Preso pistoleiro que matou 'Zezinho do Ouro', delator que implodiu a Polícia de SP há 30 anos

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O matador de aluguel Leonardo Ferreira Silva, suspeito de executar a tiros José Gonzaga Moreira, o "Zezinho do Ouro" - primeiro delator do crime organizado que envolveu em esquema de corrupção grande contingente de policiais de São Paulo nos anos 1990 -, foi preso em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Leonardo confessou o assassinato, em abril do ano passado, de "Zezinho de Ouro", de 81 anos. Ele disse ter recebido R$ 50 mil pelo crime cometido na zona norte da capital paulista.

O Departamento de Homicídios da Polícia Civil de São Paulo investiga agora quem foi o mandante da execução e se há outros envolvidos na trama.As primeiras informações sobre a prisão do pistoleiro foram divulgadas com exclusividade pelo SBT Brasil. O Estadão confirmou.

Quando fechou um acordo de delação com o então juiz-corregedor Maurício Lemos Porto Alves, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo) - braço da Justiça paulista -, "Zezinho do Ouro" provocou um terremoto na Polícia Civil de São Paulo. Era 1994.

Em meio ao impacto das revelações do delator, o então governador Luiz Antonio Fleury Filho (MDB) determinou o afastamento de 40 policiais, entre eles delegados do alto escalão que ocupavam cargos importantes na estrutura hierárquica da corporação - diretores do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e da Divisão de Crimes Fazendários, além do titular da Delegacia de Roubo a Bancos, à época, foram atingidos pelo tsunami "Zezinho do Ouro".

Zezinho era informante de policiais, infiltrado em quadrilhas de ladrões de carga e de ouro. Suas informações levavam à prisão de bandidos e apreensão de cargas, depois desviadas pelos próprios policiais.

Em anos mais recentes, na década passada, Zezinho voltou às manchetes dos jornais sob acusação de liderar um esquema de grilagem de terras na Grande São Paulo. Mais tarde, envolveu-se com disputas de terras e também com políticos na Paraíba. Recentemente, ele abriu canal em uma rede social na qual fazia denúncias contra grileiros e políticos daquele Estado. O último vídeo no canal "A Voz de Correntes" foi publicado no dia 5 de abril de 2024. Dois dias antes da execução.

Como Zezinho do Ouro foi executado

Em 7 de abril do ano passado, o delator que fez tremer a Polícia de São Paulo há trinta anos, recebeu seu próprio algoz no apartamento em que residia, na Rua Voluntários da Pátria, Santana, zona norte da capital paulista.

O matador de aluguel Leonardo Ferreira Silva usou um nome falso - Jonatan - ao se identificar e pedir um encontro com Zezinho. Alegou ter informações sobre um prefeito pernambucano, que vinha sendo alvo de denúncias no canal de YouTube de Zezinho.

O pistoleiro chegou ao prédio do delator por volta das 14 horas. Usava um boné branco, calça jeans e tênis azul. Foi recebido por Zezinho na portaria do edifício. Os dois subiram juntos ao apartamento e passaram mais de uma hora conversando no escritório.

Depois da reunião, Zezinho acompanhou o assassino até a portaria do prédio. Desceu com Leonardo e liberou sua saída no portão com biometria. Despediram-se. Quando deu as costas ao matador foi baleado à queima roupa. Foram seis disparos. Um atingiu Zezinho na nuca. Ele foi socorrido, mas morreu no hospital na madrugada seguinte.

As buscas pelo pistoleiro levaram cinco meses. A polícia descobriu que o número de telefone usado por ele foi habilitado na véspera do crime. Minutos antes de chegar ao prédio da Voluntários da Pátria, Leonardo ligou para Zezinho e a ele pediu orientações para chegar ao endereço do delator que encrencou a vida de dezenas de policiais.

Os dados de geolocalização apontaram que o celular do pistoleiro passou por Recife e Uberlândia (MG) dias antes da execução de "Zezinho do Ouro".

