SP e Rio devem ter chuvas excessivas; litoral paulista pode registrar ondas até 3 metros

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro entraram em alerta para temporais principalmente a partir desta sexta-feira, 4, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No momento, está em vigência o alerta laranja para a capital paulista e o alerta vermelho para grande perigo de acumulado de chuva para outras cidades do Estado paulista e também cidades do Rio de Janeiro, incluindo a capital carioca.

A condição climática deve se estender ao menos até sábado, 5, com a possibilidade de chuvas excessivas. O aviso pode ser atualizado novamente a qualquer momento.

Conforme o instituto, são esperados volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h.

"As chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região", afirma o Inmet.

As regiões que demandam maior atenção são: Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e litoral norte, em São Paulo. No Rio de Janeiro, a Costa Verde, a região metropolitana, o Vale do Paraíba, a região serrana e a baixada litorânea.

Nessa quinta-feira, 3, foram registradas fortes chuvas em áreas de São Paulo, do Triângulo Mineiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina.

Ainda nessa quinta-feira, a Defesa Civil do Estado de SP montou um gabinete de crise com representantes das concessionárias de energia, abastecimento de água e órgãos públicos para monitorar a situação em tempo real e coordenar ações preventivas com os municípios.

A expectativa, segundo o órgão estadual, é de ondas de até três metros de altura. "Recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento", orienta o órgão estadual.

Também há previsão de ventos fortes entre Florianópolis, em Santa Catarina, e Santos, litoral de São Paulo, até sábado.

Queda de temperatura

Conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, na retaguarda da frente fria, haverá o ingresso do ar frio de origem polar que vai trazer queda acentuada das temperaturas, principalmente em relação às últimas semanas, que foram extremamente quentes.

Veja a previsão, de acordo com a Meteoblue, para a cidade de SP:

Sexta-feira: entre 18ºC e 25ºC;

Sábado: entre 16ºC e 19ºC;

Domingo: entre 16ºC e 20ºC;

Segunda-feira: entre 15ºC e 22ºC.

Previsão de ressaca para o litoral de SP

A Defesa Civil do Estado de SP também emitiu alerta para ressaca marítima em todo o litoral paulista até domingo, 6.

Segundo a Meteoblue, no Rio de Janeiro, além de fortes chuvas, as temperaturas também devem ficar mais amenas ao menos até a próxima terça-feira, 8.

Veja a previsão, de acordo com a Meteoblue, para a cidade do Rio:

Sexta-feira: entre 23ºC e 26ºC;

Sábado: entre 22ºC e 24ºC;

Domingo: entre 22ºC e 23ºC;

Segunda-feira: entre 21ºC e 23ºC.

Em outra categoria

O cantor Thiaguinho se emocionou bastante nesta sexta-feira, 25, durante o velório da cantora Preta Gil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao lado da sua esposa, a apresentadora Carol Peixinho, o cantor chorou e beijou a testa da amiga ao se despedir dela.

Após a despedida, Thiaguinho foi consolado por Péricles, seu ex-colega de banda. Na saída do velório, Thiaguinho afirmou que a estrela da artista é eterna. "Estávamos sempre nos falando, sempre nos vendo; fica um vazio, mas também uma lição", afirmou ao Estadão.

"A Preta era uma pessoa agregadora para caramba. Quantos momentos juntos tivemos. Ela sempre participou de todos os momentos da nossa vida e vai continuar participando. A música é eterna. A estrela de Preta fica para sempre, não vamos deixar essa memória se apagar".

Além da presença do músico, o velório da cantora também contou com a presença de famosos como Rodrigo Faro,Thiago Abravanel, Taís Araújo, Luiz Miranda, Malu Mader, Tony Beloto, Thiaguinho, entre outros.

A cerimônia é aberta ao público e marca a despedida de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, onde fazia tratamento contra o câncer.

A assessoria da família afirmou ao Estadão que, após o velório, o corpo da artista será cremado, conforme desejo manifestado em vida.

O cantor Danrlei Orrico, conhecido artisticamente como 'O Kanalha', se despediu de Preta Gil durante o velório da cantora, realizado na manhã desta sexta-feira, 25, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Considerado por muitos o último affair da filha de Gilberto Gil, ele apareceu na cerimônia vestido de branco, com uma camiseta com o rosto da artista. Bastante emocionado, precisou ser amparado por amigos enquanto passava à frente do caixão de Preta.

O velório, que teve início às 9h, também contou com a presença de famosos como Thiaguinho, Rodrigo Faro,Thiago Abravanel, Taís Araújo, Luiz Miranda, Malu Mader, Tony Beloto, entre outros. Leia mais.

A cerimônia é aberta ao público e marca a despedida de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, onde fazia tratamento contra o câncer.

A assessoria da família afirmou ao Estadão que, após o velório, o corpo da artista será cremado, conforme desejo manifestado em vida.

Preta Gil e O Kanalha

O Kanalha e Preta nunca chegaram a assumir um relacionamento, mas mantinham uma relação próxima, definida por ela como uma "amizade gostosa". A intimidade entre eles era visível em aparições públicas e trocas frequentes de mensagens sugestivas nas redes sociais, o que alimentou os rumores de um romance.

Na terça-feira, 22, ele emocionou os fãs ao prestar uma homenagem à cantora nas redes sociais. "Preta, sei que você partiu, mas tá difícil de acreditar, pois seu brilho permanece vivo aqui na terra", escreveu ele em um dos trechos.

"A vida juntou a gente de uma forma tão divina e muito especial. Nossa conexão veio pra curar dores, trazer esperança e viver grandes momentos de amor, felicidade e carinho. Você foi a pessoa que mais me aconselhou a me permitir e viver essa vida intensamente e me mostrou na prática como se faz", continuou.

"Tão pequena né bebê, mas será eternamente lembrada como gigante. Em momento nenhum você abaixou a cabeça e lhe deixou faltar força, fé e coragem pra viver. Para sempre meu sol, te amo!", finalizou.

Janja da Silva, a primeira-dama do Brasil, chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, 25, para prestar suas homenagens e condolências no velório da cantora Preta Gil. Ao lado dela, estava Margareth Menezes, ministra da Cultura do País.

O presidente Lula enviou uma coroa de flores e prestou suas homenagens à cantora. "Nasceu para voar, fez seu destino, tocou o céu e espalhou só amor. O Brasil agradece e celebra sua luz", diz a mensagem do político.

Além da presença da primeira-dama, o velório da cantora também contou com a presença de famosos como Rodrigo Faro,Thiago Abravanel, Taís Araújo, Luiz Miranda, Malu Mader, Tony Beloto, Thiaguinho, entre outros. Leia mais.

A cerimônia é aberta ao público e marca a despedida de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, onde fazia tratamento contra o câncer.

A assessoria da família afirmou ao Estadão que, após o velório, o corpo da artista será cremado, conforme desejo manifestado em vida.