Policial Militar que atirou em suspeito pelas costas em SP é preso

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O policial militar Vinicius de Lima Britto, que executou um jovem de 26 anos no bairro Jardim Prudência, na zona sul de São Paulo, foi preso preventivamente na manhã desta sexta-feira, 6. Segundo o governo de SP, após audiência de custódia, o agente será encaminhado ao Presídio Militar Romão Gomes, conhecido como Barro Branco, zona norte da capital paulista. Ele é o segundo policial militar envolvido em casos de violência na capital paulista preso nesta semana.

O PM estava de folga e atirou pelas costas do rapaz, que tinha furtado pacotes de sabão em um mercado. Gabriel Renan da Silva Soares foi alvejado ao escorregar na porta do estabelecimento. A prisão dele foi decretada pela Justiça na quinta, 5, após pedido o Ministério Público.

O Estadão tenta contato com a defesa do policial. No boletim de ocorrência, ao qual a reportagem teve acesso, o PM afirma que agiu em legítima defesa.

No pedido do MP, o promotor Rodolfo Justino Morais destacou a gravidade do caso e apontou que o PM agiu com crueldade e sem justificativa, utilizando a arma da corporação. "Verifica-se que o denunciado praticou homicídio qualificado, delito hediondo que gera medo e desassossego na comunidade local."

O documento ainda cita o histórico do agente e considera um risco que ele seja mantido em liberdade. "Este não é o primeiro caso de morte provocada pelo denunciado. Em apenas 10 meses de atividade policial, já esteve envolvido em outras três mortes em circunstâncias semelhantes, o que demonstra sua alta periculosidade e o risco concreto que sua liberdade representa para a sociedade."

O caso aconteceu no último dia 3 de novembro, mas as imagens de câmeras de segurança só foram divulgadas no início desta semana. Após a repercussão, a Secretária da Segurança Pública disse que o PM foi afastado das atividades operacionais e que o caso é investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). As gravações foram divulgadas inicialmente pelo portal g1 e, posteriormente, obtidas pelo Estadão.

Policial disparou ao menos 11 tiros

As imagens de câmeras de segurança mostram que Gabriel entra no mercado por volta de 22h45 de blusa vermelha e pega ao menos quatro pacotes de sabão. Ele então se dirige para a porta, mas, ao tentar sair correndo com a mercadoria, escorrega em um pedaço de papelão colocado por ali por conta das chuvas que atingiram a cidade naquele dia.

Enquanto estava pagando uma compra no caixa, Vinicius percebe a movimentação estranha e saca uma arma de fogo da cintura logo após Gabriel cair no chão. O policial militar, então, efetua vários disparos quando a vítima já está na área do estacionamento do mercado. Segundo informações preliminares, foram ao menos 11 tiros em poucos segundos.

Conforme o boletim de ocorrência, o policial militar afirmou que Gabriel teria colocado a mão dentro da blusa, "como se estivesse armado", e ainda teria dito explicitamente que estava com uma arma de fogo. O agente afirma que isso o teria obrigado a efetuar os disparos. Um motociclista de jaqueta preta, que estava próximo, se apressa para correr para longe dos disparos.

Em outra categoria

Preta Gil recebeu uma homenagem de Serginho Groisman no Altas Horas do último sábado, 26. No quadro Memória Altas Horas o programa trouxe trechos de edições entre 2006, 2010, 2017 e 2023 com a presença da artista, que faleceu no último domingo, 20, em decorrência de um câncer.

No primeiro bloco, a artista aparece ao lado da amiga Carolina Dieckmmann e disse a Groisman que sua produtora tinha sido a responsável por fazer um comercial pré-lançamento do Altas Horas, anos antes: "Não sei se você lembra, mas eu nunca vou esquecer".

Em outros momentos Preta Gil também aparece cantando. Entre os destaques, uma parceria com Chitãozinho e Xororó, com Evidências, e outra ao lado de seu pai, o cantor Gilberto Gil, entoando Vamos Fugir.

"Durante 12 anos da minha vida eu não fui cantora por medo de assumir o meu dom, meu talento, e ser comparada (com Gil)" dizia, em um dos momentos do vídeo.

Por fim, longos aplausos da plateia e um agradecimento final de Serginho Groisman: "Obrigado, viu, pela passagem tua aqui".

É possível assistir à homenagem completa do Altas Horas no site da Globoplay.

A apresentadora Luciana Gimenez publicou uma homenagem a Mick Jagger, cantor britânico do grupo The Rolling Stones que completou 82 anos no último sábado, 26. Os dois têm um filho juntos, Lucas, de 26 anos.

"Today is your day! Happy birthday Mick Jagger, we love you!", escreveu em seu Instagram. Traduzido para o português, fica algo como: "Hoje é o seu dia! Parabéns, Mick Jagger, nós te amamos!".

A publicação ainda trouxe diversas fotos dos dois juntos e também ao lado do filho. Mesmo tendo um relacionamento breve na década de 1990, os dois mantêm uma boa relação até os dias de hoje. Em 2018, por exemplo, quando esteve no Brasil, Mick Jagger deu uma longa entrevista ao programa de Luciana Gimenez na RedeTV!.

A ex-BBB Kerline Cardoso publicou nas redes sociais fotos que mostram seu rosto inchado e curativos no nariz após fazer uma rinoplastia. "Foram dois anos programando esse dia", escreveu a influenciadora de 32 anos, que também participou do reality A Fazenda 14, da Record. Foi a segunda cirurgia da ex-Big Brother, que já havia passado há alguns anos por um procedimento cirúrgico no nariz para ajustes funcionais (não estéticos).

Em publicações no Instagram no sábado, 26, Kerline explicou os motivos da rinoplastia que a "obrigava" a corrigir constantemente o formato do nariz em aplicativos de edição. "Realizei minha tão sonhada rinoplastia após anos esperando o momento certo", comemorou Kerline.

Nas postagens, ela deu detalhes sobre pós-cirúrgico, como o fato de ter de limpar o nariz 10 vezes por dia, não poder lavar os cabelos em casa e a vontade de se livrar dos adesivos que imobilizam seu rosto.