Participação do papa nas celebrações de Páscoa no Vaticano ainda é incerta

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Vaticano informou nesta sexta-feira, 28, que o papa Francisco apresenta leve melhora nas habilidades motoras, na respiração e no uso da fala. Ele também rezou pelas vítimas do terremoto que atingiu Mianmar. Conforme a Santa Sé, a redução gradual da oxigenação continua e o pontífice concelebra a missa diária na capela.

"No momento não recebe visitas, continua com o repouso, as terapias e 'um pouco' de atividade de trabalho", afirmou. Na quarta-feira, 26, o argentino de 88 anos foi submetido a exames de sangue e os resultados deram normais.

Ainda de acordo com a Santa Sé, "não há indicações para as celebrações da Páscoa", para as quais o calendário foi divulgado dessa quinta-feira, 27. "Os detalhes, em particular sobre a bênção Urbi et Orbi, serão vistos mais adiante com base nas melhoras do papa", completou o comunicado.

Nessa quinta-feira, 27, agências internacionais tinham informado que o pontífice pronunciaria a tradicional bênção na Praça de São Pedro no domingo de Páscoa, a ser celebrado em 20 de abril. A participação dele, entretanto, ainda é incerta.

Francisco está com acesso a oxigênio suplementar e cuidados médicos 24 horas por dia. A equipe, entretanto, espera que ele precise de menos assistência respiratória à medida que seus pulmões se recuperem.

Quanto à programação para os próximos dias, o Angelus de domingo será transmitido como nos domingos anteriores, com o texto escrito da meditação. "Não são esperadas novidades no momento, como uma aparição do pontífice, como foi o caso no domingo passado, dia em que deixou o hospital", disse o Vaticano.

Francisco foi internado no dia 14 de fevereiro, tendo alta do Hospital Gemelli, em Roma, após mais de cinco semanas de hospitalização no dia 23 de março. Ele deve permanecer convalescente por pelo menos dois meses.

Na quarta-feira, em razão do quadro de saúde do papa, o rei Charles III adiou a visita ao Vaticano, inicialmente prevista para o início de abril.

Em outra categoria

A jornalista Leilane Neubarth afirmou que foi alvo de um ataque verbal enquanto fazia compras em uma loja nessa terça-feira, 29, no Rio de Janeiro. A apresentadora do Conexão Globonews registrou parte do momento com o celular e compartilhou o vídeo em seu perfil no Instagram, acompanhado de um desabafo sobre o episódio.

Nas imagens, uma mulher critica os jornalistas da TV Globo. "Vocês repórteres da Globo são insuportáveis, fazem um jornalismo de lixo. Eu posso dizer porque eu assistia à Rede Globo", afirma a mulher. E continua: "Vai botar no jornal? Eu tô com cabelo bom hoje? Queria estar melhor, tô vindo do hospital, entendeu? Trabalho pra cacete, trabalho com gente pobre, muito pobre, que acredita nas bobagens que vocês falam. Jornalixo."

Na legenda da publicação, Leilane explicou por que começou a gravar apenas no fim da abordagem. "Eu estava numa loja, tranquilamente fazendo compras, quando fui vítima de uma agressão gratuita", relatou. "Além de agressiva, ela foi extremamente debochada, parecendo se exibir na agressão. Por isso decidi postar aqui."

A jornalista também reforçou a importância de reagir diante de episódios como esse. "Ninguém precisa gostar de ninguém. Mas acredito realmente que 'o respeito é a luz que ilumina a escuridão da intolerância'", escreveu.

Após a postagem, Leilane recebeu manifestações de apoio de colegas de profissão, como Sandra Annenberg, Renata Ceribelli e Natuza Nery. "Que deselegante", comentou Annenberg.

Pamela Anderson e Liam Neeson são o novo casal do momento em Hollywood. Os atores veteranos teriam iniciado o namoro há pouco tempo e estão "claramente apaixonados", segundo uma fonte da revista People.

Segundo a mesma fonte, envolvimento do ator de 73 anos com a atriz de 58 teria começando nos bastidores da nova versão de Corra que a Polícia Vem Aí, que estreia no Brasil no dia 14 de agosto. Os dois apareceram juntos no tapete vermelho da pré-estreia do filme, em Nova York, na noite da última segunda-feira, 28.

