Bebê sofre queimaduras nos pés ao pisar em chão quente de escola no litoral de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um bebê de 1 ano e 2 meses ficou com a planta dos pés cheia de bolhas depois de sofrer queimaduras em uma creche municipal, em Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura, a criança teria se queimado ao pisar em uma laje do parquinho da unidade. O local estava quente devido ao sol e calor. O bebê passou por exames que constataram queimaduras de primeiro e segundo graus.

O acidente aconteceu na última sexta-feira, 7, na Unidade Municipal de Educação (UME) Professor Orlando Adegas, no Morro da Penha. Relatório do caso ao qual a reportagem teve acesso, aponta que o bebê frequentava a unidade desde os quatro meses e esse foi o primeiro incidente. Na data, a mãe foi chamada no meio da tarde com a informação de que o menino estava com bolhas nos pés. A família cobra explicações do ocorrido.

Conforme a direção da UME, a criança brincava na parte coberta do solário da unidade onde funciona um parquinho, quando uma bola rolou para a parte não coberta e o bebê foi atrás. A criança foi para a creche calçada, mas nesse momento estava sem o sapato. As escolas de educação infantil têm solário para que as crianças possam tomar banho de sol.

A prefeitura disse, em nota, que a supervisão de ensino da Secretaria de Educação acompanha o caso e oferece todo o respaldo à família. Segundo o município, professores e funcionários da unidade supervisionavam a brincadeira das crianças na parte coberta do solário (espaço que recebe a luz do sol), que fica na laje da creche.

A nota diz que, "segundo relato da equipe gestora, a criança teria corrido atrás da bola que rolou para a parte descoberta, de forma repentina e, por conta da temperatura do chão, teria queimado a sola do pé ao correr atrás do brinquedo." Ainda segundo a prefeitura, a mãe foi avisada sobre o caso por funcionários da escola, que deram assistência durante a ida da criança ao pronto-socorro e compraram a medicação prescrita pelo médico.

A gestão municipal informou que a criança continua afastada da escola por conta da recomendação médica, que determinou um período de sete dias para tratamento e medicações, e deve retornar à escola na próxima segunda-feira, 17.

Segundo caso no Estado de SP

No dia 17 de fevereiro, um bebê de um ano e meio sofreu queimaduras de primeiro grau ao pisar no chão quente de uma creche em Várzea Paulista, no interior de São Paulo. O menino estava na área recreativa da Creche Dirce Pedroso, no Jardim Promeca, quando correu descalço para a área descoberta.

A prefeitura informou na ocasião que a creche foi reformada em 2024 e entregue em janeiro deste ano, e que o material usado na obra é adequado para áreas de recreação infantil. A Unidade Gestora de Educação reforçou a orientação de utilizar calçados e recorrer a jatos d'água para refrescar os pisos de áreas externas durante as ondas de calor.

Em outra categoria

A ex-BBB Kerline Cardoso publicou nas redes sociais fotos que mostram seu rosto inchado e curativos no nariz após fazer uma rinoplastia. "Foram dois anos programando esse dia", escreveu a influenciadora de 32 anos, que também participou do reality A Fazenda 14, da Record. Foi a segunda cirurgia da ex-Big Brother, que já havia passado há alguns anos por um procedimento cirúrgico no nariz para ajustes funcionais (não estéticos).

Em publicações no Instagram no sábado, 26, Kerline explicou os motivos da rinoplastia que a "obrigava" a corrigir constantemente o formato do nariz em aplicativos de edição. "Realizei minha tão sonhada rinoplastia após anos esperando o momento certo", comemorou Kerline.

Nas postagens, ela deu detalhes sobre pós-cirúrgico, como o fato de ter de limpar o nariz 10 vezes por dia, não poder lavar os cabelos em casa e a vontade de se livrar dos adesivos que imobilizam seu rosto.

Renato Aragão concedeu uma rara entrevista de longa duração ao canal de YouTube Inteligência Ltda., publicada na noite de sexta-feira, 26. Depois de ter completado 90 anos de idade, no início deste ano, o humorista se acostumou a dar apenas declarações curtas e pontuais à imprensa.

Em determinado momento, o apresentador Rogério Vilela perguntou: "Eu já vi o pessoal dizendo que a Lílian [Aragão, sua mulher] é muito controladora. É verdade ou não?".

Renato respondeu, com bom humor: "É verdade. [Ela] controla tudo. Só não controla os meus passos porque ela tem outro passo para andar, se não ia junto também [Risos]. Parceirona em tudo, tudo que eu faço."

Lílian, que também participava da conversa, realizada na casa do humorista, se defendeu: "Eu não me considero uma controladora. Sempre fui uma líder, desde criança. Eu sou leonina, gosto de mandar, ser líder em tudo."

Vilela também destacou algumas das dificuldades enfrentadas por Renato Aragão, por causa da idade, durante a entrevista: "O Didi se cansava. Ele já está numa idade avançada e não conseguia conversar durante muito tempo. Tinha que lembrar coisas, remoer as lembranças, se emocionava. Então a gente várias vezes teve que parar a gravação. Parou umas três, quatro, cinco vezes."

A mãe do apresentador Ratinho, Maria Talarico Massa, morreu aos 93 anos. Ela também era avó do governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Jr., o Ratinho Jr (PSD).

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Talarico Massa, mãe do apresentador e empresário Carlos Roberto Massa, o Ratinho", diz nota oficial.

A informação foi divulgada pelo Grupo Massa, fundado pelo apresentador do SBT, no sábado 26. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Depois, Ratinho agradeceu o apoio de amigos e fãs. "Perder minha mãe, Dona Maria, é uma dor imensa, uma parte de mim se vai com ela. Mas ver tanto carinho vindo de vocês nos conforta e fortalece", escreveu no X (antigo Twitter).

No dia 24 de junho, Ratinho postou um vídeo ao lado de Dona Maria, como era carinhosamente chamada pelo filho, no hospital em que ela estava internada. No vídeo o apresentador brincava com a mãe, dizendo que ela não aguentava mais ficar no hospital e que iria "arrebentar tudo" caso não fosse liberada logo para que pudesse voltar para casa.

Ratinho postou homenagem à mãe em suas redes sociais na madrugada do sábado. "Dona Maria é foi meu maior exemplo, meu abrigo, minha alegria", escreveu em postagem feita em seu perfil no Instagram. "Que Deus retribua todo esse carinho recebido por nossa família. Seguiremos honrando sua memória com o mesmo amor que ela sempre nos dedicou".

Nos comentários, famosos deixaram mensagens de conforto ao apresentador. Tom Cavalcante, amigo de Ratinho, escreveu: "Descanse na Luz de Cristo Mãezinha! Meus sentimentos amigo Ratinho e familiares! Adriane Galisteu comentou na postagem "Todo meu amor".

Dona Maria era avó do governador do Paraná, Ratinho Jr., que também deixou um registro carinhoso nas redes. "Descanse em paz vó Maria, obrigado pela família linda que a senhora construiu", escreveu Ratinho Jr., na legenda de uma foto publicada em seu perfil no Instagram.