Incêndio em fábrica em Ramos: Ministério Público do Trabalho abre investigação

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O coronel Luciano Sarmento, subcomandante do Corpo de Bombeiros, disse nesta quarta-feira, 12, que 21 pessoas foram resgatadas do incêndio que atingiu uma fábrica de confecções de fantasias de carnaval no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro. Não há mais funcionários no prédio e o fogo foi controlado. Ainda de acordo com o coronel, a fábrica não tinha certificado de segurança dos bombeiros.

"Era uma edificação que possuía muitos materiais de alta combustão, como plásticos e papéis. A edificação não possui esse certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros e, por consequência, não tinha condições de segurança para o funcionamento", explicou.

A confecção também está em situação irregular junto à Receita Federal e, portanto, inapta a funcionar. A empresa está inadimplente desde outubro de 2023. A declaração de inaptidão é decorrente de "omissão no cumprimento da obrigação de entrega de quaisquer declarações por 90 dias contados do vencimento do prazo estipulado".

Apesar de todos os problemas, a prefeitura do Rio afirma que o imóvel possui o alvará de funcionamento para a atividade de confecção.

A ocorrência foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso). A perícia será realizada no local e diligências estão em andamento para apurar as causas do incêndio.

Segundo a secretaria estadual da Saúde, dez vítimas estão no Hospital Estadual Getúlio Vargas, todas em estado grave por queimadura por via área e inalação de fumaça tóxica. As vítimas estão entubados para proteção das vias aéreas e foram encaminhados para a UTI.

Outras quatro foram para o Hospital Municipal Souza Aguiar; três estão no Hospital Federal de Bonsucesso; dois no CER da Ilha do Governador; dois no Hospital Municipal Salgado Filho e uma no Hospital do Andaraí.

21 dos feridos estavam dentro da fábrica. Uma pessoa que não estava no interior do prédio, mas também foi atingida pela fumaça, foi socorrida e encaminhada para atendimento médico.

Ministério Público do Trabalho abre investigação

O local operava em três turnos para dar conta da alta demanda de produção e alguns funcionários dormiam no estabelecimento quando as chamas começaram. À TV Globo, um rapaz que foi resgatado disse que no prédio havia idosos e adolescentes.

Por conta disso, o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro (MPT-RJ) abriu investigação preliminar sobre as condições de trabalho dos funcionários da fábrica.

"O MPT-RJ autuou com urgência uma Notícia de Fato (NF) para apurar as condições de trabalho na fábrica onde ocorreu um incêndio na manhã desta quarta-feira (12/02), em Ramos", informou.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8 horas. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuaram no combate às chamas. O Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura também participaram dos trabalhos. Quatro pessoas foram resgatadas pela janela.

O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano e a Unidos da Ponte. Ambas divulgaram notas pelas redes sociais.

O prefeito Eduardo Paes disse, em postagem nas redes sociais, que já conversou com o presidente da Série Outro das escolas, e que as agremiações afetadas não serão rebaixadas no carnaval deste ano. Ele não comentou sobre as condições de trabalho na fábrica.

"Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das 3 escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con cours. Como estou em Brasília, o vice-prefeito está acompanhando de perto a situação. Deixo o meu abraço aos componentes do Império Serrano, da Unidos da Ponte e da Unidos de Bangu, agremiações que tanto orgulham o Carnaval carioca. A prefeitura do Rio estará ao lado de vocês."

Liga das Escolas de Samba do Rio

Em coletiva após o incêndio, o presidente da Liga RJ, Hugo Júnior, disse que todas as fantasias que estavam sendo confeccionadas no local foram perdidas. Pelo menos três escolas de samba do grupo de acesso, Unidos de Bangu, Unidos da Ponte e Império Serrano concentravam toda a sua produção no local.

O presidente informou que as escolas são as responsáveis por acompanhar o andamento da produção de fantasias na fábrica. As escolas de samba alugavam os espaços para confeccionar suas fantasias. Segundo Hugo Júnior, as condições do incêndio ainda não foram determinadas e será investigado se houve negligência por parte da fábrica.

A Liga RJ coordena a Série Ouro, o grupo de acesso do Carnaval do Rio. Hugo Júnior afirmou que está em contato com as agremiações para oferecer apoio. Uma plenária com os presidentes das escolas de samba será convocada para definir o futuro da Série Ouro e o que será feito em relação às escolas que foram diretamente atingidas.

Em outra categoria

O novo longa-metragem do diretor mexicano Guillermo del Toro, Frankenstein, teve imagens reveladas pela Netflix na semana passada. Entre as prévias, destaca-se a primeira foto de Jacob Elordi como a Criatura.

