Novo alerta da Defesa Civil assusta cariocas; prefeito se desculpa, mas diz para se acostumar

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Exatamente cinco dias e duas horas depois dos moradores de São Paulo, nesta quarta-feira, 29, foram os moradores do Rio de Janeiro que receberam pela primeira vez em seus telefones celulares o novo alerta extremo da Defesa Civil informando sobre as chuvas na cidade nas horas seguintes e o risco de alagamentos.

O alerta foi disparado às 17h57, com o título "Alerta extremo" e o texto "Defesa Civil: Cidade do Rio permanece em Estágio 2. Pancadas de chuva até o fim da noite de hoje (29/01). Evitem áreas alagadas. Emergência: ligue 199".

O novo sistema desenvolvido pelo governo federal começou a funcionar no fim do ano passado e não depende de nenhum cadastro. Os celulares não precisam estar cadastrados em nenhum órgão - o sistema abrange todos os aparelhos que estão em determinada área. Em São Paulo, o novo sistema estreou às 15h57 da última sexta-feira, 24.

"Foi um susto danado, achei que alguma coisa ia explodir", disse o professor de Matemática Rogério Teixeira Cavalcanti, que mora em Copacabana (zona sul). Ele estava em casa, perto do celular e na expectativa de outra mensagem, confirmando ou cancelando um ensaio da escola de samba Mangueira, que se prepara para o desfile carnavalesco.

Cavalcanti vai desfilar numa ala da comunidade e tem ensaios semanais. "Primeiro recebi o alerta da Defesa Civil e levei um susto. Logo em seguida, no grupo de Whatsapp da Mangueira, veio outra mensagem: 'vai ter ensaio sim, com chuva ou sem chuva'", contou o folião.

Nas redes sociais, os perfis do prefeito Eduardo Paes (PSD) ficaram cheios de reclamações: "Achei que o celular ia explodir", registrou um internauta. "Achei que tinha clicado num vírus", disse outro. "Achei que era uma invasão alienígena", afirmou outra.

Paes gravou um vídeo comentando o novo sistema e pediu desculpas pelo susto, mas disse que "é bom a gente ir se habituando": "Minha mulher diz que quase infartou, minha mãe diz que quase desmaiou, minha filha quer me matar, mas acho que é importante. Hoje a gente pela primeira vez usou um sistema em que, independente se você está cadastrado ou não, se você estiver numa determinada área da cidade, ou em toda cidade, a gente vai mandar um alerta", afirmou, em vídeo publicado com o título "Não é um ataque nuclear!".

"Tô recebendo um monte de mensagem de gente que quase enfartou, quase morreu do coração, mas é bom a gente ir se habituando. É para dar susto mesmo, é para chamar a atenção, para que as pessoas entendam que tem risco de chuva forte hoje, até o final da noite, como disse aí o aviso. É para as pessoas se planejarem, não irem para área alagada, programar a sua vida para evitar de ficar em situação ruim e especialmente situação de colocar sua vida em risco", concluiu.

A chuva causou problemas no metrô e na SuperVia, mas até a noite não houve registro de vítimas. Cinco estações da Linha 2 do Metrô (Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto e Colégio) fecharam temporariamente entre 16h e 16h30. Na SuperVia, o Ramal Belford Roxo foi parcialmente interrompido, mas começou a ser regularizado às 17h46. Às 19h45 chovia pouco, só em alguns trechos da cidade.

Em outra categoria

A família de Arlindo Cruz emitiu uma nota oficial na noite de quarta-feira, 23, para atualizar mais uma vez sobre o estado de saúde do sambista após notícias de que ele teria piorado.

"A equipe de Flora Cruz, em seu nome como influenciadora e principalmente como filha, vem a público mais uma vez pedir respeito! Arlindo Cruz, artista e pai da influenciadora está vivo. Internado, estável e acordado. É desesperador se deparar com tamanhas inverdades na internet em um momento tão delicado", diz o texto.

O posicionamento foi publicado depois da notícia de que o sambista teria tido uma parada cardíaca de 15 minutos, publicada pela colunista Fábia Oliveira, que credita fontes de dentro do hospital onde Arlindo está internado.

A nota assinada pela filha de Arlindo Cruz e a família ainda ameaça judicializar o caso. "Tornamos a reafirmar a verdade, e os próximos passos serão judiciais com tamanho desrespeito."

Babi Cruz, esposa do cantor, também publicou um desabafo em vídeo nos stories do Instagram após boatos nas redes sociais sobre uma suposta morte do sambista. "Se fosse pela conta que vocês fazem da morte do Arlindo, ele já teria morrido cem vezes", lamentou.

