SP tem alerta de chuvas fortes para feriado do Natal; veja como fica o tempo nesta semana

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para chuvas fortes em São Paulo no feriado de Natal. De acordo com o órgão, as chuvas serão mais intensas na capital e nas regiões Metropolitana, Litoral Norte, Litoral Sul, de Campinas, de Sorocaba, de Bauru e do Vale do Paraíba. O alerta vale até a sexta-feira, 27.

Segundo a Defesa Civil, este dia de Natal será marcado por sol entre nuvens. A temperatura aumenta e, com a umidade vinda do oceano, podem ocorrer pancadas de chuvas isoladas em diferentes regiões de São Paulo. Temporais devem se formar nas regiões de fronteira com Minas Gerais.

Na quinta-feira, 26, a previsão é de pancadas de chuva fortes, com raios e rajadas de vento em todo o Estado. Uma frente fria e um corredor de umidade do ar vindo da Amazônia favorecem essas condições. Pode haver acumulados expressivos de chuva, de acordo com o órgão estadual. Como o solo já estará encharcado, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou para tempo instável em São Paulo. Nesta quarta-feira, 25, está prevista a formação de um canal de umidade e a aproximação de uma área de baixa pressão nas regiões de Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araraquara, Piracicaba e Bauru; Campinas, Vale do Paraíba e Mogiana; além da região Metropolitana, da capital e de Sorocaba.

Isso significa que o instituto prevê pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, que podem ser acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Na quinta e na sexta-feira, as instabilidades ganham força e há previsão de acumulado de chuva de até 100mm para as regiões de divisa com Minas Gerais.

Na capital, previsão de chuva mais forte na quinta e na sexta; há potencial de alagamentos e enchentes

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) informa que a previsão para este dia de Natal é de sol entre nuvens. A temperatura média é de 20°C e a máxima, de 25°C. O órgão prevê pancadas de chuva de moderada intensidade para o fim da tarde.

Na quinta e na sexta-feira, há previsão de expressivos volumes de precipitação, devido à formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). De acordo com a Prefeitura, trata-se de uma "banda de nuvens que se estende desde o norte do País, conectada a uma frente fria no litoral do Sudeste".

Diante dessas condições, o CGE alerta para o potencial de alagamentos, enchentes, transbordamentos de rios e córregos e deslizamentos de terra em áreas de risco.

Em outra categoria

No capítulo de Vale Tudo desta segunda-feira, 21, a novela prestou uma homenagem à Preta Gil, que morreu aos 50 anos no último domingo, 20. A música Brasil, interpretada por Gal Costa, que entoa a abertura da novela, foi substituída por uma versão cantada por Preta, afilhada da lenda da MPB. No final da introdução, ainda foi exibida uma foto da artista para encerrar a homenagem. Clique aqui para assistir

Nas redes sociais, a Globo escreveu: "É assim que vamos lembrar de você, Pretinha. Essa voz impactante, essa energia de animar uma multidão. Sua luz, força e garra estarão para sempre em nossa história. Hoje, Vale Tudo e o Brasil te homenageiam. Te amamos muito!"

Preta cantou a música na edição de 30 de março do Domingão com Huck, véspera de estreia do remake. Foi a última aparição da artista em um programa de TV.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental contra a doença.

O velório de Preta Gil, que morreu no último domingo, 20, será aberto ao público e realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pelo Jornal Nacional nesta segunda-feira, 21.

O telejornal também divulgou que a família ainda não sabe qual será a data da cerimônia, pois segue tentando agilizar o traslado do corpo ao Brasil e que todo o protocolo pode levar alguns dias.

Uma das principais exigências é a emissão do certificado de óbito americano com tradução oficial no Consulado-Geral do Brasil em Nova York.

As autoridades brasileiras também exigem que o corpo seja embalsamado.

Morte de Preta Gil

Preta Gil morreu aos 50 anos no domingo, 20, em Nova York, dois anos e meio após anunciar o início de um tratamento contra o câncer no intestino que causou comoção no País. Ela estava nos Estados Unidos para realizar um tratamento experimental.

A apresentadora Ticiane Pinheiro usou seu perfil no Instagram para se declarar e celebrar o aniversário de 16 anos de sua filha, Rafaella Justus.

Nesta segunda-feira, 21, a ex-atriz postou um vídeo com diversos momentos especiais das duas ao longo dos últimos anos. Rafaella, que está em Orlando, nos Estados Unidos, passará a data especial longe da mãe.

"Não acredito que sou mãe de uma mulher de 16 anos!!!", escreveu a apresentadora. "Meu Deus, como o tempo passou voando… Filha, eu fico muito feliz em ver a pessoa que você vem se tornando com valores importantes, sempre muito carinhosa, amiga, linda, companheira, feliz, extrovertida, do bem e engraçada!", comentou.

Ao som da canção Trem Bala, de Ana Vilela, Ticiane desejou um aniversário repleto de felicidades e ainda brincou: "Manda beijos para o Mickey e se divirta muito!"

Em uma série de comentários, Rafaella agradeceu a mensagem da mãe. "Chorei, essa música é nossa! Obrigada por tudo sempre. Te amo tanto", escreveu na postagem.

Rafaella é fruto da relação de Ticiane e do empresário Roberto Justus. Eles foram casados de 2006 a 2013. Atualmente, a apresentadora é casada com César Tralli e também é mãe de Manuella, de seis anos.