O ponto crucial da investigação foi um outro assassinato. Em fevereiro, Lázaro Antonio Modesto de Sousa foi morto em Uberlândia.

A viúva de Lázaro declarou que o marido foi vítima do mesmo pistoleiro que derrubou "Zezinho do Ouro". A mulher reconheceu o matador a partir de reportagens publicadas em veículos de comunicação.

As tatuagens do matador de aluguel ajudaram a Polícia Civil a confirmar sua identidade. "Esta equipe analisou detalhadamente as imagens captadas pelas câmeras de monitoramento do condomínio de José Gonzaga Moreira e observou que seu assassino também possui uma tatuagem no tórax do lado esquerdo", concluiu a delegada Nayara Nogami, que investiga o caso.

O porteiro do prédio onde morava "Zezinho do Ouro", um neto dele e uma funcionária da família fizeram o reconhecimento do pistoleiro.

A polícia também descobriu que, um mês antes da morte de Zezinho, o celular usado pelo matador foi conectado em um modem wi-fi em endereço cadastrado por Leonardo junto ao banco.

Além das suspeitas de homicídio que pesam contra Leonardo, ele tem passagens criminais por roubo qualificado, formação de quadrilha e tráfico de drogas.

Com esse histórico em mãos, a delegada Nayara Nogami pediu a prisão preventiva do suspeito.

"No caso em apreço, o recolhimento do investigado ao cárcere é imprescindível para o avanço e conclusão das investigações, uma vez que estão pendentes diligências fundamentais, tais como a identificação de eventuais testemunhas do delito, a localização da arma de fogo utilizada, a realização de reconhecimento pessoal, identificação dos demais indivíduos envolvidos e outras diligências que se mostrarem necessárias", anotou a delegada na representação.

O pistoleiro foi indiciado em homicídio duplamente qualificado por motivo torpe, já que teria cometido o crime em troca de dinheiro, e mediante dissimulação que tornou impossível a Zezinho se defender.

Em outra categoria

O mais novo filme da franquia Homem-Aranha, intitulado Homem-Aranha: Um Novo Dia, ganhou um teaser nesta sexta-feira, 1º, data em que se também celebra o Dia do Homem-Aranha. O vídeo, com cerca de 10 segundos, revela detalhes do novo uniforme do herói. Veja abaixo:

Anunciado em 2023, o quarto filme da saga conta com o retorno de Tom Holland e Zendaya aos papéis principais. A atriz Sadie Sink (Stranger Things) também foi confirmada no elenco da nova produção, cujas gravações devem se iniciar em breve.

Até o momento, os detalhes da trama seguem em sigilo, mas a história deve se concentrar no núcleo urbano de Nova York, cidade natal do herói. As filmagens já estão em andamento em Glasgow, na Escócia, que foi ambientada para representar o cenário nova-iorquino.

O longa está sendo produzido por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, e Amy Pascal, ex-chefe da Sony Pictures. Homem-Aranha 4 tem estreia prevista para 31 de julho de 2026.

A vida é feita de coincidências, algumas bonitas e tristes ao mesmo tempo. Quando veio à Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, em 2011, o português Valter Hugo Mãe lançava o livro O Filho de Mil Homens, muito inspirado pela sua relação com seu sobrinho, Eduardo. Em 2025, ele retorna à festa para divulgar a adaptação cinematográfica do livro em meio ao luto pelo garoto, que morreu vítima de câncer aos 16 anos.

Esse foi um dos temas da mesa com a participação do escritor, que ocorreu no início da tarde desta sexta, 1º. A morte do sobrinho, muito próxima à morte de uma amiga muito querida de Hugo Mãe, Isabel, foi catalisadora para a escrita de Educação da Tristeza, livro que ele está lançando agora no Brasil, pela Biblioteca Azul, que publica sua obra no País.