'Seguimos na luta'

Arlindinho, filho de Arlindo Cruz, publicou uma foto com o pai no hospital. "Obrigado por cada aperto de mão. Seguimos na luta", escreveu o músico.

O que aconteceu com Arlindo Cruz

Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico em março de 2017, depois de passar mal em casa, e ficou quase um ano e meio internado. Desde então, ele lida com as sequelas da doença e não se apresenta mais.

Recentemente, Arlindo ficou 50 dias internado para tratar uma pneumonia.

A cantora Sandy e o músico Lucas Lima prestaram apoio a Junior após o artista publicar um vídeo falando sobre o diagnóstico de uma doença rara da filha, Lara, de 3 anos. Na última terça, 22, Junior publicou um vídeo ao lado da mulher, a modelo Monica Benini, contando que Lara havia sido diagnosticada com Síndrome Nefrótica, uma condição rara que afeta os rins e que ainda é pouco conhecida.

"Lindos. Já deu certo", escreveu Sandy nos comentários da postagem. "Vai passar", disse Lucas Lima.

O casal também recebeu comentários de outras personalidades, como Samuel Rosa, que declarou: "Meus queridos, vai dar tudo certo, ela está cercada de carinho, cuidado e bons médicos. Todas as boas energias para a nossa pequena". "Todo o amor e luz do mundo pra Lara, que já está no seu caminho abençoado de cura completa", publicou a cantora Manu Gavassi.

Entenda diagnóstico da filha de Junior e Monica Benini

Apesar de discreto sobre os filhos, o casal resolveu se pronunciar sobre o problema "para alertar todas as famílias sobre as síndromes raras e a importância do diagnóstico precoce".

No pronunciamento, o cantor e a modelo também aproveitaram para alertar os fãs que, enquanto a filha está em tratamento, ambos devem circular de máscara, já que Lara está com a imunidade muito baixa e eles não podem correr o risco de levar vírus ou bactérias para casa.

"Há pouco tempo, começamos a suspeitar que a Lara estava com uma alergia. O olho dela inchava, levamos em médico, em alergologista, pediatra, ela chegou a tomar medicação para alergia", explicou Monica. "Com o tempo, nós conseguimos o diagnóstico de que, na verdade, a Lara estava com uma Síndrome Nefrótica, que afeta os rins. É muito sério se não tratado", completou Junior. Segundo o casal, é comum que a síndrome seja confundida com quadros alérgicos.

"O tratamento é muito intenso, com remédio bem forte. Nem toda criança responde a esse tratamento, mas, graças a Deus, a Lara respondeu muito bem. Ela está super bem, está se recuperando, está em remissão. Então, estamos falando de um lugar já um pouco mais tranquilo", explicou o cantor.

Nascida em outubro de 2021, Lara é a filha caçula do casal. Eles também são pais de Otto, de 7 anos, nascido em outubro de 2017.

Bruce Willis, diagnosticado com demência frontotemporal, não consegue mais falar, ler ou andar, segundo informações do The Express Tribune, nessa terça-feira, 22.

De acordo com postagens da família, desde 2023 o ator enfrenta a progressão da doença que restringe a coordenação motora e algumas funções cognitivas. "Ele não fala e já não lê mais [...] Ele também reportou ter dificuldades motoras", afirma o jornal americano. Bruce também possui o diagnóstico de afasia, distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação.

Em abril de 2025, a família do ator comentou que, apesar da doença ser progressiva, a saúde do ator se encontra estável. A demência frontotemporal afeta também o comportamento e a personalidade.

Demi Moore fala sobre Bruce Willis

A atriz Demi Moore atualizou o estado de saúde do ex-marido, o ator Bruce Willis em dezembro de 2024. Demi passou a morar com Bruce após o artista receber o diagnóstico de demência frontotemporal (DFT) no ano passado. Em entrevista à CNN norte-americana, a atriz disse que o artista está "estável".

Demi afirmou ser extremamente importante que as pessoas diagnosticadas com a doença encontrem "amor e alegria". A atriz também desabafou sobre o avanço da demência.

"Obviamente, é muito difícil e não é algo que eu desejaria a ninguém. E há muita perda", disse ela. "Mas também há muita beleza e presentes que podem vir disso."

Sobre a relação amigável que manteve com o ex-marido após o divórcio, Demi comentou que isso "veio do reconhecimento de que somos família". "Nós sempre seremos uma família, só que de uma forma diferente", afirmou.

Os atores de Hollywood foram casados entre 1987 e 2000, mas mantiveram uma relação amigável após a separação por conta das três filhas que tiveram juntos. Willis ainda tem duas filhas mais novas, frutos do casamento atual com Emma Heming.