SP tem novo alerta para chuva forte e monta gabinete de crise; veja previsão

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Após a cidade de São Paulo ser atingida por um forte temporal na sexta-feira, 24, a previsão é de que a capital e outras cidades do Estado tenham chuvas intensas nos próximos dias.

Conforme a Defesa Civil Estadual, a chegada de uma frente fria poderá causar, a partir deste domingo, 26, tempestades com rajadas de ventos e raios em algumas regiões. Por este motivo, será criado um gabinete de crise para atender as ocorrências mais urgentes e vai funcionar entre segunda, 27, e terça-feira, 28.

"A Defesa Civil vai utilizar também os avisos de alerta Cell Broadcast, quando necessário", disse o órgão, em nota. A mensagem com aviso para as pessoas em áreas de risco se protegerem foi disparada pela primeira vez na capital paulista durante as chuvas de sexta. O alerta chega mesmo para os celulares que não estão previamente cadastrados.

Os volumes esperados para os temporais variam de acordo com a região do Estado, diz o governo de São Paulo, que não precisou a quantidade que poderá cair em cada área. Informou apenas que alguns locais podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos. As regiões citadas são:

Capital, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas e Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Ribeira, Região de Itapeva, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara, que podem registrar chuva de forte intensidade, com acumulados altos.

Outras regiões devem ter chuva de intensidade moderada, mas com acumulados altos. São os casos de:

Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e São José do Rio Preto.

O gabinete de crise será montado para coordenar as ações relacionadas aos eventos climáticos previstos, que poderão ser extremos. "Empresas reguladoras de serviços públicos, representantes de concessionárias de abastecimento de água e energia também atuam no gabinete para uma pronta resposta, caso necessário", diz o governo.

Calor intenso e mais chuva: a previsão para os próximos dias

Nos próximos dias, a previsão é de temporais entre o final das tardes e o início da noite, ainda com sensação de tempo abafado. A chegada de uma frente fria ao litoral de São Paulo no domingo, 26, deve reforçar os temporais, principalmente a partir da tarde. As simulações atmosféricas mais recentes indicam que o forte calor, com temperaturas bem acima da média, deve diminuir a partir da segunda-feira, 27.

O domingo, 26, será marcado por chuva moderada a forte a partir do período da manhã, que deve receber o reforço da chegada de uma frente fria ao litoral paulista. Essa condição proporciona a ocorrência de chuvas com maior volume e de forma generalizada ao longo do dia.

Esse cenário aponta para a formação de alagamentos intransitáveis, queda de árvores e transbordamento de rios e córregos. As temperaturas variam entre a mínima de 21°C e a máxima por volta dos 28°C, com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 60%.

A segunda-feira, 27, também deve registrar chuvas fortes na Capital paulista e cidades vizinhas da grande São Paulo. O dia começa com termômetros na marca dos 20°C, com sol entre muitas nuvens. A máxima prevista é de 26°C, com taxas mínimas de umidade do ar ao redor dos 67%.

"No período da manhã, pancadas isoladas de chuva e temporais durante a tarde, que se prolongam para o período da noite, aumentando a condição para novos transtornos durante as precipitações", informou o Centro de Gerenciamento Climático da Prefeitura de São Paulo.

Eventos climáticos extremos têm se tornado cada vez mais comuns em São Paulo

Conforme mostrou o Estadão, em reportagem publicada em 2023, a frequência de chuvas extremas na Grande São Paulo triplicou em uma década, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Entre a primeira e a segunda décadas deste século (2001/2010 e 2011/2020), os temporais acima de 100 milímetros passaram de dois para sete dias a cada dez anos. Já a chuvas fortes, acima de 80 mm, aumentaram de 9 para 16 dias. Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.

Os dados confirmam o que especialistas já vêm alertando: com as mudanças climáticas, serão cada vez mais comuns eventos extremos como tempestades, ondas de calor, queimadas e estiagens severas, e o Brasil pode ser um dos países mais afetados.

Nesta sexta-feira, a capital paulista registrou 125mm de chuva em duas horas. O volume dos temporais está sendo considerado histórico. Trata-se da terceira quantidade de precipitação registrada na cidade nos últimos 64 anos. Em duas horas de temporal, foram contabilizados 125mm de chuva - 43,4% do previsto para todo mês de janeiro, 288 milímetros.

Os números são superados apenas pelos dias 21 de dezembro de 1988 (151.8 mm) e 25 de maio de 2005 (140.4 mm). Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), computados na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, que faz as medições desde 1961.