Mas, mesmo falando de luto, o escritor se recusou a deixar a conversa ser triste. Foi ovacionado em sua entrada, com direito a aplausos e assobios. Logo na primeira pergunta, que falava sobre o luto, mudou o tom, brincou sobre sua aparência na tela, fez piadas, atraiu risadas e, depois, justificou: "Não estou interessado em transformar meu patrimônio, minhas memórias, em uma coisa triste."

Hugo Mãe explicou que seu mecanismo é sempre tentar contar essas histórias de forma leve. E mesmo quando tudo estava desabando - quando a amiga morreu, o sobrinho já sabia que seu estado era terminal e a mãe, que ele cuida, sofria com toda a situação -, o escritor se segurava e guardava o choro para quando estava sozinho.

O Filho de Mil Homens

Ele lembrou sobre a inspiração para O Filho de Mil Homens. Tinha medo de ter filhos, achava que não era pra ele. Quando começou a cuidar de Eduardo, que ficava com ele todas as segundas-feiras quando era criança, tudo mudou. "Entendi que tinha sonhado tudo errado. Sempre sonhei com coisas tolas", disse.

Na trama, está Crisóstomo, um pescador solitário que, aos 40 anos, decide mudar seu destino e encontrar companhia. Sua vida muda quando ele encontra Camilo, um menino órfão que Crisóstomo decide acolher para satisfazer seu sonho de ter um filho.

O filme será lançada pela Netflix ainda este ano, com direção de Daniel Rezende e estrelado por Rodrigo Santoro. Hugo Mãe diz que não quis se envolver muito diretamente na produção. "Tinha medo de criar algum ruído", disse. Mas está satisfeito com o resultado do longa, tanto que disse, naquele tom entre a brincadeira e a verdadeira, que tem medo do livro cair no esquecimento.

Isso não deve acontecer, especialmente no Brasil, onde o livro foi tão bem recebido. "A maneira como os leitores brasileiros reagiram ao livro foi muito espantosa. Teve uma dimensão descomunal", lembrou Hugo Mãe. O escritor disse ainda que, quando está triste, recorre a essas memórias, de pessoas que o contaram como o livro mudou a vida delas.

Quando veio o anúncio de que a mesa estava chegando ao fim, a plateia lamentou. Hugo Mãe foi aplaudido de pé, comprovando o status de fenômeno que ganhou desde sua última participação na Flip.

O surfista Pedro Scooby revelou nessa quinta-feira, 30, detalhes sobre suas finanças pessoais e como sua esposa, a modelo Cintia Dicker, lhe ajudou em um momento delicado durante a pandemia. Em entrevista ao podcast do Alt Tabet, do humorista Antonio Tabet, o esportista relembrou que, no começo da pandemia de covid-19, optou por se mudar para Portugal para viver perto da namorada. Os dois estavam juntos há poucos meses.

Com as praias fechadas e o surfe mundial paralisado, a situação de Scooby não era das melhores. A modelo, então, decidiu ajudar o namorado. "Como ela ganhou a vida inteira em dólar, doía bem menos nela do que em mim. Ela foi a pessoa mais de boa do mundo, falou: 'Cara, ganho em dólar, deixa comigo'", afirmou o surfista.

"Teve uns meses que eu estava fazendo conta para caramba, e ela bancou, foi a pessoa mais parceira do mundo. Ela é, até hoje, a minha parceira. Me comprou na baixíssima", disse Scooby rindo. Os dois estão juntos desde 2019 e têm uma filha de dois anos, Aurora.

O surfista também falou sobre os comentários negativos que costuma ouvir sobre um suposto interesse maldoso da esposa. "Quando comecei a namorar ela, falavam que ela só estava comigo por interesse. Quando começamos a namorar, ela tinha muito mais dinheiro que eu. Se bobear, ainda tem."

Com uma carreira sólida no mercado de moda internacional, Cintia Dicker atua como modelo desde os 16 anos e está acostumada a fazer desfiles para grandes marcas. "Quando vi ela pela primeira vez, achei que fosse gringa, porque estava em um banner na Times Square do tamanho de um prédio, de uma marca de lingerie", brincou Scooby.