Chuva e granizo causam danos em SP; previsão é de virada sem temporal

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chuva forte causou transtornos em cidades da região metropolitana e do interior do Estado de São Paulo entre domingo, 29, e segunda, 30. Ontem, a Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta de temporal para as zonas oeste e norte da capital. Em Barueri, na Grande São Paulo, parte do telhado de um supermercado desabou durante a tarde e quatro pessoas tiveram ferimentos leves. Para o réveillon, não há previsão de tempestade, apenas de pancadas de chuva isoladas.

Em nota, a equipe do supermercado Barbosa, de Barueri, afirmou que clientes e colaboradores foram imediatamente evacuados do local após o desabamento, que não houve vítimas graves e que equipes estão trabalhando na avaliação dos danos e realização dos reparos necessários.

Ontem, a chuva forte também se espalhou pela zona leste de São Paulo, atingindo ainda a região de Caieiras, na Grande São Paulo, assim como os municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato e Guarulhos. Durante a tarde, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou rajadas de vento 35,9 km/h às 14h30 na Subprefeitura da Lapa, zona oeste, e 30,5 km/h às 14h40 na Subprefeitura de Santana, zona norte.

Ainda segundo o CGE, as zonas oeste e norte, incluindo a Marginal do Tietê e do Pinheiros chegaram a ficar em estado de atenção para alagamentos.

No domingo, além de rajadas de vento que chegaram até 39,2 km/h, precipitações com raios e queda de granizo atingiram diversas localidades. Além disso, quedas de árvores e alagamentos pontuais também foram registrados na região metropolitana.

Segundo a Defesa Civil do Estado, na madrugada de ontem, apesar da baixa possibilidade de formação de grandes alagamentos, o solo encharcado mantinha elevado o risco de deslizamentos de terra.

Cajamar foi uma das cidades afetadas pelas precipitações isoladas na Grande São Paulo. Em levantamento preliminar, a Defesa Civil no município contabilizou cerca de 80 residências com danos nas telhas devido à chuva com granizo. Equipes da Defesa Civil paulista forneceram lona e kits de limpeza aos moradores. Materiais de ajuda humanitária, como colchões e travesseiros, foram distribuídos às famílias afetadas.

Em São José dos Campos, no interior, houve forte chuva acompanhada de rajadas de vento, que provocou quedas de árvores, além de pontos de alagamento. Jardim Telespark, Santana e Alto da Ponte foram os bairros mais afetados. O muro da empresa de ônibus Venetur desabou.

Previsão

Apesar de a previsão indicar possibilidade de chuva para o último dia do ano, a cidade de São Paulo deve registrar pancadas rápidas e isoladas na tarde desta terça-feira.

Segundo o CGE, no decorrer da noite as condições de chuva diminuem, restando apenas variação de nuvens para o momento da virada do ano. Amanhã, o dia segue com sol entre nuvens e temperaturas em elevação. No fim da tarde, retornam as chuvas rápidas e isoladas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Em outra categoria

A Apple alterou o nome da plataforma de streaming da empresa, rebatizando o serviço conhecido como Apple TV+. A partir desta segunda-feira, 13, ele agora será chamado apenas de Apple TV.

O anúncio foi revelado sem alarde em um texto sobre a chegada de F1: O Filme ao catálogo do aplicativo, prevista para o dia 12 dezembro. "Apple TV+ agora é simplesmente Apple TV, com uma identidade nova vibrante", diz o texto.

'F1' mescla história banal com excesso visual e cenas de corrida espetaculares

A mudança foi tão repentina que, até o momento da publicação deste texto, os sites da empresa que listam a plataforma em seus conteúdos ainda não trocaram a nomenclatura antiga pela nova. Na página brasileira, por exemplo, todo o material segue chamando o serviço pelo nome original.

Eduardo Sterblitch e Tatá Werneck vão lançar um novo humorístico no Multishow. Batizada de ET, a atração vai estrear em 2026, ainda sem data definida.

A novidade foi anunciada por Sterblitch na noite desta segunda-feira, 13, no Upfront da TV Globo, evento voltado para o mercado publicitário que ocorreu no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.

Segundo o ator, ET será um programa clássico de esquetes - como ocorrido no passado com programas de Chico Anysio e Jô Soares. O humorístico terá apenas Sterblitch e Tatá no elenco.

"Máximo de performance que duas pessoas podem fazer, em um ritmo frenético. Só eu e a Tatá, minha amiga, poderíamos fazer isso", disse o ator, que abriu o show do Upfront.

Segundo Sterblitch já foram gravados seis episódios, nos quais eles fizeram cerca de 300 personagens.

O designer carioca Leonardo Iaccarino teve um de seus trabalhos reconhecidos como as 50 melhores capas de livros do ano, segundo o American Institute of Graphic Design (AIDA). O trabalho que conquistou o feito é a edição brasileira da biografia Lou Reed - O Rei de Nova York, de Will Hermes (editora BestSeller).

A capa premiada traz uma sobreposição de acetato transparente envolvendo a imagem do artista nova-iorquino, considerado um dos mais influentes da história da música. O amarelo é uma referência à banana do disco The Velvet Underground & Nico, em capa concebida por Andy Warhol.

"Cada projeto é uma tentativa de transformar o livro em uma experiência sensorial", afirmou Iaccarino, em comunicado enviado à imprensa. "Saber que leitores e jurados são tocados por esse olhar é profundamente gratificante."

O carioca também foi premiado recentemente pelo mesmo trabalho no Latin American Design Awards 2025, premiação realizada em Cuzco, no Peru. Ele também criou as capas de Tudo é Rio, A Biblioteca da Meia-Noite, entre outras.