Estudante vai à formatura do curso de Engenharia com símbolo nazista desenhado no rosto

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) denunciou nesta quarta-feira, 19, um estudante do curso de Engenharia de Minas por ter ido à cerimônia de colação de grau com o símbolo de uma suástica desenhado no rosto, em Porto Alegre. O aluno foi identificado como Vinícius Krug de Souza. A reportagem não conseguiu localizar a sua defesa.

"Na manhã desta quarta-feira, 19, o vice-reitor Pedro Costa e o coordenador de Segurança Mozarte Simões da Costa Junior registraram ocorrência na Superintendência da Polícia Federal em Porto Alegre, seguindo orientação da Procuradoria Federal na UFRGS", informou a universidade, em nota.

O episódio ocorreu na terça-feira, 18. Souza compareceu à cerimônia de colação de grau com vários símbolos desenhados no rosto, incluindo uma suástica, um sinal diretamente associado ao nazismo. O vice-reitor e o coordenador de segurança da UFRGS foram até o estudante e o proibiram de participar do evento.

De acordo com a universidade, Souza disse que se tratava de um símbolo hindu e negou que estava ostentando uma marca nazista. Ameaçado de não poder colar grau e sob o risco de ser encaminhado para a Polícia Federal, o estudante concordou em apagar o desenho, mas manteve os demais (que não tinham relação com o nazismo) durante a cerimônia.

A UFRGS não suspendeu a colação de grau e justificou que o formando não apresentava mais o símbolo nazista durante o evento. Afirmou também que a decisão de prosseguir com a celebração levou em consideração os outros estudantes, familiares e convidados, que estavam presentes para prestigiar a formatura dos alunos.

A universidade informou também que recebeu um ofício do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para anular a diplomação de Vinícius Krug de Souza, e afirmou que a Reitoria vai se reunir com a Procuradoria Federal na sexta-feira, 21, para definir as medidas cabíveis que poderão ser tomadas pela universidade.

O pedido de anulação da diplomação do estudante vai depender dos desdobramentos da ocorrência registrada na Superintendência da PF e da reunião marcada para sexta-feira.

"Novamente, a UFRGS ressalta que não tolera ataques aos direitos humanos nem manifestações de ódio nos seus espaços e que sempre irá reagir com veemência diante de episódios inadmissíveis como o que ocorreu nos momentos que antecederam a solenidade de colação de grau do último dia 18, no Salão de Atos", disse a universidade, em nota.

Em outra categoria

Pela primeira vez desde o anúncio do fim do casamento entre Zé Felipe e Virginia Fonseca, o cantor Leonardo comentou publicamente a separação do casal.

"Não existe ex-sogro. É pra sempre", afirmou o sertanejo em entrevista ao perfil Conceito Sertanejo, ressaltando o vínculo que mantém com a influenciadora digital mesmo após a separação.

"A Virginia é uma pessoa maravilhosa. Estou sofrendo demais por dentro, eu e o Brasil. A gente não queria isso. Ela é um ser maravilhoso que apareceu nas nossas vidas. Nos deu três presentes. Três crianças maravilhosas", completou, referindo-se aos netos.

Ao comentar o término, Leonardo também mencionou a juventude do casal como um fator que pode ter contribuído para a decisão. "Eles são duas crianças, 27 anos de idade, a gente entende", disse o cantor.

Separação anunciada nas redes

Zé Felipe e Virginia Fonseca anunciaram oficialmente o fim do casamento no final de maio, após cinco anos juntos. Na ocasião, os dois divulgaram um comunicado conjunto nas redes sociais, reforçando que seguem amigos e que o foco permanece na criação dos três filhos. O ex-casal afirmou ainda que a decisão foi tomada em comum acordo e que o respeito mútuo será mantido.

Desde o anúncio, os dois têm evitado comentar a separação com detalhes, mantendo a vida pessoal com certa discrição diante do público.

Durante show realizado na Irlanda no último sábado, 26, a cantora Billie Eilish se envolveu em uma polêmica após uma fala que muitos internautas consideraram de teor racialmente insensível. Enquanto interagia com o público, a artista tentou destacar sua conexão com o país europeu, mas o comentário gerou desconforto imediato.

"Sabe, é muito legal estar aqui porque eu sou irlandesa. Todo mundo aqui se parece muito comigo, tipo, muito, muito, muito, muito, muito brancos. Enfim…", disse a cantora, durante apresentação da turnê Hit Me Hard and Soft.

A frase viralizou rapidamente nas redes sociais e provocou reações de seguidores ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde Billie Eilish havia cancelado uma apresentação prevista para setembro deste ano, em São Paulo.

Fãs brasileiros criticam fala e lembram cancelamento

A repercussão nas redes sociais não se limitou à fala em si. Muitos fãs brasileiros retomaram o recente cancelamento da vinda de Billie Eilish ao País, o que reacendeu debates sobre o posicionamento da cantora e sua conexão com o público internacional.

Usuários questionaram se o comentário sobre a "cor" do público irlandês teria relação com o fato de Eilish ter deixado de se apresentar em um país reconhecido por sua miscigenação e diversidade étnica. Alguns internautas até brincaram com a situação, publicando memes sobre a cantora.

Até o momento da publicação desta matéria, Billie Eilish não havia se pronunciado sobre a repercussão da fala nem comentou os desdobramentos nas redes sociais.

Por que Billie cancelou show no Brasil?

Segundo informações divulgadas pelo Portal LeoDias, o cancelamento da apresentação no Brasil aconteceu por conta de desentendimentos com a organização do evento, especialmente quanto ao local escolhido para o show. A ideia inicial seria realizar a apresentação no estádio Morumbis, em São Paulo, que possui capacidade para até 68 mil pessoas.

Contudo, a cantora teria expressado preferência por locais menores e fechados, com capacidade para até 30 mil pessoas, padrão que vem adotando na turnê atual. A decisão final de cancelar o show teria partido da própria artista, conforme apurou o portal.

Flora Gil recebeu uma foto com Preta Gil como uma lembrança especial de uma amiga. O presente foi dado durante a missa de sétimo dia da cantora, que ocorreu nessa segunda-feira, 28, na Paróquia Santa Mônica, no Rio de Janeiro.

A foto é de 1984: "Ganhei na missa. Ela e eu em setembro de 1984, eu grávida de Bem Gil", explicou a madrasta de Preta. Na época, a filha de Gilberto Gil com Sandra Gadelha tinha 10 anos de idade. A foto foi um presente de Cecilia Pretti, amiga pessoal de Flora.

Morte de Preta Gil

A cantora morreu no domingo, 20, em Nova York, Estados Unidos. Ela lidava com um câncer colorretal desde 2023, motivo pelo qual procurou o país, em busca de métodos alternativos de tratamento.

Após a morte de Preta Gil, seu corpo foi trazido para o Brasil. Foi realizado um velório em sua homenagem na última sexta-feira, 25, no Theatro Municipal.

A homenagem foi aberta ao público e contou com amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann e a cantora Ivete Sangalo, além de fãs e da família, como seu filho Francisco Gil.

Além da homenagem que ocorreu no Rio de Janeiro, Gominho, amigo pessoal da cantora, esteve no Mais Você e falou sobre seu processo de luto. Ele morou com Preta durante dois anos, após a descoberta da doença.

"Faz duas semanas que estou em luto, eu já sabia. É muito ruim ver quem você ama sofrendo", disse.

Após o velório, o corpo da cantora foi cremado. Ocorreram duas missas de sétimo dia em sua homenagem: uma em Salvador, no último sábado, 26, e outra no Rio de Janeiro, na segunda, 28.