Mulher conta sobre momentos em que foi feita refém na Av. Paulista: 'Orei o tempo todo'

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A mulher feita refém por outra mulher em um ponto de ônibus na Avenida Paulista, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira, 9, é Sandra Regina Monteiro, de 60 anos. Ela conta que havia feito uma aula de pilates na própria Avenida Paulista e estava indo para uma sessão de acupuntura na zona norte. "Sempre vou de metrô, mas justo hoje resolvi ir de ônibus", disse ela ao Estadão.

Segundo Sandra, a mulher, cuja identidade não foi revelada, a abordou pelas costas dizendo para ela ficar na sua frente e ligar para a Rede Globo.

"Não vi o rosto dela. No primeiro momento, perguntei para ela por que ela estava fazendo aquilo, porque ela não chegou me assaltando, nem nada. Ela só chegou pedindo para eu ficar na frente dela", afirma Sandra.

Nas imagens, era possível ver a mulher ameaçando Sandra com uma faca no pescoço. Segundo um segurança terceirizado de um prédio próximo ao ponto de ônibus, a mulher teria escolhido aleatoriamente a vítima.

"Orei o tempo todo e pensava na minha família. Não era a minha hora", disse Sandra.

Pessoas que estavam no ponto de ônibus em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero chamaram a polícia e simularam ligar para a Rede Globo, tentando acalmar a sequestradora. A polícia chegou em poucos minutos e começou a negociação.

"Ela falou para os policiais que tinha câmeras na casa dela, que ela não podia comer, não podia fazer nada. Os policiais pediam para ela me soltar, mas ela não soltava", diz Sandra. De acordo com ela, no mesmo instante em que a arma não letal foi usada, a mulher a soltou e caiu. A sequestradora foi presa.

Sandra foi encaminhada para exame médico no Instituto Médico Legal (IML) e posteriormente prestou depoimento na 78°DP, onde conversou com o Estadão. Ela disse que estava bem e não se feriu.

A Avenida Paulista chegou a ficar interditada entre a Alameda Joaquim Eugênio de Lima e a Alameda Campinas, no sentido da Consolação. Às 14h, entretanto, a via já tinha sido liberada.

Em outra categoria

Um pintor da Tasmânia (Estado da Austrália) descobriu uma garrafa de vidro fechada que estava escondida havia mais de 120 anos dentro de um buraco na parede do farol de Cape Bruny - contendo e dentro dela havia uma carta de duas páginas. As informações são do jornal britânico The Guardian.

Annita Waghorn, gerente de patrimônio histórico do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia, disse ao jornal britânico que a descoberta ocorreu quando o pintor Brian Burford realizava uma manutenção de rotina na estrutura.

"Ele ficou tão animado que me ligou e disse que havia encontrado uma mensagem em uma garrafa", disse Waghorn. A carta não era apenas um simples bilhete, mas um envelope contendo duas páginas escritas à mão detalhando as melhorias feitas no farol em 1903. Uma escada, piso, sala de lanterna e lente foram adicionados ao farol tombado como patrimônio histórico quase 70 anos após a construção da estrutura original em 1838.

Para chegar à mensagem, eles precisaram da ajuda de especialistas do Museu e Galeria de Arte da Tasmânia, que extraíram cuidadosamente o delicado papel envelhecido. "A garrafa estava selada com uma rolha revestida de betume, o que dificultou a abertura", disse Cobus van Breda, do museu, à ABC.

Uma vez extraída a mensagem, a equipe ainda precisou de vários dias para decifrar seu conteúdo, segundo o Guardian. Os funcionários do museu agora planejam colocar a carta em exposição para que o público possa vê-la.

Por volta de 21h15, a curadora Ana Lima Cecilio chamou Gregório Duvivier para comandar a mesa 13 da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) nesta sexta-feira, 1º, descrevendo-a como uma "insistência na alegria".

Ator, escritor e roteirista, Gregório é um dos fundadores da plataforma de humor Porta dos Fundos. Também ficou conhecido pelo programa de opinião e humor Greg News, da HBO, que ficou no ar por sete temporadas.

Sentado e com apoio de um projetor, o artista carioca leu um longo monólogo no auditório da matriz, que durou cerca de uma hora, intitulado Palavras: Vida e Obra. A exibição compilou material descartado de sua mais recente peça, O Céu da Língua.

Duvivier brincou com os significados e as entonações de inúmeras palavras e expressões da língua portuguesa, arrancando risadas da plateia com piadas e trocadilhos, enquanto projetava desenhos e grafias.

Certa hora, ao valorizar a força dos homens calvos, ele disse: "Se colocasse uma peruca na cabeça do Alexandre de Moraes, talvez o Brasil não fosse mais uma democracia", falou, despertando risos e aplausos.

Gregório é autor de livros como Caviar é Uma Ova (Companhia das Letras, 2016), Sísifo: Ensaio sobre a Repetição em Sessenta Saltos (Cobogó, 2020) e Sonetos de Amor e Sacanagem (Companhia das Letras, 2021).

Entre os principais destaques da Flip 2025 estão a jornalista e escritora espanhola Rosa Montero, autora de O Perigo de Estar Lúcida, entre outros sucessos de público, a sueca Liv Strömquist, um dos grandes nomes dos quadrinhos na atualidade, a escritora argentina María Negroni, autora da autoficção A Arte do Erro, e o italiano Sandro Veronesi, mais conhecido por O Colibri.

O mais novo filme da franquia Homem-Aranha, intitulado Homem-Aranha: Um Novo Dia, ganhou um teaser nesta sexta-feira, 1º, data em que se também celebra o Dia do Homem-Aranha. O vídeo, com cerca de 10 segundos, revela detalhes do novo uniforme do herói. Veja abaixo:

Anunciado em 2023, o quarto filme da saga conta com o retorno de Tom Holland e Zendaya aos papéis principais. A atriz Sadie Sink (Stranger Things) também foi confirmada no elenco da nova produção, cujas gravações devem se iniciar em breve.

Até o momento, os detalhes da trama seguem em sigilo, mas a história deve se concentrar no núcleo urbano de Nova York, cidade natal do herói. As filmagens já estão em andamento em Glasgow, na Escócia, que foi ambientada para representar o cenário nova-iorquino.

O longa está sendo produzido por Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, e Amy Pascal, ex-chefe da Sony Pictures. Homem-Aranha 4 tem estreia prevista para 31 de julho de 2026.