Ventos fortes na madrugada em SP; veja qual foi a velocidade das rajadas em cada cidade

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

São Paulo registrou rajadas de ventos fortes neste sábado, 5, com velocidades que chegaram a 57 km/h em Bauru, no interior do Estado. Na sexta-feira, 4, o vento chegou a 60,8 km/h em Barra Bonita, na região de Bauru, e São Miguel Arcanjo, na região de Sorocaba. Os dados são da Defesa Civil estadual.

Na capital, a velocidade dos ventos foi de 51,8 km/h no sábado, medida na estação de Congonhas, zona sul (veja lista abaixo).

Apesar de registros acima de 50km/h serem considerados fortes, a marca ainda fica longe do recorde estadual. A máxima foi de 151 km/h, em Santos, no litoral. A ventania foi registrada em novembro de 2023.

Em outubro do ano passado, os ventos passaram de 100 km/h na Capital. O recorde foi de 107,6 km/h, na zona sul da cidade. Foi a maior velocidade em 30 anos.

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em alerta para temporais a partir desta sexta-feira, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por causa da frente fria que atinge a região.

Veja abaixo as velocidades dos ventos registrados no Estado de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil:

Sábado, 5 de abril (até as 7h11):

1 - 57,2 km/h em Bauru (SBAE - REDEMET)

2 - 55,1 km/h em Ourinhos (INMET)

3 - 54,7 km/h em Barra Bonita (INMET)

4 - 52,9 km/h em São Miguel Arcanjo (INMET)

5 - 51,8 km/h na capital - Congonhas/São Paulo (SBSP - REDEMET)

6 - 49,3 km/h em Bauru (INMET)

7 - 46,1 km/h em Bragança Paulista (INMET)

8 - 43,6 km/h em Jales (INMET)

9 - 42,8 km/h em Iguape (INMET)

10 - 40,7 km/h em Marília (INMET)

Sexta-feira, 4 de abril:

1 - 60,8 km/h em Barra Bonita (INMET)

2 - 60,8 km/h em São Miguel Arcanjo (INMET)

3 - 52,2 km/h em Dracena (INMET)

4 - 50,4 km/h em Ourinhos (INMET)

5 - 49,0 km/h na capital - Mirante de Santana/São Paulo (INMET)

6 - 48,.6 km/h em Iguape (INMET)

7 - 44,6 km/h em Taubaté (INMET)

8 - 44,6 km/h em Interlagos/São Paulo (INMET)

9 - 43,2 km/h em Bragança Paulista (INMET)

10 - 39,2 km/h em Campos do Jordão (INMET)

Diadema e Santos têm pontos de alagamentos

A Defesa Civil registrou pontos de alagamentos em Diadema, na Região Metropolitana. Muros caíram parcialmente em uma escola, mas não prejudicaram as aulas.

Em Santos, houve alagamento temporário na estrada em direção a São Vicente. A Defesa Civil também registrou quedas de árvores sobre a fiação elétrica, que causaram a interrupção da energia elétrica.

Uma árvore de grande porte caiu em São Sebastião, na rodovia SP-55. A via ficou totalmente interditada mas foi liberada após o corte da árvore.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a capital e São José dos Campos apresentam riscos geológicos altos. Isso quer dizer que há possibilidade de deslizamentos pontuais e esparsos onde a chuva ocorrer de forma mais intensa, além de quedas de barreiras ao longo de estradas e rodovias.

Em relação ao risco hidrológico, esses dois municípios são listados com alerta moderado. Isso quer dizer que há possibilidade de enxurradas e alagamentos temporários de áreas rebaixadas e inundações pontuais em córregos urbanos, devido a chuvas persistentes ao longo do dia.

De acordo com a última atualização do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo, para este sábado não há previsão de temporais. No entanto, o solo encharcado mantém elevado o potencial para formação de alagamentos, queda de árvores e deslizamentos de terra.

Em outra categoria

Marina Morena completou 42 anos nesta quarta-feira, 23, mas admitiu que não está tão feliz com o aniversário deste ano. Isso porque a data comemorativa ocorre apenas três dias após a morte de Preta Gil, sua 'irmã de coração'.

"Hoje é o meu aniversário não tão feliz", escreveu a aniversariante, que nasceu e passou a infância em Salvador junto com parte da família Gil. "Respiro fundo e agradeço por ter vivido tantos aniversários ao seu lado", completou a empresária.

Nos comentários, vários amigos famosos consolaram Marina. "Você é verdade! Que bom que existem corações como o seu. Ela tá de lá lhe mandando muito amor e querendo que você fique bem. Saúde e mais amor ainda pra você, linda Marina", escreveu Ivete Sangalo, que era uma das melhores amigas de Preta e inspirou a filha de Gilberto Gil a virar cantora.