O filme adapta o romance Frankenstein ou O Prometeu Moderno, de Mary Shelley. Na trama, Victor Frankenstein (interpretado por Oscar Isaac) dá vida a uma criatura formada a partir de restos mortais.

Ao lado de Elordi e de Isaac, a produção também é estrelada por Mia Goth, como Elizabeth, e Felix Kammerer, como William Frankenstein; completam o elenco David Bradley, Lars Mikkelsen, Christian Convery, Charles Dance e Christoph Waltz.

"Para mim, é uma história emotiva, tão pessoal quanto tudo o mais que fiz. É sobre ser um pai, ser um filho", disse Guillermo del Toro durante o Festival de Cannes em maio. "Considero que não estou fazendo um filme de terror, nunca. Para mim, é um filme incrivelmente emocional", completou o diretor.

Antes de chegar à plataforma de streaming - a previsão de estreia é para novembro -, o filme já está agendado para ser exibido, fora de competição, nos importantes festivais de Veneza e de Toronto.

Ao longo de sua carreira, Guillermo del Toro já se aventurou em outras adaptações de obras literárias. A mais recente, antes de Frankenstein, foi a animação em stop motion Pinóquio. Lançada em 2022, ela adapta o livro homônimo do italiano Carlo Collodi e venceu um Oscar na categoria de melhor animação.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O SBT estreia, no dia 9 de agosto, logo após o Sabadou com Virginia, o Programa do João, sob o comando de João Silva, filho do apresentador Faustão, que trocou a Band pela emissora gerida pelas filhas de Silvio Santos.

Silva estava na Band desde 2022, ano em que aparecia no programa de seu pai, Faustão na Band. No ano seguinte, ganhou sua própria atração, o Programa do João. Mesmo com a mudança de canal, o título foi mantido, pois ele detém os direitos da marca.

"A troca foi uma boa decisão. São ciclos. Hoje estou fazendo um projeto completamente diferente, com essa entrega do entretenimento. Sou muito grato à Bandeirantes, mas agora é uma nova fase para fazer um formato diferente", diz João Silva ao Estadão.

O comunicador de 21 anos promete chacoalhar as noites de sábado com uma proposta de conectar gerações e estilos, apostando em entrevistas com figuras consagradas, matérias e quadros diversificados.

NEYMAR. A estreia terá matéria especial com Neymar e o pai do jogador, que enfrentarão um desafio de jogo de botão, trazendo à tona a nostalgia em uma conversa sobre família e legado.

Os quadros do programa também se propõem a equilibrar as facetas nostálgicas e modernas com dinamismo. São eles: o gameshow Duelo de Gerações; Bastidores e Curiosidades do SBT; Anônimo por um Dia, que conta com convidados especiais; Antes do Valendo, com a participação do público; Na Fonte do Sucesso, revisitando a trajetória de personalidades; Voltando a Fita; e CLTreta.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Morreu neste domingo, 3, aos 48 anos, o ator Mauricio Silveira. O artista estava em coma induzido por complicações de uma cirurgia para retirada de um tumor no intestino. A notícia foi confirmada nas redes sociais de Mauricio.

O velório do ator será realizado no domingo, das 9h às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, no Jardim Sulacap, no Rio de Janeiro.

Mauricio já havia atuado em diversas novelas da Rede Globo, como Cobras & Lagartos (2006), Faça Sua História (2008) e Insensato Coração (2011). Ele também colecionou contribuições ao teatro e ao audiovisual.

Mauricio era ator, diretor e CEO da oficina de teatro e audiovisual MS Produções, responsável por espetáculos como Blue Man e Eu Matei Nelson Rodrigues, no qual também atuou.

Tratamento contra câncer no intestino

O artista estava em coma induzido para tratar uma infecção. Theo Becker, que também é ator e amigo pessoal de Mauricio, pediu em seu Instagram para que fãs e seguidores torcessem pela recuperação. O vídeo, postado no último domingo, 27, viralizou.

"Quero pedir orações para um grande amigo meu, Mauricio Silveira. O médico fez um exame e descobriu um câncer no intestino. Um câncer agressivo demais. Ele está entre a vida e a morte", disse Theo na ocasião.

Na última quinta, 31, a família de Mauricio informou que o estado de saúde do ator havia piorado e pediu por doações de sangue. Na ocasião, ele recebeu o apoio de diversos colegas de profissão.

"Toda força e energia de cura", escreveu Eriberto Leão. "Estou orando por você, querido", comentou a atriz Ellen Roche.