Roubo de celular em Pinheiros: como quadrilha monitorava ruas e escolhia as vítimas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Polícia Civil prendeu dois homens, neste domingo, 6, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos de celulares na região de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. De acordo com as investigações, os criminosos utilizavam dois veículos para monitorar os arredores e escolher as possíveis vítimas. Outros três integrantes foram identificados e são procurados. Os detidos não tiveram os nomes divulgados.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP), agentes da Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco), da 3ª Seccional de Polícia, realizaram uma campana no local onde os criminosos atuavam. Durante a ação, conseguiram prender dois integrantes da quadrilha que estavam em um dos veículos usados nos assaltos.

Com base nas investigações, os policiais identificaram o modus operandi da quadrilha que utilizava um carro e uma moto para monitorar a região. Parte dos criminosos desembarcava para cometer os crimes, enquanto os veículos de apoio permaneciam estacionados nas proximidades. Os membros da quadrilha faziam chamadas telefônicas em grupo para combinar os assaltos. Depois, os ladrões retornavam para os veículos de apoio.

Os detidos foram autuados em flagrante por associação criminosa e resistência à prisão. Os outros três suspeitos que já foram identificados tiveram a prisão temporária decretada e são procurados. Segundo a SSP, as investigações prosseguem para apurar outros roubos cometidos pela quadrilha.

Violência em alta no bairro

Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que, em janeiro de 2025, houve um aumento de 20% dos roubos em Pinheiros, um dos bairros mais visados pelos criminosos que se passam por falsos entregadores, em relação ao mesmo mês no ano passado.

Foram 271 registros de assaltos em Pinheiros em janeiro de 2025, ante 225 no mesmo mês do ano passado. A alta, a maior entre os bairros com mais roubos, colocou o distrito como o segundo com mais assaltos em janeiro, atrás apenas do Campo Limpo, na zona sul, com 309 ocorrências. Abaixo, aparecem Capão Redondo (269), também na zona sul, além de Campos Elíseos (235) e Sé (226), no centro.

No dia 7 de março, um homem de 55 anos foi baleado ao resistir a entregar o celular a um assaltante que o abordou no interior de uma padaria. No dia seguinte, um homem de 55 anos foi baleado durante um assalto dentro de uma padaria na rua Simão Álvares.

Um homem de 41 anos que também estava na padaria teve o celular levado por um rapaz armado. O suspeito que atirou contra a vítima foi preso no último dia 24. Um menor de 14 anos foi apreendido.

Em janeiro, um jovem foi baleado e morto em Pinheiros durante um roubo de celular. Vitor Rocha e Silva tinha 23 anos, era de Uberlândia, Minas Gerais, e estava em São Paulo a passeio com o namorado. O crime aconteceu na Rua Joaquim Antunes, uma das mais visadas por assaltantes.

O Radar da Criminalidade, plataforma do Estadão que mapeia roubos e furtos na capital paulista, com base em dados da SSP, aponta 33 crimes na rua Capote Valente e em suas proximidades em janeiro deste ano, uma alta de 6,5% em relação a 2024.

Questiona, a SSP disse que "intensificou suas ações de enfrentamento à criminalidade, com foco especial nos crimes violentos, investindo em tecnologia e reforçando as equipes de patrulhamento com base nas estatísticas e nas denúncias da população".

Em outra categoria

Pela primeira vez desde o anúncio do fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca, o cantor Leonardo comentou publicamente a separação do casal.

"Não existe ex-sogro. É pra sempre", afirmou o sertanejo em entrevista ao perfil Conceito Sertanejo, ressaltando o vínculo que mantém com a influenciadora digital mesmo após a separação.

"A Virginia é uma pessoa maravilhosa. Estou sofrendo demais por dentro, eu e o Brasil. A gente não queria isso. Ela é um ser maravilhoso que apareceu nas nossas vidas. Nos deu três presentes. Três crianças maravilhosas", completou, referindo-se aos netos.

Ao comentar o término, Leonardo também mencionou a juventude do casal como um fator que pode ter contribuído para a decisão. "Eles são duas crianças, 27 anos de idade, a gente entende", disse o cantor.