"Te amo, Marina! Viva a vida por ela", aconselhou Flor Gil Demasi, filha de Bela Gil e sobrinha de Preta. "Agora o que permanece são as boas lembranças e o amor que não se apaga! Preta sempre vai celebrar você! Feliz aniversário", desejou a influenciadora Thaynara OG.

Anitta, que também é muito próxima de Marina Morena e já teve sua carreira gerida pela empresária, foi outra famosa que consolou a amiga. "Minha vida também foi transformada por você. Te amo", escreveu a cantora.

Outra coincidência

Jude Paulla, amiga que acompanhou de perto todo o tratamento de Preta Gil contra o câncer e passou os últimos meses de vida com ela nos Estados Unidos, viveu a mesma coincidência que Marina. Ela fez aniversário em 21 de julho, apenas um dia depois da morte da cantora.

No texto de despedida que fez para a amiga, ela revelou que tinha planos de comemorar a data no Brasil com Preta. "Falei que te esperava pra gente comemorar meu aniversário hoje com o tema que você tinha escolhido pra gente comemorar. Ia ser em NY, mas os planos mudaram no meio do caminho. Não deu tempo", lamentou Jude.

No último domingo, 20, Preta Gil chegou a embarcar na UTI aérea em Nova York que a levaria de volta ao Brasil. Antes de o avião decolar dos Estados Unidos, porém, ela passou mal e morreu na ambulância a caminho do hospital.

Alexandre Pires celebrou nesta quarta-feira, 23, o nascimento de Ravi, seu primeiro neto, em Uberlândia (MG). O bebê é filho de Carol Pires, primogênita do cantor. "No colinho do vovô! Obrigado Deus! Obrigado minha filha Carol Pires. Obrigado Matheus Gomes [genro]. Que Jesus abençoe o Ravi e toda nossa família", escreveu o ex-vocalista do Só Pra Contrariar.

Carol Pires tem 32 anos e é fruto de um relacionamento que Alexandre Pires teve ainda na adolescência. Ela nasceu em 1993, quando o cantor tinha apenas 17 anos. Agora avô aos 49 anos, o pagodeiro também é pai de Arthur, de 16 anos, e de Júlia, de 15 anos, ambos frutos do casamento com Sara Campos.

Já a mãe de Ravi e filha primogênita de Alexandre Pires também é cantora e compositora e já lançou um álbum produzido pelo pai. Carol Pires também atua como backing vocal e trabalhou com o cantor Felipe Araújo, além de também ter viajado o mundo como backing vocal de seu pai.

Alexandre Pires deixou o grupo Só Pra Contrariar em 2002 para seguir carreira solo. Ele retornou ao grupo em 2013 para uma turnê comemorativa de 25 anos, que durou até 2015. Em 2024, ele se despediu novamente do grupo com a turnê SPC Acústico 2 - O Último Encontro, que marcou sua saída definitiva.

A atriz Carolina Dieckmann retomou suas atividades profissionais nesta quarta-feira, 23, após a morte da cantora Preta Gil, ocorrida no último domingo, 20. A artista retornou dos Estados Unidos no mesmo dia da morte da amiga e, desde então, tem compartilhado com o público momentos do processo de retorno à rotina.

Pelas redes sociais, Dieckmann mostrou parte da preparação para um dia de gravações da novela Vale Tudo, incluindo o uso de um acessório com gelo para aplicar água congelada no rosto, prática utilizada como recurso para reduzir o inchaço facial.

Na publicação, a atriz também indicou que o retorno à personagem Leila, tem feito parte da retomada do cotidiano."Leilinha me obrigando a levantar", escreveu.

Uma amizade marcada por cumplicidade e irmandade

A relação entre Preta Gil e Carolina Dieckmann extrapolava os bastidores da fama. As duas se conheceram por meio da cantora Ivete Sangalo, que também era amiga de ambas. No programa Mais Você, da TV Globo, em agosto de 2023, Carolina relembrou com bom humor o início da amizade, revelando que havia uma espécie de ciúme mútuo antes do primeiro encontro planejado por Ivete. O carinho cresceu rapidamente e se consolidou em uma amizade que se manteve pública, intensa e sincera.

A atriz sempre se mostrou presente durante o processo de tratamento de Preta, conforme descrito na biografia Preta Gil: Os primeiros 50. Momentos antes de Preta morrer, Carolina publicou uma foto com a cantora e escreveu: "Preta é meu colo e quem também é a dona do meu. Preta é a tradução mais bonita disso; e a nossa irmandade é transbordamento", celebrando o Dia do Amigo.

Em um vídeo exibido no mesmo programa da TV Globo, Preta também homenageou a amiga, descrevendo-a como um "presente de Deus" e agradecendo pela presença constante durante os meses mais difíceis de sua vida. "Ter você nesses últimos oito meses de luta é um acalanto", disse a cantora na ocasião.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental. Nesse período, recebeu a vista de amigos e familiares.