Em outra categoria

A atriz Lorena Comparato viverá Elize Matsunaga, mulher responsável pelo assassinato do próprio marido, no longa Uma Garota de Classe da Netflix.

A obra, roteirizada pelo escritor Raphael Montes, contará a história de um dos crimes brasileiros mais famosos dos últimos anos. O filme será dirigido pelo cineasta Vellas.

O crime

Em 2012, Elize Matsunaga matou e esquartejou o marido, o empresário Marcos Kitano. Além da violência do crime, o caso chamou atenção por envolver o dono da Yoki. Em 2016, Elize foi condenada a 19 anos de prisão.

Quem é Lorena Comparato

Para viver a criminosa, a atriz luso-brasileira Lorena Comparato foi escalada. Ela, que é irmã da também atriz Bianca Comparato, ficou famosa ao interpretar a cantora sertaneja Gláucia Figueira em Rensga hits!.

Aos 35 anos, Lorena também atua na série de comédia do Multishow, Volte Sempre, como Narcisa Aparecida.

Na Globo, já participou de produções como Pé na Cova, Cine Holliúdy, Malhação Vidas Brasileiras, Cidade Proibida e Rock Story.

Além de Lorena, o ator Luciano Quirino também foi revelado como um dos profissionais do projeto. Ele interpretará o delegado que conduz as investigações do caso.

Ainda não há previsão de estreia de Uma Garota de Classe.

Ozzy Osbourne, lenda do rock que fez história na música com o Black Sabbath e na carreira solo, morreu aos 76 anos. A informação é do jornal The Guardian.

Um comunicado da família Osbourne diz: "É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que informamos que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã. Ele estava com sua família e cercado de amor. Pedimos a todos que respeitem a privacidade da nossa família neste momento."

A causa da morte não foi divulgada, embora Osbourne tenha enfrentado vários problemas de saúde nos últimos anos.

Conhecido como o 'Príncipe das Trevas', John Michael "Ozzy" Osbourne nasceu em 1948, em Birmingham, e ganhou fama como vocalista da banda de heavy metal Black Sabbath, com a qual ajudou a definir o gênero.

Osbourne integrou o Black Sabbath desde sua formação, em 1968, até 1979, quando foi demitido devido ao abuso de álcool e drogas. Nesse período, gravou álbuns considerados fundamentais para o metal, como Black Sabbath (1970), Paranoid (1970), Master of Reality (1971) e Sabbath Bloody Sabbath (1973).

Após deixar a banda britânica, ele iniciou uma bem-sucedida carreira solo com o disco Blizzard of Ozz (1980), lançando ao todo 13 álbuns de estúdio e emplacando sucessos como Crazy Train, Mr. Crowley, Mama, I'm Coming Home, Bark at the Moon e No More Tears.

Bruna Marquezine viveu um momento especial ao se encontrar com a atriz Fernanda Montenegro, no último fim de semana, nos bastidores do Teatro Multiplan, no Rio de Janeiro. O reencontro aconteceu após a leitura dramática de Nelson Rodrigues Por Ele Mesmo, protagonizada por Montenegro e atualmente em cartaz no local.

O vídeo do encontro, publicado no Instagram da produtora da veterana, mostra Bruna visivelmente tocada com as palavras da artista indicada ao Oscar. Fernanda destacou a atuação de Bruna e relembrou a conexão entre elas durante as filmagens do longa Velhos Bandidos, ainda inédito.

Na conversa, a atriz de 95 anos comentou sobre a formação do elenco e a construção do trabalho em conjunto. "Engraçado isso, quando o elenco... a gente forma uma família de opção, e nosso elenco foi muito gostoso. E você é maravilhosa!", disse. Visivelmente emocionada, Bruna apenas reagiu com um "Oh, meu Deus".

Fernanda prosseguiu, destacando o clima das gravações, que também contaram com Ary Fontoura e Lázaro Ramos, destacando a distribuição equilibrada dos papéis entre os quatro protagonistas do filme e refletindo sobre o entrosamento construído entre eles.

"Essa nossa vida é tão louca, não é?! A gente sempre espera que dê certo", disse Fernanda ao final.

O filme Velhos Bandidos ainda não teve a data de estreia divulgada. A produção acompanha um casal de aposentados que planeja um assalto a um banco e, para isso, conta com a ajuda de um jovem casal de assaltantes. O longa foi dirigido por Cláudio Torres, filho de Fernanda Montenegro.