Separação anunciada nas redes

Zé Felipe e Virginia Fonseca anunciaram oficialmente o fim do casamento no final de maio, após cinco anos juntos. Na ocasião, os dois divulgaram um comunicado conjunto nas redes sociais, reforçando que seguem amigos e que o foco permanece na criação dos três filhos. O ex-casal afirmou ainda que a decisão foi tomada em comum acordo e que o respeito mútuo será mantido.

Desde o anúncio, os dois têm evitado comentar a separação com detalhes, mantendo a vida pessoal com certa discrição diante do público.

Durante show realizado na Irlanda no último sábado, 26, a cantora Billie Eilish se envolveu em uma polêmica após uma fala que muitos internautas consideraram de teor racialmente insensível. Enquanto interagia com o público, a artista tentou destacar sua conexão com o país europeu, mas o comentário gerou desconforto imediato.

"Sabe, é muito legal estar aqui porque eu sou irlandesa. Todo mundo aqui se parece muito comigo, tipo, muito, muito, muito, muito, muito brancos. Enfim…", disse a cantora, durante apresentação da turnê Hit Me Hard and Soft.

A frase viralizou rapidamente nas redes sociais e provocou reações de seguidores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde Billie Eilish havia cancelado uma apresentação prevista para setembro deste ano, em São Paulo.

Fãs brasileiros criticam fala e lembram cancelamento

A repercussão nas redes sociais não se limitou à fala em si. Muitos fãs brasileiros retomaram o recente cancelamento da vinda de Billie Eilish ao País, o que reacendeu debates sobre o posicionamento da cantora e sua conexão com o público internacional.

Usuários questionaram se o comentário sobre a "cor" do público irlandês teria relação com o fato de Eilish ter deixado de se apresentar em um país reconhecido por sua miscigenação e diversidade étnica. Alguns internautas até brincaram com a situação, publicando memes sobre a cantora.

Até o momento da publicação desta matéria, Billie Eilish não havia se pronunciado sobre a repercussão da fala nem comentou os desdobramentos nas redes sociais.

Por que Billie cancelou show no Brasil?

Segundo informações divulgadas pelo Portal LeoDias, o cancelamento da apresentação no Brasil aconteceu por conta de desentendimentos com a organização do evento, especialmente quanto ao local escolhido para o show. A ideia inicial seria realizar a apresentação no estádio Morumbis, em São Paulo, que possui capacidade para até 68 mil pessoas.

Contudo, a cantora teria expressado preferência por locais menores e fechados, com capacidade para até 30 mil pessoas, padrão que vem adotando na turnê atual. A decisão final de cancelar o show teria partido da própria artista, conforme apurou o portal.

Flora Gil recebeu uma foto com Preta Gil como uma lembrança especial de uma amiga. O presente foi dado durante a missa de sétimo dia da cantora, que ocorreu nessa segunda-feira, 28, na Paróquia Santa Mônica, no Rio de Janeiro.

A foto é de 1984: "Ganhei na missa. Ela e eu em setembro de 1984, eu grávida de Bem Gil", explicou a madrasta de Preta. Na época, a filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha tinha 10 anos de idade. A foto foi um presente de Cecilia Pretti, amiga pessoal de Flora.

Morte de Preta Gil

A cantora morreu no domingo, 20, em Nova York, Estados Unidos. Ela lidava com um câncer colorretal desde 2023, motivo pelo qual procurou o país, em busca de métodos alternativos de tratamento.

Após a morte de Preta Gil, seu corpo foi trazido para o Brasil. Foi realizado um velório em sua homenagem na última sexta-feira, 25, no Theatro Municipal.

A homenagem foi aberta ao público e contou com amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann e a cantora Ivete Sangalo, além de fãs e da família, como seu filho Francisco Gil.

Além da homenagem que ocorreu no Rio de Janeiro, Gominho, amigo pessoal da cantora, esteve no Mais Você e falou sobre seu processo de luto. Ele morou com Preta durante dois anos, após a descoberta da doença.

"Faz duas semanas que estou em luto, eu já sabia. É muito ruim ver quem você ama sofrendo", disse.

Após o velório, o corpo da cantora foi cremado. Ocorreram duas missas de sétimo dia em sua homenagem: uma em Salvador, no último sábado, 26, e outra no Rio de Janeiro, na segunda, 28.