Os filhos também se juntaram às estrelas do novo filme e posaram juntos no tapete vermelho. Estavam presentes Dylan Jagger Lee e Brandon Thomas Lee, filhos de Pamela Anderson com o músico Tommy Lee, de quem ela se divorciou em 1998, e Daniel Neeson e Micheál Neeson, filho de Liam Neeson com Natasha Richardson, atriz que morreu em 2009.

Em entrevista à People em outubro de 2024, Neeson - que está viúvo há 16 anos - elogiou a parceira de cena. "Com a Pamela, em primeiro lugar, estou perdidamente apaixonado por ela. É simplesmente incrível trabalhar com ela", disse na época. "Não tenho palavras para elogiá-la, para ser sincero. Ela é humilde, não tem aquele ego enorme. Ela simplesmente entra em cena para fazer o trabalho. Ela é engraçada e muito fácil de trabalhar."

Na mesma ocasião, Pamela Anderson disse à revista que Liam Neeson é "o perfeito cavalheiro" e que ele "traz à tona o que há de melhor em você... com respeito, gentileza e profunda experiência." A atriz - que está solteira desde 2022 quando se separou do seu quinto marido, o guarda-costas Dan Hayhurst - ainda acrescentou que foi uma honra trabalhar com Neeson.

No novo Corra que a Polícia Vem Aí, Liam Neeson será o Tenente Frank Drebin Jr., filho de Frank Drebin, personagem de Leslie Nielsen nos filmes originais da franquia. Já Pamela Anderson interpreta seu interesse amoroso, Beth.

Com a presença de grandes nomes da literatura nacional e estrangeira, começa nesta quarta, dia 30, a 23.ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que vai até o domingo, 3 de agosto e já está com quase todas as mesas esgotadas. Para quem não estiver na cidade, é possível assistir aos debates ao vivo pelo canal oficial do evento no YouTube - são cerca de seis por dia. Abaixo, você confere alguns dos destaques para ver de casa.

Entre os principais nomes da Flip 2025 estão a jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, autora de O Perigo de Estar Lúcida; a sueca Liv Strömquist, um dos grandes nomes dos quadrinhos na atualidade; o italiano Sandro Veronesi, conhecido por O Colibri; e o português Valter Hugo Mãe; em mesa extra que vai discutir a adaptação cinematográfica do livro O Filho de Mil Homens.

Neste ano, a curadora da Flip é novamente Ana Lima Cecilio, profissional com 20 anos de experiência no mercado editorial e passagens por Globo Livros e Carambaia. Ao Estadão, ela diz ter boas expectativas e avalia a programação principal como "mais equilibrada" que a do último ano.

"Tem muita literatura, poesia, mesas superliterárias, como a do Sandro Veronesi ou a da Rosa Montero, mas não dá para não falar de política. Tenho uma postura de achar que o livro é sempre político. Seja um livro de poemas, um romance ou não ficção, ele é sempre um recorte do mundo", explica Ana Lima.

A Flip terá também a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima Marina Silva, que foi convidada não por ser ministra ou figura do governo, mas, sim, por ser "uma das maiores representantes dessa luta incontornável e urgente" pela preservação do meio ambiente, diz Ana.

Outra mesa de tom político será a do historiador israelense Ilan Pappe, autor de A Maior Prisão do Mundo, que vai discutir as origens e consequências do atual conflito na Palestina em conversa mediada pela historiadora Arlene Clemesha.

Homenageado

Já o tom mais literário da festa vem do escritor e poeta Paulo Leminski (1944-1989), o homenageado da vez. Nascido em Curitiba, filho de pai polonês e mãe negra, ele foi um dos grandes poetas brasileiros do século 20, reconhecido por unir o erudito e o popular e por levar a poesia às listas de mais vendidos.

Leminski morreu em 1989, aos 44 anos, vítima de cirrose hepática. Em 2013, a Companhia das Letras lançou sua antologia poética, Toda Poesia, que se tornou fenômeno literário, com mais de 170 mil exemplares vendidos naquele ano.

A poeta Alice Ruiz, companheira de Leminski, é uma das convidadas e um dos destaques do ano. E o cantor e compositor Arnaldo Antunes foi escalado para a mesa de abertura, que vai homenagear o poeta.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.