 17 anos. Agora avô aos 49 anos, o pagodeiro também é pai de Arthur, de 16 anos, e de Júlia, de 15 anos, ambos frutos do casamento com Sara Campos.

Já a mãe de Ravi e filha primogênita de Alexandre Pires também é cantora e compositora e já lançou um álbum produzido pelo pai. Carol Pires também atua como backing vocal e trabalhou com o cantor Felipe Araújo, além de também ter viajado o mundo como backing vocal de seu pai.

Alexandre Pires deixou o grupo Só Pra Contrariar em 2002 para seguir carreira solo. Ele retornou ao grupo em 2013 para uma turnê comemorativa de 25 anos, que durou até 2015. Em 2024, ele se despediu novamente do grupo com a turnê SPC Acústico 2 - O Último Encontro, que marcou sua saída definitiva.

A atriz Carolina Dieckmann retomou suas atividades profissionais nesta quarta-feira, 23, após a morte da cantora Preta Gil, ocorrida no último domingo, 20. A artista retornou dos Estados Unidos no mesmo dia da morte da amiga e, desde então, tem compartilhado com o público momentos do processo de retorno à rotina.

Pelas redes sociais, Dieckmann mostrou parte da preparação para um dia de gravações da novela Vale Tudo, incluindo o uso de um acessório com gelo para aplicar água congelada no rosto, prática utilizada como recurso para reduzir o inchaço facial.

Na publicação, a atriz também indicou que o retorno à personagem Leila, tem feito parte da retomada do cotidiano."Leilinha me obrigando a levantar", escreveu.

Uma amizade marcada por cumplicidade e irmandade

A relação entre Preta Gil e Carolina Dieckmann extrapolava os bastidores da fama. As duas se conheceram por meio da cantora Ivete Sangalo, que também era amiga de ambas. No programa Mais Você, da TV Globo, em agosto de 2023, Carolina relembrou com bom humor o início da amizade, revelando que havia uma espécie de ciúme mútuo antes do primeiro encontro planejado por Ivete. O carinho cresceu rapidamente e se consolidou em uma amizade que se manteve pública, intensa e sincera.

A atriz sempre se mostrou presente durante o processo de tratamento de Preta, conforme descrito na biografia Preta Gil: Os primeiros 50. Momentos antes de Preta morrer, Carolina publicou uma foto com a cantora e escreveu: "Preta é meu colo e quem também é a dona do meu. Preta é a tradução mais bonita disso; e a nossa irmandade é transbordamento", celebrando o Dia do Amigo.

Em um vídeo exibido no mesmo programa da TV Globo, Preta também homenageou a amiga, descrevendo-a como um "presente de Deus" e agradecendo pela presença constante durante os meses mais difíceis de sua vida. "Ter você nesses últimos oito meses de luta é um acalanto", disse a cantora na ocasião.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental. Nesse período, recebeu a vista de amigos e familiares.

O velório de Preta Gil será realizado na próxima sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Centro da cidade, das 9h às 13h. A cerimônia será aberta ao público e marca a despedida da cantora, que morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, onde fazia tratamento contra o câncer.

A assessoria da família afirmou ao Estadão que, após o velório, o corpo da artista será cremado, conforme desejo manifestado em vida.

Apesar de uma entrevista antiga em que Preta Gil mencionava com bom humor o desejo de ter uma despedida com clima de micareta, com trio elétrico e música, a cerimônia seguirá um formato tradicional, sem apresentações musicais, segundo informações da assessoria confirmadas ao Estadão.

O anúncio oficial da cerimônia foi feito nas redes sociais da família, com a mensagem: "Celebraremos sua vida, arte e legado", acompanhando os detalhes do evento. O local escolhido para o velório, o Theatro Municipal, é um dos mais emblemáticos pontos culturais da capital fluminense e foi um pedido da própria artista.